Portal Making Of

Decretos antivacina revogados após intervenção do Ministério Público e decisão do STF

Diversos decretos estaduais e municipais pelo Brasil, muitos deles em Santa Catarina, causaram controvérsia ao vetar a exigência de comprovação de vacinação contra a Covid-19 para matrícula na rede pública de ensino. Essas medidas, aparentemente motivadas por estratégias políticas em ano de eleições municipais, podem acarretar consequências jurídicas para seus autores.

Especialistas apontam que gestores públicos que adotam tais decretos podem estar sujeitos a diversas implicações legais, incluindo possíveis crimes de responsabilidade, violação de princípios da administração pública e até mesmo conflitos de competência. O Ministério Público de Santa Catarina já notificou várias prefeituras no estado sobre a ilegalidade dessas normas.

Na esteira dessa intervenção, a Prefeitura de Blumenau revogou nesta terça-feira, dia 13, o decreto municipal que dispensava a comprovação da vacina da Covid-19 como pré-requisito para matrículas e rematrículas do ano letivo de 2024. Outras cidades catarinenses também seguiram o mesmo caminho, como Brusque, Joinville e Rio do Sul, pelas mesmas razões.

A decisão do Ministério Público de Santa Catarina, respaldada pela ação apresentada pelo PSOL e acatada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, revogou todos os decretos publicados em SC e reforça a obrigação dos municípios em seguir as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, incluindo a vacinação contra a Covid-19.

A revogação dos decretos municipais que dispensavam a comprovação de vacinação para a matrícula de crianças nas creches e escolas é um passo fundamental para garantir a segurança da população e a eficácia das medidas de combate à pandemia nesta quinta-feira (12.02). Essa medida alinha-se aos preceitos fundamentais da Constituição Federal e às recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

De olho no futuro

De olho no futuro! Destaque em energia limpa, incentivo a projetos ambientais, cooperação em TI e jovens inovadores.

Universidade em dose tripla

165 Pesquisadores da UFSC entre os melhores da América Latina, destaque entre os Brics e tecnologia inédita.

Certificação inédita

Empreendimento em Florianópolis recebe o inédito selo internacional de qualidade ambiental

A política também é para empresários?

O empresário Luciano Hang, dono das redes de lojas Havan, entrou com força na política, mas até que ponto isso fez bem para os negócios dele ou para o país só o tempo vai dizer. Em compensação, os reflexos do depoimento na CPI da Covid-19 surpreendem até

Nuvem de poeira!

Estiagem, crise hídrica, aumento do preço da energia e agora uma nuvem de poeira que atingiu uma das áreas mais ricas e desmatadas do país, mesmo assim a relação entre o meio ambiente e a economia ainda passa longe das discussões sobre o futuro do sistema

SOS Santa Catarina

O setor produtivo catarinense está fazendo campanha para chamar atenção do Governo para as necessidades urgentes das rodovias. Será que isso significa que as reuniões regadas a um bom coffee break ou a um menu incrementado para apresentação de planos de g

Troca de Comando

Vanir Zanatta assume a presidência da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC, destacando metas de internacionalização e fortalecimento político e institucional.