Portal Making Of

Caíram os vetos

A derrubada dos vetos do Presidente Jair Bolsona às leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo pelo Congresso deve ser comemorada como uma vitória do povo brasileiro. 

Estudo encomendado pelo Ministério da Cultura à Fundação Getúlio Vargas, divulgado em novembro do ano passado, comprovou que a cada R$1 investido em eventos culturais, pelo menos R$13 retornaram aos cofres públicos. Os ataques às leis de incentivo à cultura é um processo mais pautado pela lógica de uma “ideologia política rasa” do que por informação econômica consistente, tendo em vista os benefícios das leis de incentivo sobre a cultura e a geração de emprego e renda para a população. Se o Presidente Jair Bolsonaro de fato quiser se reeleger, ele terá que trabalhar para limpar o rastro de informações falsas que foram propagadas em seus discursos e lives e distribuídas nos últimos anos sobre a lei de incentivo à cultura, em especial a lei Rouanet – a lei mais conhecida do setor. Afinal fake news pode até ganhar uma eleição, mas dificilmente o levará novamente ao Palácio do Planalto.

As leis de incentivo a cultura tem impacto positivo na economia criativa, segmento que reúne cultura, moda, design, arquitetura, artesanato, comunicação, publicidade, entre outras especialidades profissionais, ganhou 814 mil novos postos de trabalho e fechou o período com 7,4 milhões de trabalhadores ocupados, número 12% maior que os 6,5 milhões verificados no primeiro trimestre de 2021. Os dados são do Boletim de Economia Criativa produzido pelo Observatório Itaú Cultural.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

SOS Santa Catarina

O setor produtivo catarinense está fazendo campanha para chamar atenção do Governo para as necessidades urgentes das rodovias. Será que isso significa que as reuniões regadas a um bom coffee break ou a um menu incrementado para apresentação de planos de g

Construção em ritmo acelerado

Crescimento, fusão e projetos personalizados são as apostas para conquistar novas fatias de mercado na construção civil.

Tempo de “vacas magras”

O consumo de carne caiu 5% em 2020 passando para 36 kg por pessoa. Esse é o menor nível desde 2008. Trata-se também do 4º ano seguido de queda. Entenda porque o consumo está caindo:

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.