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Procon de São José autua Celesc por demora no atendimento

O Procon de São José autuou na tarde desta terça-feira, 13, a unidade da Celesc no município depois de constatar as longas filas, demora no atendimento dos consumidores e descumprimento de normas legais de informação e transparência.

A ação ocorreu após a concessionária já ter sido previamente notificada no início de abril para corrigir as irregularidades, sem que medidas eficazes tenham sido adotadas.

De acordo com o diretor-geral do Procon, Tetê Souza, entre os problemas identificados pela equipe estão à informação incorreta sobre o horário de funcionamento, o tempo excessivo de espera no atendimento, considerado fora dos padrões razoáveis, além da ausência da afixação obrigatória do telefone e endereço do Procon Municipal ou Estadual no local, exigência prevista no Código de Defesa do Consumidor.

Segundo o diretor do Procon, a agência que funciona na Avenida Osni João Vieira 344, Sala 05, no bairro Campinas, estava descumprindo os artigos 179 e 180 da resolução normativa 414. A resolução específica que o limite de espera no atendimento é de 45 minutos.

Ele informa que além desta autuação, a matriz da Celesc também foi autuada por descumprir a falta de cadastro na plataforma ProConsumidor, sistema que permite o envio e recebimento eletrônico de documentos relacionados às demandas dos consumidores. Esse procedimento está previsto na Portaria nº 5/2025, publicada no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina em 3 de abril deste ano (Edição 4803).

Conforme o processo administrativo instaurado, a Celesc terá um prazo de 20 dias para apresentar defesa e, após esse período, o diretor do Procon Municipal deverá proferir decisão sobre os autos, podendo haver sanções administrativas, inclusive multa, caso as infrações sejam confirmadas.

Segundo o Procon de São José, eles vão continuar fiscalizando órgãos públicos e empresas prestadoras de serviços essenciais com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores e promover a melhoria no atendimento à população.

Para abrir uma reclamação no Procon, os consumidores podem utilizar o robô Sofia, que opera com Inteligência Artificial (IA), disponível aos usuários 24h por meio do WhatsApp (48) 99679-1944 ou comparecer à sede do Procon Municipal de São José, que fica na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, durante o horário de atendimento das 12h às 17h20.

 

 

 

 

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