Portal Making Of

a combinação que a sua empresa precisa em 2022

[ad_1]

Design Experience e dados: a combinação que a sua empresa precisa em 2022

Foto: Reprodução/Pixabay

Por Marina Almeida Carvalho*

Para entender seu consumidor, você precisa combinar o design experience e dados, para resolver os anseios e os desejos desse público.

Hoje em dia, quando o assunto é design, compreendemos que existem várias vertentes de como ele apoia qualquer negócio na resolução de problemas, seja através do design thinking, service design, user experience e design de informação. Poderia citar várias outras denominações, mas o que todos eles têm em comum, é o foco em resolver os problemas dos consumidores.

A Qualtrics, empresa americana de gestão de experiência, produziu o estudo “2022 Global Customer Trends”, no qual revela que os consumidores têm 3,5 mais chances de comprar de um negócio, após uma boa experiência e 5,1 vezes mais chances de recomendá-lo. Já é sabido que avaliações positivas e ranking são os mais novos: boca a boca, ou seja, o quem indica, continua muito em alta, só que na versão digital.

Quando paramos para refletir sobre a informação supracitada, compreendemos que projetar uma boa experiência do usuário estará só fazendo o que o consumidor espera, ou seja, o mínimo que uma marca faça. Por isso que para se diferenciar, é preciso pensar além e unir todas as vertentes do design, criando uma experiência memorável para o público, o que chamo de “design experience”.

Aprofundando um pouco mais sobre o assunto: quando a empresa precisa resolver algum problema, seja interno ou externo, trazer todos os stakeholders para co-criarem a solução, ser empática, prototipar e testar, o design é o que a fará economizar dinheiro para construir um produto, sistema ou prestar um serviço que realmente dará maiores chances do negócio escalar. Além de reduzir o custo, será possível descobrir o que realmente é essencial para o público.

Todo esse processo é importante para colocar o consumidor no centro do negócio. Além disso, os dados colhidos durante as sessões de design experience e após o lançamento do produto são o que irá direcionar a marca a continuar resolvendo os problemas do seu público. É importante lembrar que as pessoas mudam, logo, quanto mais dados, um big data e analytics eficiente, maior o entendimento do comportamento do consumidor no dia a dia. Com isso, o design dessas informações gera dashboards intuitivos para a tomada de decisão.

Design experience e dados é o que a uma companhia precisa para entender os hábitos e comportamentos do consumidor. Acompanhar essas mudanças conforme o tempo passa é o que manterá uma empresa no topo e o consumidor engajado com a marca.

 

 *Marina Almeida Carvalho é Gerente de Design e Marketing na ART IT, empresa especializada em soluções e serviços de TI.

 

[ad_2]

Source link

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

“CARTILAGEM” – FLORIPA HQ

Criando, inovando e  formando parcerias, A Vinil  Filmes, de Florianópolis, comemora 18 anos de produção audiovisual e lança a graphic novel “Cartilagem” em conjunto com a

A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD

No teatro, o destaque  da semana é a curta temporada da peça “A ùltima  Sessão de Freud”,   um grande  sucesso que  desde 2022  que  está percorrendo

NO ACENDER DAS LUZES

Não são poucos os governantes que no apagar das luzes, quando não reeleitos, cometem todo tipo de desmando e deixam os cofres vazios e projetos

ARTE E TECNOLOGIA NO MADI EM FLORIPA

Muito animador quando a cidade é pensada para o futuro, sem esquecer suas origens, juntando legados e unindo gerações. Florianópolis, ou a “Ilha do Silício”,

JARDIM DE MARTE

No ano marcado pelo centenário da Semana de Arte Moderna, provocações e reflexões sobre este movimento emergem no imaginário e na prática de artistas contemporâneos. 

O CASAL DA ARTE URBANA

Na coluna da semana passada falei de forma geral sobre o Festival Street Art, o festival que deixa o Centro de Floripa ainda mais humano

MOVLAB EXPERIENCE 2022

O MovLab Experience é um movimento que junta diferentes talentos da produção de conteúdos, numa efervescente arena de trabalho e descontração. Lugar onde todos se

A HORA DA ESTRELA

O musical “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa”, baseado em obra da escritora Clarice Lispector, chega a Florianópolis neste sábado, dia 29