Portal Making Of

Onde a arte é venerada

Desde que foi inaugurada, no final de 2023, a Galeria Venere vem se fortalecendo como um lugar de convivência entre apreciadores de arte, exposições e de experiências como a noite de “Arte & Vino”, que já é uma das atrações no simpático sobrado no bairro de Jurerê (rua das Moréias 98, loja 6).

Eu tenho acompanhado quanta gente bacana tem passado por lá, quantas ações legais elas têm realizado.

O nome também, achei muito criativo. Venere (além de fazer parte do verbo venerar) é a tradução de “Vênus”, planeta batizado com esse nome em homenagem à Deusa do feminino na mitologia romana e essa simbologia foi um dos motivos para as sócias Lanna e Sônia Polidório  darem esse nome ao empreendimento.

Animadas com os eventos sempre concorridos, com a presença de artistas, entusiastas da cultura, turistas e moradores de Florianópolis, as sócias comemoram o fato de conseguirem reunir público diverso, de várias gerações. Nesta entrevista, Lanna Polidório fala sobre a nova galeria e os sonhos de empreender no ramo da arte.

 

 

1- O que as motivou a criar a Galeria Venere?

Lanna Polidório – Queríamos criar um espaço onde pudéssemos compartilhar a nossa paixão pela arte com outras pessoas. Acreditamos que a arte modifica a nossa maneira de enxergar o mundo e é vital para a evolução do ser humano. Quando você mergulha na arte, você vive mais o presente, criando novas experiências com pensamentos mais livres. Você sai do automático.

 

2- E quais as inspirações de cada uma para investir em um ambiente de arte? 

Lanna Polidório – Eu sentia falta de ter mais espaços acolhedores e significativos para exposições de artistas locais.

 

3- Duas mulheres empreendedoras no ramo da arte. Quais são os desafios?

Lanna Polidório – Nosso maior desafio é provar que a arte é acessível para todos. Você não precisa saber tudo de arte para apreciar ou criar uma obra. A expectativa do imaginário social sofre com as falsas importâncias e coisas obsoletas, e acaba por não aceitar novas experiências. Precisamos estimular as pessoas a aceitarem coisas da vida que vão além da rotina. Como mulheres empreendedoras, desafiamos uma consciência mais organizada sobre o papel da mulher em construir uma sociedade com maior importância às nossas vontades.

 

4- E como tem sido a receptividade do público às exposições que vocês já realizaram no espaço, desde a inauguração?

Lanna Polidório – Temos tido um público animado por termos um novo espaço de arte na cidade. Percebemos formação de uma rede de apreciadores e artistas que nos visitam e prestigiam as exposições e eventos.

 

5- Segundo a proposta da galeria, além de ser um ambiente para apresentar obras de artistas iniciantes e renomados, também é um lugar para experiências. O que são essas experiências?

 Lanna Polidório – Nós temos a experiência Arte & Vino onde é inspirado no conceito ”Paint and Sip” onde as pessoas aproveitam o momento para pintar uma tela e degustar um bom vinho.Temos também a experiência Arte & Crochê,  uma oportunidade para pessoas de todas as idades  aprenderem uma nova habilidade, desenvolverem sua criatividade.

 

6- O espaço físico da galeria é em Jurerê, um bairro próximo ao mar e com uma movimentação turística intensa. Como foi a escolha por esse local?

 Lanna Polidório – Nós procuramos um lugar onde houvesse movimentação de pessoas residentes e turistas. Também optamos por ser um local muito ativo para abertura de novos pontos comerciais.

 

7 – Como vocês resumem o conceito Venere?

 Lanna Polidório – A Galeria Venere é um refúgio para a arte. Um local que combina exposições com experiências únicas, que convidam nossos visitantes a terem contato com diferentes formas de expressão artística.

 

Bate-bola 

Uma mania – Tirar fotos de gatos

O que mais admira – Dedicação

O que não suporta –  Enrolação

Um lugar – Aquário de Balneário Camboriú

Palavra – Parceria

Saudade – Pessoas de quem acabei me afastando

Uma viagem – Machu Picchu

Uma bebida – Aperol spritz

Um ídolo – Taylor Swift

Felicidade para você é – Estar com pessoas queridas

Um sonho – Menos intolerância

 

Sobre as criadoras da Venere

Lanna Polidório nasceu em Florianópolis, em janeiro de 1995. Desde os 8 anos, se encantou com a arte, especialmente a pintura, moldando sua paixão e habilidade. A arte é sua expressão genuína, revelando sua visão de mundo por meio de pinceladas. Economista, artista e apaixonada por gatos, encontra conexão entre mente e criatividade nas cores e texturas, buscando harmonizar paixões e criar um mundo vibrante e unificado.

Sônia Polidório  nasceu em Florianópolis, em outubro de 1966. Em sua carreira como enfermeira preencheu sua vida trilhando uma jornada rica em experiências e aprendizados, tanto na assistência do cuidado às pessoas, como na gestão de serviços de saúde. Na arte é envolvida por pincéis, agulhas e memórias transmitidas através das gerações. Fascinada pelo aspecto artesanal e manual, a partir do crochê ensinado por sua avó, é agora sua maneira de promover a participação autônoma, ressignificando vidas em suas várias dimensões.

 

No instagram: @galeriavenere

Site: galeriavenere.com

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.