Setembro 27, 2021

O universo particular de Renata Dias Maciel

O universo particular de Renata Dias Maciel

Renata Dias Maciel é minha conterrânea! Nasceu no cerrado goiano em 1966, mas reside no sul do País há pelo menos três décadas e atualmente desenvolve seu trabalho em Florianópolis.

Trabalha como artista plástica e produtora cultural, tendo participado de inúmeras exposições coletivas e organização de feiras gráficas no Brasil e no exterior.

Neste projeto Renata propõe a interação de suas gravuras e pinturas com delicados bordados, exteriorizando sua intensa e frenética busca da compreensão e integração com o universo em intrincados trançados multicoloridos.

 

Serão 25 bordados, algumas matrizes de xilografia, gravuras, telas, cerâmicas e material de apoio, parte do Projeto Cosmogonia que serão apresentados pela artista a partir de 02 de outubro de 2021 na Galeria de Arte do Café Del Mar.

Para a curadora Eula Regina Maciel, é na intensidade do entrelaçar nas cores ora intensas, ora delicadas que a artista expõe o aconchego, resultado perfeito da interação entre suas pinturas e fios.

 

Em telas, gravuras e cerâmicas, ao longo de sua trajetória, Renata Dias Maciel configurou seu particular universo, traduzindo-o em símbolos e dialetos que permeiam sua expressão artística, envolta em intermináveis labirintos.

 

A abertura Exposição Cosmogonia - O Universo de Renata Dias Maciel acontecerá no próximo dia 02 e vai até dia 01 de novembro na Galeria do Café Del Mar, Centro de Florinaópolis.

*****

 

Melhores Empresas

Silvana Agostini, diretora de Riscos e Compliance da Unicred Central SC/PR comemora com todas as equipes a recente conquista da Cooperativa Financeira na edição do prêmio Melhores Empresas Para Trabalhar – Instituições Financeiras 2021.

Na parceria do Instituto Great Place to Work® Brasil com a ACREFI -  Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, a Unicred ficou em 3° lugar, na categoria médio porte, um reconhecimento da excelência das práticas realizadas junto aos seus 602 colaboradores.

*****

 

Dia Nacional da Doação de Órgãos

Mais do que nunca, o Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta segunda-feira (27), precisa ter a visibilidade que merece. Por causa da pandemia, as prioridades do Sistema de Saúde foram modificadas e causaram impactos nas doações e nos transplantes. Por exemplo: entre março e setembro de 2020, as doações de tecido ocular foram suspensas pelo Ministério da Saúde, excetuando os doadores em morte encefálica, o que fez aumentar as filas por um transplante.

 

Emoção em cada transplante  Foto Fernando Willadino

Se antes da pandemia, o tempo de espera para um transplante deste tipo era de um mês, agora são necessários mais de seis meses. A retomada, no entanto, está ocorrendo. O Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), sob o comando do médico Ernani Garcia, realizou, há poucos dias, o primeiro transplante de córneas desde o início da pandemia. 

"Eu faço esta cirurgia há mais de 30 anos e continuo me emocionando, do começo ao fim", conta Ernani – ele é autorizado pela SC Transplantes para realizar intervenções dessa natureza. "Parece que tem algo espiritual que envolve a gente – há um doador, aquilo é a matéria, mas tem o espírito - e termina com a emoção do resultado". Segundo ele, é muito gratificante testemunhar pacientes recuperando a visão. "A mãe que não via o filho há anos, o avô que não via a neta, a esposa que não via o marido... É uma cirurgia que possibilita um reencontro".

Desde que foi inaugurado, há 10 anos, o Hospital de Olhos de Florianópolis tornou-se referência pela excelência da equipe técnica e pela qualidade do atendimento e já realizou mais de 400 transplantes de córnea. "Datas como essa são importantes para lembrar as pessoas que as doações e transplantes salvam vidas", conclui Ernani.

*****

 

 espetáculo presencial     Fotos Cristiano Prim

Será nesta sexta-feira (1°/10) o primeiro evento oficial com público nos teatros estaduais do Estado. Mesmo com a plateia presencial autorizada, segundo as regras sanitárias, o espetáculo de sapateado "Se não agora, quando?", no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, também terá transmissão ao vivo pelo Youtube, possibilitando que seja assistido de qualquer lugar.

Com início às 20h30, a apresentação tem inteira concepção da Cia Trupe Toe (foto), e promove uma reflexão sobre uma sociedade mais igualitária em vários aspectos, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Número 5 da ONU: igualdade de gênero.

A trilha sonora é destaque com samba, maracatu, ciranda, declamações e muita percussão, e executada ao vivo por nomes como o querido e talentoso Osvaldo Pomar e Dandara Manoela.

 

A coreógrafa e sapateadora Marina Coura dirige o espetáculo e já prepara a edição de 10 anos do festival internacional de sapateado Floripa Tap, o maior da América do Sul, de 29 de outubro a 3 de novembro. Os ingressos para os dois formatos estão disponíveis em https://www.sympla.com.br/produtor/ciatrupetoe

*****

 

Atendendo, auxiliando e esclarecendo

A partir de amanhã (28/09), a CELOS dará início ao programa CELOS Atende!, que consiste em uma agenda de atendimento nas agências regionais da Celesc. Um grupo formado por gerentes das Áreas de Atendimento, Planos de Saúde e Previdência percorrerá o Estado, visitando as regionais da Celesc.

Tudo isso com a proposta de prestar atendimento, esclarecer dúvidas e auxiliar no conhecimento dos planos administrados pela CELOS. Além, é claro, de divulgar junto aos Participantes os programas CELOS Saúde com Você! e o Programa de Educação Financeira e Previdenciário da entidade. Confira no site da entidade (www.celos.com.br) a roteiro completo com data e horário de cada cidade.

*****

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Onze LG Gd

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!