Portal Making Of

Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci em SC

Réplicas das Máquinas de Guerra de Da Vinci – catapultas, canhões, tanques, entre outras – executadas pelo artista Denis Soncini em miniaturas estarão em exposição na Villa Francioni.

Com entrada gratuita, os visitantes poderão apreciar as obras todos os dias, a partir de 4 de março, incluindo sábados e domingos, até o dia 14 de maio de 2023

.

Engenheiro mecânico por formação, Denis Soncini tem como hobby modelismo em madeira. O marco inicial dessa exposição que chegará a São Joaquim foi quando Denis viu uma mostra de Leonardo da Vinci, em Veneza.

Por ser apaixonado pela obra, o artista já possuía ampla literatura, o que a completou com os Códigos Atlântico e Arundel. Ele estudou os esboços e desenhos das máquinas de guerra, interpretou o funcionamento em plantas de execução e em três anos produziu 44 máquinas.

A mostra conta ainda com gravuras. Denis aprendeu a técnica com o irmão, Décio Soncini – que é pintor e gravador – e a partir daí criou as 24 gravuras que integram a exposição. Segundo o curador, Walter de Queiroz Guerreiro, essas imagens são importantes pelo lado artístico, pois são releituras de leituras. “Tudo isso partiu dos desenhos de Leonardo da Vinci, ou seja, construiu as máquinas e ao vê-las criou as gravuras a partir de matrizes metálicas”, explica.

“A exposição em São Joaquim de obras de Da Vinci proporciona a inclusão do Estado de Santa Catarina no cenário nacional da cultura, e dá a oportunidade de catarinenses e visitantes conhecerem ainda mais a genialidade deste mestre artista e inventor renascentista italiano”, exalta Edson Machado, coordenador artístico da Galeria VF.

Já a presidente do Conselho da Villa Francioni, Daniela Freitas, ressalta a importância desta arte na Galeria. “Sempre pensamos na parte cultural, em levar conhecimento às pessoas e aflorar cada vez mais o lado crítico de cada um. Por isso também, que as exposições são gratuitas e abertas a todos. Queremos levar a cultura para o mundo”, finaliza Daniela.

*****

*****

Brilhou  Foto Carol Cruz

Bora fechar a semana do Carnaval com alto astral, alegria e muita diversão. Assim como o saldo do Seu Cookie Brilha, que arrastou uma multidão no último sábado de folia em Floripa. Uma galera pra lá de animada conferiu de perto a festa e aproveitou até cansar.

*****

*****

Festival de motociclismo, Raimundos e Ira!

O evento acontece em abril, mas já tem lote a venda! Além de aventura em duas rodas e gastronomia de qualidade, o velho e bom rock’n roll vai compor o programa do Floripa Moto Week, o maior festival de motociclismo do Sul do Brasil. O encontro acontecerá na Ilha da Magia e espera reunir em sua primeira edição 60 mil apaixonados por motocicletas em abril. Entre as atrações musicais, destaque para a banda Ira!.

Mas não serão apenas as músicas do Ira! que farão o FMW bombar de 6 a 9 de abril, no Stage Music Park. Quem também retorna à Ilha é o Raimundos, banda brasiliense criada em 1987. As apresentações contam com o patrocínio da Inphantil.

Quem quiser acompanhar de perto, deve garantir o ingresso pelo site da Blueticket – https://www.blueticket.com.br/evento/31509/?c=FMW&fbclid=IwAR3RnNH-jqQBQYj2Sq_TitINczDjVG0Zrx1QKfSvHLRrCE_lMSHVjgUCPTU. O 1° lote já está disponível.

Instagram @floripamotoweek

*****

Trabalho intenso   Foto Cristiano Prim

O sábado e o domingo serão intensos na Sala M., no Porto da Lagoa, local onde o projeto A Mesa realiza neste sábado e domingo, dias 25 e 26, as duas primeiras oficinas de um conjunto de quatro. Os encontros resultarão em uma montagem cênica a ser apresentada no Sesc Prainha, nos dias 5, 6 e 7 de maio.

Os 12 selecionados começam com as professoras Lucila Vilela e Vera Torres as aulas teóricas de pesquisa em dança e os estudos práticos de dança contemporânea, com técnicas de percepção, conscientização e preparação corporal, estarão sob a responsabilidade das professoras Diana Gilardenghi e Bia Vilela.

Sobre A Mesa

O projeto A Mesa, legitimado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Dança 2022, propõe um mergulho na história da dança para aludir, a partir da memória e do tempo contemporâneo, reflexões sobre a sociedade, a arte, a política e a condição humana. A iniciativa de pesquisa e formação voltada às artes do corpo evoca “A Mesa Verde” (1932), obra clássica da história da dança alemã criada por Kurt Jooss (1901-1979).

*****

Bucica carnavalesca

A corte do bloco Bucica do Davi: Princesa Gabriela Goes, Rainha Mirim Valentina Goes e a Rainha Juli Costa, que já tem experiência por reinar por 4 anos seguidos à frente da Escola de Samba Consulado. A Bucica do Davi desfilou na terça-feira de Carnaval pelas ruas do Centro de Florianópolis.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.