Portal Making Of

Todo mundo virou jornalista

Reprodução

Ficou no passado a visão romântica de que Jornalismo bem feito é aquele conhecido pela isenção, que procura apresentar os fatos próximos à verdade para que o usuário tire sua própria conclusão. Claro, ainda existem veículos que preservam uma linha editorial com esse objetivo, e que um dia foi definido por William Randolph Hearst, magnata da imprensa americana, assim: ”Jornalismo é publicar tudo aquilo que alguém não quer se publique. Todo o resto é publicidade.”

Mas, coincide com o surgimento das redes sociais, uma distorção do conceito original da profissão de jornalista, onde cada um que dedilha um celular ou notebook virou um produtor de notícias. E a própria definição de notícia virou algo aberto, capaz de englobar fatos gerais, esportivos, amenidades e celebridades no mesmo pacote. Antes, era preciso um curso superior de quatro anos para ser jornalista, hoje qualquer um pode ser.

Nesse pacote de atualização, se estabeleceu no Brasil há pouco mais de três anos uma radicalização de conceitos, na visão dualista do que é bom ou mau, do que é correto ou não e no que é engajado politicamente ou não: o jornalista virou o fio na esteira da radicalização política.

Engajamento

O que está errado em fazer jornalismo engajado? Nada, desde que isso esteja claro para quem lê, ouve ou vê e não esteja disfarçado. Esse é o ponto: jornalistas conhecidos na comunidade viraram o fio, passaram para o lado da adesão política sem deixar claro para quem os acompanha.

É o modelo bolsonarista de fazer jornalismo. Do que se trata, exatamente (e talvez você identifique com o que já viu na mídia nos últimos tempos).

Começou com a tentativa de desestimular a vacinação e a questionar a importância dos imunizantes; passa pelo questionamento das urnas eletrônicas, em confrontar os tribunais de Justiça e os juízes da Suprema Corte e está na fase de questionar as pesquisas eleitorais. Vale tudo para validar a narrativa, construída nos bastidores do poder.

E isso não está longe da gente, como se imagina. Exemplos: a Jovem Pan News de Florianópolis, que se mantinha distante da linha editorial nacional engajada, sexta-feira passada estava debatendo uma pesquisa fake que mostrava empate entre os candidatos Bolsonaro e Lula, ao contrário do que dizem os grandes institutos. E dois colunistas, com longa estrada já percorrida na profissão, no mesmo dia, falavam em manifestações em Florianópolis contra o Juiz Luiz Roberto Barroso, do STF, como se fosse uma ação da comunidade e não de um grupo organizado só para isso.

Faltando três meses para as eleições, a atenção tem que ser redobrada para escapar das armadilhas da informação manipulada pelos jornalistas engajados.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

O sucesso da Raquel incomoda

Raquel Krähenbül, 41 anos, é correspondente da Globo em Washington desde 2006 e ocupa posição de destaque entre os jornalistas que cobrem a Casa Branca.

Jornalistas ou influenciadores?

A desastrada experiência da Globo colocando influenciadores em vez de repórteres na transmissão do carnaval da Sapucaí não deve evitar mais experiências semelhantes. Ela, e

Boninho, o boçal

A tonelada de críticas sobre a cobertura dos desfiles na Sapucaí fariam qualquer responsável da Globo revisar a fórmula de usar influencers em vez de

O carnaval Globeleza caiu do pedestal

A Globo trocou jornalistas por influencers durante as transmissão das duas noite na Marquês de Sapucaí e se deu mal. Recebeu uma enxurrada de críticas

Carnavalescas

Já dizia o filósofo popular Nelson Ned, “na vida tudo passa, tudo passará.” E o carnaval não foge ao dito, ele vai passando diante de

Um nova crise na CNN

A CNN Brasil não consegue passar um bom tempo sem enfrentar uma crise de bastidores. A mais recente ocorreu no mês passado, o que resultou

MB TV é destaque no campeonato

Sem grande alarde de marketing, o grande destaque em mídia do catarinense 2024 é o canal MB TV – do site de jogos MagicBet777. É