Portal Making Of

Ameaçadas de extinção, efêmeras e aqui, eternas

Glauber Rodram sempre conviveu com arte. Quando criança, observava a sua avó pintar imagens sacras durante as tardes, em um jardim repleto de árvores frutíferas e muitas borboletas. Tempos depois, já crescido e formado em outra área, o paulista nascido em Tupã recebeu a visita de uma delas em sua casa. Era uma espécie de asas amarelas, que rapidamente coloriram os pensamentos do profissional.

Ele passou a pesquisar tudo sobre borboletas. Em um de seus mergulhos profundos, se deparou com uma fragilidade que não imaginava. “Cerca de 40% das espécies estão sob ameaça de extinção. Trazer um ser tão magnífico para o centro do debate climático é uma maneira de despertar e conscientizar as pessoas sobre o quão grave são as alterações do bioma e suas consequências”, diz.

E foi isso que ele fez. Criou o Borboletário e começou a desenvolver peças a partir de uma técnica de macramê chamada fiber emballage, muito utilizada em esculturas têxteis. Uma verdadeira coreografia feita com as mãos! O resultado – um conjunto de obras ricas em detalhes e também em texturas –  pode ser visto exclusivamente na Arte & Sintonia do Shopping Casa & Design.

*****

*****

É amanhã!

O CIC vai tremer com a potência desse encontro musical! E ele querem dividir com você essa experiência de som e poesia. Nesse dia 21 de setembro, 20h30, no Teatro Ademir Rosa – CIC vai rolar o show Há um blues no fim do túnel, com Marcoliva, Cláudio Schuster, uma superbanda e a participação mais do que especial da banda Cores de Aidê.

Além das músicas do álbum Há um blues no fim do túnel e do repertório do Cores de Aidê, o espetáculo terá canções inéditas.

Ingresso antecipado a R$ 60,00, com a doação de 1 kg de alimento não perecível.

*****

Bleu

Azul. Essa foi a cor que se apresentou organicamente para o Bleu Espaço de Leitura, ambiente da CASACOR/SANTA CATARINA Florianópolis 2023, assinado pela arquiteta estreante no evento, Aline Martins, e o já frequent, Michael Zanghelini, que também assina o ambiente “Casa na Floresta”.

Após adaptar o espaço para fazer uma sala de leitura confortável, os profissionais perceberam que seria preciso viabilizar um caminho ondular para o ambiente, reforçando as curvas dos diferentes corpos que formam a humanidade e as ondas azuis do mar. “Buscamos criar sensações e conexão em todo o percurso, instigando um profundo mergulho e encontro consigo mesmo”, conta Aline.

Buscando inspiração no artista neodadaísta Yves Klein, criador do famoso Azul Klein, tanto a arte quanto a literatura foram trabalhadas no contexto do dia a dia, dispostas no primoroso mobiliário escolhido para receber as obras. (Fotos Mariana Boro)

“Acreditamos que a cada dia precisamos de mais conexão com o ambiente onde vivemos, assim, espaços multidisciplinares e funcionais dentro de um mesmo ambiente são essenciais e, ainda, seguem o conceito do novo morar”, observa a arquiteta.

E complementa: “Nosso ambiente é um convite para que as pessoas aproveitem o momento de conexão com a leitura, que nos leva a viajar por tantos lugares”, reflete Aline. Como diz o criador do Azul Klein, “no coração do vazio, assim como no coração do homem, há fogos que queimam”.

Lembrando que a CASACOR/SANTA CATARINA fica em cartaz até 29 de outubro, no antigo hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo, em Florianópolis.

*****

Em turnê    Foto Sérgio Cubas

Cláudio Rabeca, uma das atrações do 3º Festival Culturaberta, está em turnê na Europa. Mais precisamente em Paris, onde finaliza a agenda de shows no exterior. Além da rabeca, o instrumentista toca viola de dez cordas, violão, guitarra e percussão.

Para o evento, o músico apresentará um repertório do último álbum “Rabeca Brasileira” e terá como convidados Marcelo Portela, no violão, Vavá Pomar no pandeiro, Guto Cerqueira na zabumba e Eduardo Vidili na caixa. A terceira edição do Festival Culturaberta acontece no dia 30 de setembro, na Matura Floripa, no Campeche. A entrada é gratuita.

*****

Orla + Limpa

No último sábado a Quantum Engenharia promoveu a ação “Orla + Limpa” em um esforço conjunto para conscientizar a população sobre a responsabilidade ambiental que cada um possui em relação à região em que vivemos. A ação ambiental, gratuita e aberta ao público, teve o objetivo não apenas limpar as margens da Beira-Mar de São José, mas também inspirar uma mudança duradoura na comunidade em relação à conservação ambiental. Na foto, os diretores da Quantum Engenharia, Ailton de Souza Junior e Ailton de Souza.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Elas no Empreende Brazil 2024

Cada vez mais mulheres se destacam à frente de empresas, seja em negócios fundados por elas ou ocupando cargos mais altos da hierarquia das organizações.

Expansão de mercado em Santa Catarina

Mais cinco cidades catarinenses devem receber até o final deste ano empreendimentos imobiliários assinados pelas empresas do Grupo Lumis e quatro delas pela primeira vez.

Projetos de luxo em Florianópolis

Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções (esq), Georgia Subtil, analista de arquitetura da empresa,, e Gabriel Freire, diretor Comercial e de Incorporações da Dimas Construções