Portal Making Of

ARTE E TECNOLOGIA NO MADI EM FLORIPA

Muito animador quando a cidade é pensada para o futuro, sem esquecer suas origens, juntando legados e unindo gerações. Florianópolis, ou a “Ilha do Silício”, como é chamada por conta de seu reconhecido polo tecnológico, foi escolhida para receber o primeiro museu de arte digital do Brasil. A iniciativa é da Propague, agência que há 60 anos atua no mercado de propaganda e experiência de marca, em parceria com a Ohtake no projeto arquitetônico e a JA8 Arquitetura Viva, no paisagismo.

A Propague, que foi fundada em 1962 em Florianópolis, e sempre teve a inovação como um dos propósitos, viu o curso dos seus negócios mudar a partir de 2020. “A tecnologia nos impulsionou”, conta Patricia Costa, que hoje está à frente da Propague, empresa que antes era comandada pelo pai, Roberto Costa. Com a pandemia impedindo eventos presenciais, e as empresas precisando encontrar novas maneiras de impactar o público, a agência se tornou referência em experiência de marca – sendo responsável por eventos de grandes nomes como Votorantim e Globo.

PATRICIA COSTA – idealizadora do MADI
Foto/ARIEL QUINT

Rodrigo Ohtake, filho de Ruy Ohtake, é quem está à frente do escritório de arquitetura, responsável por grandes construções como a Embaixada do Brasil em Tóquio, o Hotel Unique em São Paulo e o Bioparque Pantanal, em Campo Grande. “A arquitetura do museu começa a partir de um sambaqui e do acúmulo de conhecimento e memória que ele traz. O acúmulo de conhecimento é o que torna a tecnologia contemporânea e inovadora como é nos dias de hoje”, conta o arquiteto. No projeto está também a JA8 Arquitetura Viva, responsável pelo paisagismo,sob o comando de Juliana Castro e Clarice Castro Wolowsk. Segundo elas, além de criar um espaço democrático, o centro da cidade vai poder interagir com a arte.

A localização é estratégica, entre a Alfândega e a Baía Sul, com vista para o mar. “Uma obra artística que emociona. Espaço democrático onde o Maciço e o Centro se encontram. Um presente para a cidade” afirma o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

O MADI está em fase de lançamento do projeto e busca viabilidade econômica para ser edificado. Importante agora que o poder público, iniciativa privada e comunidade se envolvam para fazer o MADI virar realidade o mais breve possível, porque trata-se de algo genial e que a cidade precisa e merece muito.

ILUSTRAÇÕES

________________________________________________

 

CRISÁLIDA E O UNIVERSO DOS SURDOS

Foto/DIVULGAÇÃO

A primeira temporada já foi um desafio, mas vencido e muito celebrado, uma iniciativa na dramaturgia regional com repercussões nacionais e fora do país. Crisálida é um desafio quando boa parte do elenco é composta por atores surdos, que contam histórias que todos podem e precisam entender.

A segunda temporada está em curso, com locações em Florianópolis. São 140 atores, 300 figurantes, 74 locações e 400 figurinos, entre muitas outras demandas da produção. Esses são alguns números de CRISÁLIDA – SEGUNDA TEMPORADA, série produzida pela Arapy Produções, Raça Livre Produções e TVi – Televisão e Cinema. As gravações acontecem desde 21 de novembro e seguem até o final de janeiro de 2023.

Concebida por Alessandra da Rosa Pinho e dirigida por Serginho Melo, CRISÁLIDA dá voz a uma comunidade de surdos e seu universo repleto de silêncios, mas, nem por isso, menos instigante. Composta por seis episódios, a segunda temporada traz uma narrativa moderna e ousada e discute preconceitos e injustiças, como a pedofilia, a transexualidade, o racismo e a urgência de revelar ao grande público situações singulares em que vivem cerca de 10 milhões de brasileiros. A mistura de atores e não-atores surdos e ouvintes tem sido um dos principais desafios dos realizadores, justamente pela comunicação diferenciada, inclusive nos bastidores das gravações. Contemplada no Prêmio Catarinense de Cinema 2019 e viabilizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, a série terá exibição na TV Cultura, com previsão de uma segunda exibição em serviços de streaming.

Foto/DIVULGAÇÃO

_____________________________________

 

DECORARE EM ITAPEMA

THIAGO FREITAS, Diretor da DECORARE, Prefeita de Itapema, NILZA SIMAS, e a Curadora da Mostra, MARISTELA OLIVEIRA
Foto/DIVULGAÇÃO

Em comemoração ao Dia do Arquiteto, a organização da Mostra Decorare vai reunir os profissionais da arquitetura nesta sexta, dia 09 de dezembro, em Itapema, momento de conexão entre os profissionais e também um esquenta para a DECORARE. A mostra está prevista para acontecer de 17 de março a 30 de abril de 2023, no Edifício New York, que está em construção. A Decorare está expandindo e chega ao litoral catarinense para apresentar as novidades e tendências de arquitetura, decoração, design e paisagismo, além de trazer um apelo histórico e cultural da região.

A Decorare é promovida pela THF Marketing e Eventos, empresa com sede em Chapecó, e será realizada em parceria com a Santana Construtora, que disponibilizou o Edifício New York  para a montagem de 40 ambientes, numa área total de dois mil metros quadrados. A expectativa é reunir mais de 80 profissionais de arquitetura, decoração, design e paisagismo. Os ambientes vão seguir o tema: “História, cultura e memória de Itapema”.

Além das novidades na arquitetura e decoração, a DECORARE vai contar com atrações na gastronomia. A Sommelier Magui Barcellos, da Le Clos Vineria, vai cuidar do universo dos vinhos. Já o empreendedor e chef de cozinha, Luiz Henrique assumirá o restaurante da  Mostra.

Para maiores informações acesse o site www.mostradecorare.com.br e instagram @decorareitapemasc

Sommelier MAGUI BARCELOS e o Chef LUIZ HENRIQUE

_________________________________

 

CIDADE FABRICADA e TUDO CONECTADO

Obra do artista ROGÉRIO NEGRÃO

Duas novas exposições de arte e um lançamento de livro encerram a temporada dos eventos culturais do ano de 2022 no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville (IJM). A partir de sábado, dia 10 de dezembro, o público vai conhecer as pesquisas de fotografias contemporâneas digitalizadas e manipuladas em “Cidade Fabricada” produzidas pelo paulista radicado em Joinville, Rogério Negrão. A outra exposição mostra os desenhos em carvão e as sanguíneas abstratas da artista joinvilense Asta dos Reis na mostra “Tudo Está Conectado”. Para complementar a programação, o escritor francês radicado em Florianópolis Jean-Victor Martin autografa seu livro intitulado “KG 412 – Prisioneiro de Guerra”.

Segundo Edson Machado, diretor do Instituto e responsável pela programação, o IJM busca integrar a literatura às artes visuais. As exposições trazem ao conhecimento do público catarinense resultados de pesquisas, de técnicas e de conteúdos diferentes. Já o livro é uma obra ficcional que resulta em importante estudo do contexto histórico e social dos  tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial.

Obra da artista ASTA DOS REIS

___________________________________

 

CARNAVAL E OLOJÓ – FLORIPA E NIGÉRIA

Foto/DIVULGAÇÃO

O que tem a ver Floripa com a cidade nigeriana Ilê Ifé? É o que vai definir o projeto de pesquisa que busca evidenciar a sintonia entre os dois territórios afro diaspóricos, ou seja, cidades que evidenciam a cultura negra, explica a escritora Iyá Leke, presidente do Instituto Odoiyá e presidente estadual do Afoxé Ómó Ifá de Santa Catarina e o pesquisador Babalawo Sandro Ifatorera Ilê Ifé. Segundo Iyá Leke, a ideia surgiu após viagens realizadas pelos dois para a Nigéria. “A cidade de Ilê Ifé é o berço da humanidade e reconhecida mundialmente. Ela agrupa na sua tradição social, festividades que abrangem a economia, inovação e são divulgadas até hoje”, destaca.

E foi durante essas idas ao país africano que os pesquisadores identificaram muitos elementos em comum com a cultura afro-brasileira, principalmente, com o carnaval. O projeto prevê bem mais que um intercâmbio Florianópolis/Brasil e Ilê Ifé/Nigéria, ele quer mostrar que a cultura yorubá continua a desempenhar um papel importante no avanço da história do Brasil. De acordo com os pesquisadores, essa cultura está inserida na música, culinária, vestuário e manifestações culturais que compreendem diversos setores da economia, e o carnaval é a principal delas.

Como resultado, os pesquisadores pensam na publicação de um e-book interativo com linguagem acessível para disseminar os elementos culturais em comum entre o Festival Olojó na cidade de Ilê Ifé na Nigéria e as Escolas de Samba de Florianópolis.

________________________________

 

TOP DE MARKETING ADVB/SC

Uma festa  de conexões  e  cheia de  expectativas realizada  na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. A noite de ontem (06/12) foi marcada por um dos eventos mais badalados de Florianópolis a cada final de ano, quando  são revelados os vencedores do Prêmio Top de Marketing ADVB/SC. Este ano,  os representantes  de 15 empresas catarinenses respiraram  fundo para aguardar o anúncio dos vencedores. O presidente da entidade, o empresário Claiton Pacheco Galdino, falou sobre o esforço das empresas catarinenses que se destacaram no decorrer do ano de 2022 com estratégias de marketing, convertidas em resultados de vendas e reconhecidas pelo  Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil).
CLAITON PACHECO GALDINO – PRESIDENTE ADVB/SC
Na  37ª edição, o prêmio  foi  entregue  em cinco categorias: Comunicação, Indústria, Serviços, Tecnologia e Varejo.  Foram vencedores em cada categoria: Comunicação – Sicoob Maxi Crédito, Beto Carrero e NSC Comunicação. Na categoria Indústria – FG Empreendimentos, Farben e Schultz Compressores. Categoria Serviços – Unicred, ACIF e Engie. Na categoria Varejo – Havan S.A, CDL Florianópolis e Shopping Mueller Joinville.  E na  categoria Tecnologia – FiberX, ASQ Saúde e Phacz Empreendimento. E  recebeu entre todas as empresas o Top de Marketing ADVB/SC 2022 a FG Empreendimentos.
Empresa Top One – FG EMPREENDIMENTOS
Durante a solenidade de premiação  destaque para o Prêmio Antunes Severo, conferido ao melhor profissional de marketing do ano, reconhecido pelas ideias inovadoras e estratégias de marketing.  O grande vencedor  foi Leonardo Vieira, Diretor do Centrosul, de Florianópolis.
LEONARDO VIEIRA – Diretor CENTROSUL

__________________________________

Até a próxima semana, na torcida pelo Brasil nesta sexta contra a Croácia, com dancinha, e mais um passo ao HEXA.

Reprodução

No instagram @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

“CARTILAGEM” – FLORIPA HQ

Criando, inovando e  formando parcerias, A Vinil  Filmes, de Florianópolis, comemora 18 anos de produção audiovisual e lança a graphic novel “Cartilagem” em conjunto com a

A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD

No teatro, o destaque  da semana é a curta temporada da peça “A ùltima  Sessão de Freud”,   um grande  sucesso que  desde 2022  que  está percorrendo

NO ACENDER DAS LUZES

Não são poucos os governantes que no apagar das luzes, quando não reeleitos, cometem todo tipo de desmando e deixam os cofres vazios e projetos

ARTE E TECNOLOGIA NO MADI EM FLORIPA

Muito animador quando a cidade é pensada para o futuro, sem esquecer suas origens, juntando legados e unindo gerações. Florianópolis, ou a “Ilha do Silício”,

JARDIM DE MARTE

No ano marcado pelo centenário da Semana de Arte Moderna, provocações e reflexões sobre este movimento emergem no imaginário e na prática de artistas contemporâneos. 

O CASAL DA ARTE URBANA

Na coluna da semana passada falei de forma geral sobre o Festival Street Art, o festival que deixa o Centro de Floripa ainda mais humano

MOVLAB EXPERIENCE 2022

O MovLab Experience é um movimento que junta diferentes talentos da produção de conteúdos, numa efervescente arena de trabalho e descontração. Lugar onde todos se

A HORA DA ESTRELA

O musical “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa”, baseado em obra da escritora Clarice Lispector, chega a Florianópolis neste sábado, dia 29