O sistema cartorário do Brasil é considerado um dos mais seguros do mundo e é o que gera o menor número de questionamentos jurídicos. A cada dois mil atos lavrados, apenas um deles passa por algum questionamento judicial. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cada três atos um é questionado em juízo. Os dados foram apresentados pelo presidente da Anoreg/SC (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina), Renato Martins, em uma palestra virtual promovida nesta semana pela Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali. Participaram também Vitor Stagi Almada, do Tabelionato de Notas e Protesto de Campo Belo do Sul, e Flávia Nogueira Lagemann, do Registro Civil de Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas/ Registro Civil de Pessoas Jurídicas e de Títulos e Documentos da Comarca de São Miguel do Oeste.
Santa Catarina tem o maior número de cartórios inscritos na Região Sul do Prêmio de Qualidade Total (PQTA). Só no ano passado, os cartórios catarinenses somaram 24 prêmios no evento que reconhece a excelência dos serviços prestados à população, após uma detalhada auditoria independente, coordenada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER Brasil), com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).
O presidente da Anoreg/ SC, Renato Martins, explica que pela primeira vez o reconhecimento irá acontecer por região e a Sul irá abrir as premiações no dia 8 de novembro, às 19h, de forma on-line, transmitida pela plataforma do Youtube, com acesso livre para todo o público. “A expectativa é para saber quais receberão o Prêmio Bronze, Prata, Ouro e Diamante”, destaca Renato.