Portal Making Of

Super Premium

Foto: Divulgação/Redes Sociais

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho esta empreendendo no ramo de bebidas. E acaba de lançar uma cachaça super premium, batizada de R10 (foto).

Produzida pelo Engenho Don Tapparo, no interior paulista, a bebida foi envelhecida por dez anos em barris de carvalho americano e europeu. Não há informações sobre as características sensoriais da bebida, mas a garrafa é um destaque à parte: lembra um diamante ou bola de futebol – dependendo do ângulo em que é vista.

 

De cara nova

Foto: Divulgação/Pernod Ricard

Havana Club renovou a identidade de sua coleção de runs premium. As novas embalagens do Selección de Maestros, Gran Reserva Añejo 15 Años e Máximo Extra Añejo mantém a aura da marca, mas trazem um toque maior de sofisticação, procurando posicionar o produto no mercado de alto padrão (foto).

“Cada garrafa da Coleção Icónica encapsula a maestria da fabricação do rum cubano, um legado agora reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade”, diz Asbel Morales, destilador mestre da Havana Club.

Apesar do burburinho, o produto e para poucos. As novas garrafas estão disponíveis apenas para revendedores especializados por 59, 209 e 2mil e 500 Euros, respectivamente.

 

Na Telinha 

Foto: Divulgação/Diageo

Johnnie Walker embarcou na onda da série Roud Six, exibida pela Netflix, e está lançando uma edição especial. O blended whisky 12 anos tem como grande diferencial a roupagem: o icônico The Striding Man do rótulo abandona o tradicional fraque, cartola e botas e veste um moleton verde, tal qual o utilizado pelos personagens da série.

É um lote para colecionadores (foto). São apenas 456 garrafas numeradas – uma alusão ao número de participantes da série – que podem ser encontradas apenas nos mercados norte-americano, europeu e asiático.

 

Acidez premiada

Foto: Divulgação/Stannis

Realizada no começo do mês, a 4ª Copa Cerveja Brasil reconheceu uma cerveja catarinense. A Alma Mater, produzida pela Stannis, de Jaragua do Sul (foto), recebeu a medalha de ouro e foi considerada a “Best of Show” – a melhor entre as melhores do concurso. Realizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) a 4ª Copa Cerveja Brasil reuniu no total (considerando as seletivas regionais) 1.060 amostras de cerveja.

A cerveja do estilo lambic (estilo belga, com fermentação espontânea e um toque ácido) foi produzida a partir de uma blond ale fermentada com um mix de leveduras convencionais e selvagens. O produto pode ser adquirido pelo e-commerce da Stannins e a garrafa de 375 ml custa quase R$ 80.

Outras duas cervejas da Stannis também foram premiadas no evento: a White Rose (ouro) e a Mother Gaia (bronze). O Omas Haus Brewpub, de Blumenau, conquistou um ouro na categoria fruit beers com a Caindo Cajú Pelos Bolso.

 

Curtas:

Foto: Reprodução/Redes Sociais

– O Rabo de Galo (foto) foi incorporado à lista dos melhores drinks do mundo, elaborada pela Associação Internacional de Bartenders. A bebida é uma criação da italiana Cinzano, que se instalou no Brasil na década de 1950, como uma forma de popularizar o consumo de vermute no país. A lista da Associação Internacional de Bartenders tem apenas outro drink brasileiro: a caipirinha. A receita original do Rabo de Galo leva uma dose de vermute escuro e duas de cachaça branca.

 

Fotos: Divulgação

– Justiça paulista proibiu a comercialização do vinho Putos (foto), produzido e distribuído por encomenda dos humoristas Danilo Gentili, Diogo Portugal e Oscar Filho. O motivo: uma possível associação ao famoso e caríssimo Château Petrus. Na sentença, a juíza Larissa Tunala considerou que o rótulo do Putos “desabona e imita” a marca francesa, associando-a a uma expressão considerada obscena – ponto que a coluna havia sinalizado quando do lançamento do vinho, em 2022. Nas redes sociais o humorista Danilo Gentili sugeriu que a imbróglio teria outros motivos. “O vinho foi proibido simplesmente porque além de ter sido um dos vinhos mais vendidos do país também era meu”.

– Produtores de destilados já podem se inscrever na 14ª. edição do New Spirit, promovido pela Expocachaça. Evento é um dos mais tradicionais do país e combina concurso com feira de negócios. E está programado para agosto de 2025, em Belo Horizonte.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

GOD SAVE THE QUEEN

Não satisfeita em produzir vinhos, espumantes e até gins com o selo da família real, a rainha Elizabeth está lançando uma marca de cervejas especiais.

ÁGUA NO CHOPE

A Oktoberfest de Munique, maior festa da cerveja do mundo foi novamente cancelada por conta da pandemia.

O VINHO DO PRESIDENTE

O presidente Jair Bolsonaro ganhou no último domingo (21), um vinho em sua homenagem.

FESTA NO APÊ

Um virologista belga divulgou há alguns dias o que seria – apesar dos decretos proibidos – o protocolo correto para quem decide receber amigos ou familiares para um almoço ou jantar.

CERVEJA DE GRAÇA

Sabe o termo ‘saideira’, que se refere a última cerveja da rodada? Pois a Cerveja Bohemia está lançando a campanha ‘voltadeira’.

QUAL A MELHOR?

Vinícola catarinense disputa reconhecimento nacional.

Parceria pra que te quero

As collabs, parcerias pontuais entre marcas para o lançamento de determinado produto, estão na moda – inclusive na indústria de bebidas. A coluna já mostrou

Osama + Putin + Kim Jong-un = Cerveja

Uma microcervejaria de Lincolnshire, na Inglaterra, tem chamado atenção da imprensa e repercutido nas redes sociais pela criatividade ao nomear suas cervejas. A Pale Ale

JARDIM DA CERVEJA – E SEM CERVEJA

Munique, berço da Oktoberfest, ganhou na quinta-feira passada (18/07) o primeiro biergarten que não vende bebidas alcoólicas. No Die Null os clientes podem comprar refrigerantes,

Não aguenta? Bebe leite.

Um inglês está utilizando uma matéria prima inusitada para fabricação de vodka: leite. A Black Cow é criação do fazendeiro Jason Barber, que mora em

Janelinhas etílicas

A tradição surgiu na Itália. Na idade média, em função da peste bubônica, comerciantes fecharam suas tabernas e passaram a vender vinho por pequenas janelas,

CATARINENSES EXTREMOS (E PREMIADOS)

Duas vinícolas catarinenses se destacaram – e muito – no Mondial des Vins Extrêmes realizado no finzinho de setembro no norte da Itália. Quinta da

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de

FUNCIONÁRIO PADRÃO

Cervejarias e destilarias mundo afora contam com excelentes destiladores, fenomenais master blenders, mestres cervejeiros incríveis e outros técnicos gabaritados que elaboram bebidas da mais alta