Portal Making Of

Cadê o clima de Copa?

Reprodução/Freepik

Aproveitando o gancho da coluna de hoje, 16, do colega Anselmo Prada, sobre a falta de clima de Copa em geral, levantei algumas possibilidades do porquê isso acontece:

  1. A realização no Qatar sem identidade com o futebol, no meio do deserto, sob calor intenso, em época não usual. A escolha desse País se deu sobre forte suspeita de envolvimento financeiro. Porém, se considerarmos os últimos eventos esportivos ligados à FIFA, não é nenhuma novidade;
  2. A contenção de custos da mídia nacional, que reduziu sensivelmente o tamanho das equipes no Qatar. Por essa época, anteriormente, a Globo, por exemplo, já teria um estúdio no país sede cheio de profissionais mostrando a expectativa para a competição;
  3. A seleção brasileira foi convocada apenas uma semana antes do início da Copa e ainda escolheu a fria (mais linda) Torino para treinar. Sai do frio para o calor do deserto. Isso encareceu e reduziu ainda mais a cobertura;
  4. Não existe uma campanha publicitária, nem privada nem de veículo, com um jingle popular como em outros anos (“pra frente Brasil, salve a seleção”, lembram?). Os profissionais como Galvão Bueno foram envolvidos em campanhas privadas menos do que em seus veículos. Isso acabou tirando a empatia popular;
  5. Quanto ao clima geral diferente de outras Copas, tem que considerar também uma reação que ocorreu na Europa, de limitar as fanfests em protesto pelo tratamento que o país sede dá as mulheres. Vários artistas se recusaram a participar da festa de inauguração. Rod Stewart foi um dele. Diz que recusou um cachê de 5 milhões de dólares.
  6. Finalmente, não há torcida ainda nas ruas do Qatar. O que se viu até agora foi o pessoal local vestido com as cores do Brasil fazendo uma suposta batucada na rua. Lembra a final da Copa de 2002 onde o estádio de Yokohama estava lotado de japonesinhos com bandeirolas do Brasil e da Alemanha, a maioria sem entender o que estava vendo.

É óbvio que o clima deve melhorar depois de iniciar a Copa, e passarmos o primeiro gol contra, que é o jogo inaugural Qatar x Equador. Depois, esperamos que o futebol da seleção brasileira motive a todos nós.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Ziriguidum!

Carnaval é bom mesmo para quem desfila em bloco ou em escola de samba. E também para quem trabalha em busca de receita extra. Para

Jornalismo de nariz arrebitado

Entrevistas coletivas e o plenário e gabinetes da Assembleia são passarelas por onde desfilam muitos jornalistas de nariz arrebitado. São como novos ricos que se

Microfone e política não se misturam

Radialistas e jornalistas que ocupam microfones e se candidatam pela primeira vez a cargos políticos, se elegem até com facilidade. Na última leva, isso aconteceu

Robô ou não robô, eis a questão

Desde que foi descoberto pelas pessoas no final do ano passado, o ChatGPT -um robô provido de inteligência artificial – está aos poucos virando o

A Jovem Pan News derrete

A Jovem Pan mantinha um histórico de atuação jornalística desde que foi fundada em 1942, mas nos últimos anos virou o fio e se transformou

Debate Diário, 25 anos

Quando o Debate Diário da rádio CBN for ao ar hoje, 19, estará cumprindo uma marca histórica do mais duradouro programa do rádio catarinense: 25

Fehlberg

Quando morre um jornalista morre um pouco da História. As histórias que ele ouviu e contou, mas que eventualmente testemunhou, mas teve que se abster.

Um dia comum para começar o ano

Há várias razões para estar escrevendo em 2 de janeiro de 2023, porém a mais significativa delas é que não fui um dos ganhadores dos

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia