Portal Making Of

Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci em SC

Réplicas das Máquinas de Guerra de Da Vinci – catapultas, canhões, tanques, entre outras – executadas pelo artista Denis Soncini em miniaturas estarão em exposição na Villa Francioni.

Com entrada gratuita, os visitantes poderão apreciar as obras todos os dias, a partir de 4 de março, incluindo sábados e domingos, até o dia 14 de maio de 2023

.

Engenheiro mecânico por formação, Denis Soncini tem como hobby modelismo em madeira. O marco inicial dessa exposição que chegará a São Joaquim foi quando Denis viu uma mostra de Leonardo da Vinci, em Veneza.

Por ser apaixonado pela obra, o artista já possuía ampla literatura, o que a completou com os Códigos Atlântico e Arundel. Ele estudou os esboços e desenhos das máquinas de guerra, interpretou o funcionamento em plantas de execução e em três anos produziu 44 máquinas.

A mostra conta ainda com gravuras. Denis aprendeu a técnica com o irmão, Décio Soncini – que é pintor e gravador – e a partir daí criou as 24 gravuras que integram a exposição. Segundo o curador, Walter de Queiroz Guerreiro, essas imagens são importantes pelo lado artístico, pois são releituras de leituras. “Tudo isso partiu dos desenhos de Leonardo da Vinci, ou seja, construiu as máquinas e ao vê-las criou as gravuras a partir de matrizes metálicas”, explica.

“A exposição em São Joaquim de obras de Da Vinci proporciona a inclusão do Estado de Santa Catarina no cenário nacional da cultura, e dá a oportunidade de catarinenses e visitantes conhecerem ainda mais a genialidade deste mestre artista e inventor renascentista italiano”, exalta Edson Machado, coordenador artístico da Galeria VF.

Já a presidente do Conselho da Villa Francioni, Daniela Freitas, ressalta a importância desta arte na Galeria. “Sempre pensamos na parte cultural, em levar conhecimento às pessoas e aflorar cada vez mais o lado crítico de cada um. Por isso também, que as exposições são gratuitas e abertas a todos. Queremos levar a cultura para o mundo”, finaliza Daniela.

*****

*****

Brilhou  Foto Carol Cruz

Bora fechar a semana do Carnaval com alto astral, alegria e muita diversão. Assim como o saldo do Seu Cookie Brilha, que arrastou uma multidão no último sábado de folia em Floripa. Uma galera pra lá de animada conferiu de perto a festa e aproveitou até cansar.

*****

*****

Festival de motociclismo, Raimundos e Ira!

O evento acontece em abril, mas já tem lote a venda! Além de aventura em duas rodas e gastronomia de qualidade, o velho e bom rock’n roll vai compor o programa do Floripa Moto Week, o maior festival de motociclismo do Sul do Brasil. O encontro acontecerá na Ilha da Magia e espera reunir em sua primeira edição 60 mil apaixonados por motocicletas em abril. Entre as atrações musicais, destaque para a banda Ira!.

Mas não serão apenas as músicas do Ira! que farão o FMW bombar de 6 a 9 de abril, no Stage Music Park. Quem também retorna à Ilha é o Raimundos, banda brasiliense criada em 1987. As apresentações contam com o patrocínio da Inphantil.

Quem quiser acompanhar de perto, deve garantir o ingresso pelo site da Blueticket – https://www.blueticket.com.br/evento/31509/?c=FMW&fbclid=IwAR3RnNH-jqQBQYj2Sq_TitINczDjVG0Zrx1QKfSvHLRrCE_lMSHVjgUCPTU. O 1° lote já está disponível.

Instagram @floripamotoweek

*****

Trabalho intenso   Foto Cristiano Prim

O sábado e o domingo serão intensos na Sala M., no Porto da Lagoa, local onde o projeto A Mesa realiza neste sábado e domingo, dias 25 e 26, as duas primeiras oficinas de um conjunto de quatro. Os encontros resultarão em uma montagem cênica a ser apresentada no Sesc Prainha, nos dias 5, 6 e 7 de maio.

Os 12 selecionados começam com as professoras Lucila Vilela e Vera Torres as aulas teóricas de pesquisa em dança e os estudos práticos de dança contemporânea, com técnicas de percepção, conscientização e preparação corporal, estarão sob a responsabilidade das professoras Diana Gilardenghi e Bia Vilela.

Sobre A Mesa

O projeto A Mesa, legitimado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Dança 2022, propõe um mergulho na história da dança para aludir, a partir da memória e do tempo contemporâneo, reflexões sobre a sociedade, a arte, a política e a condição humana. A iniciativa de pesquisa e formação voltada às artes do corpo evoca “A Mesa Verde” (1932), obra clássica da história da dança alemã criada por Kurt Jooss (1901-1979).

*****

Bucica carnavalesca

A corte do bloco Bucica do Davi: Princesa Gabriela Goes, Rainha Mirim Valentina Goes e a Rainha Juli Costa, que já tem experiência por reinar por 4 anos seguidos à frente da Escola de Samba Consulado. A Bucica do Davi desfilou na terça-feira de Carnaval pelas ruas do Centro de Florianópolis.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Ronaldo Fraga na Ilha

Ronaldo Fraga, um dos nomes mais importantes da moda nacional, já está na cidade. Chegou mais cedo para curtir uns dias com os filhos Ludovico

Vindima 2024

Ah… chegou a época linda da Vindima! Um momento que não é apenas de trabalho árduo, mas também uma celebração da colheita e do vinho