Portal Making Of

Moisés acelera entre PSDB e MDB

[ad_1]

Moisés acelera entre PSDB e MDB

HEITOR CARVALHO/PORTAL LITORAL SUL

Não houve qualquer evolução ou convite de filiação por parte de representantes do PSDB e do PP, em dois encontros em separado, na Casa d’Agronômica, com o governador Carlos Moisés que ainda busca uma sigla para se abrigar.

O que já oscilou entre Avante, Republicanos, Podemos e PP parece estar mais alinhavado com MDB e PSDB.

Basta comparar as duas conversas de segunda (31), quando entre os tucanos estavam três prefeitos, Clésio Salvaro (foto), de Criciúma; Saulo Sperotto, de Caçador; e Rogério Pacheco, de Concórdia, presidente em exercício da sigla em Santa Catarina, o que indica uma preferência por conta da política municipalista do Plano 1000.

Do lado pepista, o casal Angela e Esperidião Amin, o deputado Silvio Dreveck e o secretário-deputado Altair Silva ouviram Moisés, sem acenar sobre qualquer possibilidade de aceitar a proposta de tê-lo como filiado e, por conseguinte, candidato à reeleição.

O próximo encontro político de magnitude de Moisés será com a bancada estadual do MDB, uma espécie de torcida organizada pela entrada do governador na sigla, embora o prefeito licenciado Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul, tenha feito um esforço enorme em percorrer o Estado para angariar apoio dos prefeitos, inclinados para seguir a lista de apoio em função do estilo de administração atual.

 

Eles voltaram 1

Moisés enfrenta hoje um recrudescimento de ataques que passam pela seara administrativa, onde o Sindicato dos Auditores Internos do Poder Executivo (Sindiauditoria) questiona junto ao Tribunal de Justiça a constitucionalidade da lei aprovada pela Assembleia que transformou as funções de analista financeiro do Tesouro Estadual e de Contador da Fazenda Estadual em auditor estadual de finanças públicas.

Há também o aproveitamento político do pacotaço aprovado pela Assembleia, que envolve pelo menos dois personagens com atuação anterior nos processos de impeachment contra o governador, o deputado Sargento Lima (PL) e o defensor público estadual Ralf Zimmer Júnior, que não conseguiram êxito nas ações anteriores, dupla reforçada pelo deputado Bruno Souza (NOVO).

 

Eles voltaram 2

Os três querem fulminar parte do pacotaço, da transposição de cargos à Indenização por Uso de Veículo Particular (IUVP), de R$ 3,5 mil para auditores fiscais, e pressionar o governador.

No caso do trio, Lima, Souza e Zimmer, há um notório interesse eleitoral, criar um desconforto para abalar os feitos de Moisés, que serão a plataforma da campanha à reeleição.

Também levantar questionamentos que fomentem, quem sabe, a entrada de um novo pedido de impeachment, sem avaliar que o cenário é outro, há uma musculatura e uma base de apoio, algo que não existia entre o fim de 2020, outro ano eleitoral, e o início de 2021.

 

Fora do plenário

Os deputados Ada de Luca (MDB) e Rodrigo Minotto (PDT), ambos com base em Criciúma, testaram positivo para Covid-19 pela segunda vez e não estarão na sessão desta quarta (2), em que o deputado Moacir Sopelsa deve ser eleito presidente da Assembleia.

Ada disse que os sintomas são amenos porque se vacinou três vezes, o mesmo quadro de Minotto, também imunizado com duas doses e mais o reforço.

Minotto confirmou que deve retornar na próxima semana ao plenário, depois de encerrado o isolamento, e Ada aguarda a manifestação de seus médico para saber quando estará liberada para voltar às atividades.

 

LIZIANE LIMA/OAB

DOIS NA HISTÓRIA

A posse de Rafael Horn na vice-presidência da OAB Federal foi comemorada pela categoria e também pela presidente da seccional da Ordem em Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, que levou uma comitiva do Estado para prestigiar a solenidade, em Brasília. Horn é o primeiro advogado catarinense a ocupar o cargo, Cláudia a primeira mulher a presidir a entidade no Estado, duplo ineditismo que deve ser frisado. O advogado amazonense Beto Simonetti preside pelos próximos três anos a OAB Federal.  

[ad_2]

Source link

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

ND Rádio estreia nesta terça

[ad_1] Foto: Divulgação/Gustavo Brünning/ND Nesta terça-feira, 1º, estreia a ND Rádio, a primeira plataforma de áudio do Grupo ND em Santa Catarina. Com acesso gratuito,

Memória afetiva na Charcutaria, com Yuli Mello Dugaich

A história do convidado da coluna dessa semana seria quase impossível de acontecer não fosse uma determinação avassaladora para dar um basta em tudo e recomeçar sem medo, na procura do lugar certo para se encaixar.

MARIA RITA INTIMISTA

Depois de uma passagem arrasadora no último Rock In Rio, que continua reverberando junto ao seu público e aos grandes conhecedores de música, Maria Rita

FEBRATEX E O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA

Fui dar uma passada na Febratex – Feira Brasileira da Indústria Têxtil – em Blumenau. Impressionante a força do setor e as novidades da tecnologia