Setembro 10, 2021

Vinho e arte - um brinde aos 20 anos da Villa Francioni

Vinho e arte - um brinde aos 20 anos da Villa Francioni
Fotos divulgação VF

 

A coluna de hoje é especial para celebrar os 20 anos de uma das vinícolas mais lindas do Brasil - a Villa Francioni. O bom gosto do visionário Dilor Freitas é sempre reverenciado a cada visitação, a cada degustação. Uma arte em cada canto, em cada mosaico, em cada vitral, lustre, portal, e claro, em cada barril de carvalho francês.

 

 

 

E nessa segunda-feira (13) a vinícola pioneira em vinho de altitude em Santa Catarina estará em festa, comemorando 20 anos de sua fundação.

 

 

No dia 13 de setembro de 2001, o empresário Dilor Freitas assinou o contrato social que dava vida definitiva à vinícola, que foi concebida sob seu olhar visionário e seu coração apaixonado e cheio de coragem ainda na década de 1990.  

 



A presidente do Conselho de Administração da VF, Daniela Borges de Freitas, afirma que a estrutura e o sucesso da vinícola se deram pela coragem, ousadia e visão empresarial do pai. "Ele era um homem refinado, que se aprofundou no conhecimento deste negócio, através de viagens pelas regiões de enoturismo de alto padrão. Ele viu na Serra catarinense o clima e o terroir perfeitos para plantar uvas e produzir vinhos longevos e de qualidade superior", comenta.

 



Para comemorar esse marco, a Villa Francioni está lançando kits de quatro vinhos distintos (Chardonnay, safras 2006 e 2007 – Francesco, safras 2005, 2006 e 2008 – VF Tinto, safras 2004 a 2006 – Michelli, safras 2005 a 2007).

 

 

"Esse é um momento a ser comemorado e por isso estamos disponibilizando de nossa enoteca os vinhos mais antigos e especiais para degustação vertical. Assim, enófilos e conhecedores de vinho poderão viver uma experiência única com vinhos VF de até 17 anos", explica Daniela.

 



Localizada a 1.260 metros de altitude, a Villa Francioni foi a primeira vinícola com estrutura profissional na região e com condições de receber visitantes todos os dias, oferecendo passeios nos vinhedos e degustação com os vinhos tintos, brancos, rosé e espumantes da marca.

 

 

Nos mais de 4.400 metros quadrados de área, são fabricadas 100 mil garrafas por ano, o que atesta o acerto da iniciativa de Dilor e a liderança da vinícola numa região que se mostrou perfeita para a vitivinicultura.

 

 

Em dezembro de 2020 a VF comemorou os 15 anos de lançamento do seu primeiro vinho e para celebrar esse momento lançou o Cabernet Franc com um projeto artístico inédito. De uma safra nobre, o vinho teve seis rótulos diferentes, produzidos por Alceu Bett, Britto Velho, Evandro Schiavone, Luciano Martins, Sergio Canfield e Tereza Martorano.

 

 

Esse é mais um diferencial da Villa: mistura vinho e arte num só lugar! A Galeria de Arte já recebeu exposições e obras de Camille Claudel, Juarez Machado, Luciano Martins, trouxe pela primeira vez ao Brasil as obras do tcheco Standa Sedlak, com a exposição "From Sea to Sea" e, pela primeira vez em Santa Catarina, as obras da artista multimídia Ruchita, com a exposição "Somos Grãos", que ainda estão na Galeria. Todos com a curadoria do consultor cultural da Villa Francioni Edson Busch Machado.

 

*****

 

Sororidade

 

Sabe o que empreendedoras fazem num sábado às vésperas de iniciar a primavera? Networking estruturado! Sim, essa é a proposta do Sororidade a Sério, evento gratuito promovido pela empresária Carla Lobato, que no dia 18 de setembro, entre 13h30 e 20h30, na escola de comunicação e oratória Vox2You em Floripa, comanda uma série de 14 mentorias que incentivam mulheres a promoverem seus negócios.

Carla é licenciada do CLN Network (Confiança, Lealdade + Negócios) que promove e incentiva o networking estruturado entre mulheres. "Somos 15 núcleos no Brasil e nossa unidade, aqui em Florianópolis, chama-se Sororidade por entendermos que mulheres precisam apoiar e acolher mulheres", destaca Carla. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla.

*****

 

Dia dela

Sextou com parabéns para a querida Ângela Machado! Apaixonada por cavalos e pelo ´extimadíssimo` Jonas Rocha, a gata deve celebrar seu dia como gosta. No Rancho, festejando ao lado dos seus amores! Feliz aniversário, Ângela linda!

*****

 

Jogaderia

 

Os amantes de jogos de tabuleiro já tem programa garantido neste final de semana. O Continente Shopping retorna com a programação mensal do Jogaderia, uma ação gratuita onde o público pode se divertir com mais de 200 jogos clássicos.

A edição de setembro será dias 11 e 12, das 14h às 20, na Praça Central do Continente Shopping. O evento é gratuito

 

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Onze 10

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!