Portal Making Of

Entre o fascínio e a repulsa

A Netflix e outros serviços de streaming investem pesado em documentários sobre crimes reais, investigações e mistérios sem solução. Fazem para agradar um público ávido por esse tipo de histórias. Confesso certo fascínio ao tentar entender esses casos. Sou movida pela curiosidade de desvendar a trama, como se estivesse diante de um livro de Agatha Christie. Gosto de filmes de tribunal, de observar como advogados e promotores constroem seus argumentos. Claro, como são histórias reais, bate também uma sensação de repulsa e pavor.

A oferta é generosa para quem curte o gênero. Listei algumas séries documentais e, de bônus, uma minissérie inglesa ficcional de suspense que acabei de ver. “Flesh and blood” não tem sangue, nem violência, mas é bem construída e intrigante.

Boa leitura. Boa Páscoa.

Foto: Jimmy Savile/Reprodução

_________________________________________________________

DOCUMENTÁRIOS

The staircase – direção: Jean-Xavier Lestrade – 8 episódios – 2004 – Netflix

Este foi um dos primeiros documentários do gênero que assisti e continua sendo um dos mais interessantes. Ele conta a história do romancista americano Michael Peterson, então com 58 anos, acusado de ter assassinado sua mulher Kathleen. O advogado de defesa sustentou que ela caíra da escada, daí o título da minissérie, mas a abundância de sangue no local levantou a suspeita de assassinato. O casal tinha filhos e enteados e era visto como tendo uma relação feliz. Não vou adiantar muitas coisas para não tirar a surpresa, mas lembro da confiança que o marido passava, a ponto dele mesmo ter pedido para virar tema do documentário. Até o final não sabemos se ele será inocentado ou preso e, mesmo depois do julgamento, ainda restam dúvidas. Creio que estudantes de Direito aprenderiam muito com “The Staircase”. (Veja o trailer)

Nota: A HBO também produziu recentemente uma minissérie com oito episódios sobre o caso, com Colin Firth e Toni Collete nos papéis do casal Peterson. Estou curiosíssima para conferir.

 

O desaparecimento de Birgit Meier – 4 episódios – 2021 – Netflix

[media-credit name=”Reprodução” align=”alignnone” width=”300″][/media-credit]

Essa minissérie alemã conta como o irmão de Birgit Meier, desaparecida quando tinha 41 anos de sua casa no Norte da Alemanha, desvendou o caso décadas depois. Em agosto de 1989, Birgit recebeu a visita do marido e pai de sua filha adolescente, para tratarem do divórcio. No dia seguinte, ela some. Ela era frágil emocionalmente e costumava beber demais. As únicas suspeitas recaíram sobre o marido, mas a polícia foi relapsa na investigação. Depois de se aposentar, o irmão de Birgit resolve investigar a fundo o desaparecimento da irmã e acaba resolvendo o caso em 2017.

 

Segredos e crimes de Jimmy Savile – 2 episódios – 2021- Netflix

[media-credit name=”Reprodução” align=”alignnone” width=”300″][/media-credit]

Esse é o típico caso em que a primeira coisa que a gente se pergunta é: como ninguém nunca percebeu ? Jimmy Savile, era um DJ famoso, apresentador de rádio e televisão britânico, verdadeiro ícone no Reino Unido e amigo da realeza. Além disso, ele era um filantropo, voltado às causas humanitárias e até fazia trabalho voluntário em abrigos para menores. Após sua morte aos 84 anos de idade, em 2011, revelou-se que o mito era também um criminoso. Centenas de acusações de abuso sexual de menores vieram à tona, levando a polícia a concluir que Savile foi um dos piores pedófilos e predadores sexuais da história do país.

 

Phoenix Rising – 2 episódios – 2022 – HBO

[media-credit name=”Reprodução” align=”none” width=”300″][/media-credit]

O documentário, dirigido pela cineasta indicada ao Oscar e ao Emmy, Amy Berg, ouve em detalhes o relato da atriz Evan Rachel Wood sobre os abusos que sofreu quando vivia com o famoso músico Marilyn Mason, entre 2006 e 2011. Eles se conheceram quando Evan tinha 19 anos e Mason, 36. A intérprete da série “Westworld” conta que foi atraída pelo perigo ao se relacionar com alguém reconhecidamente de hábitos pouco ortodoxos. Ela o acusa de violência doméstica e até de ter sido estuprada por Mason durante a gravação de um clipe musical. Depois da denúncia, Evan engajou-se na luta contra abusos cometidos contra mulheres.

 

Anatomia de um crime – 10 episódios – 2017- Prime Vídeo

[media-credit name=”Reprodução” align=”none” width=”300″][/media-credit]

A Amazon/Prime Vídeo investiu em crimes acontecidos no Brasil. A cada episódio, uma história diferente, como o assassinato brutal do rico empresário Aparício Basílio, em 1992, ou a de Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta, em 2004. São casos que estiveram exaustivamente na mídia, por isso não me interesso particularmente por eles, mas têm bastante audiência.
_________________________________________________________

 

SÉRIE FICCIONAL

Flesh and blood – Um crime na vizinhança – 4 episódios- 2020 -Now/ Claro Vídeo

[media-credit name=”Reprodução” align=”none” width=”300″][/media-credit]

Sou fã de séries britânicas e essa não me decepcionou. No primeiro episódio vemos a polícia atendendo um chamado na casa de Vivian, uma viúva de meia idade, mãe de três filhos. Ela vive num lugar bucólico, ao lado de Mary, a solitária vizinha de longa data, que sempre a ajudou a cuidar dos filhos quando crianças. Em flashback, acompanhamos Vivian comunicando aos herdeiros que está apaixonada por um médico aposentado, também viúvo. Os filhos não recebem bem a notícia e desconfiam do pretendente que insiste em casar com Vivian. As suspeitas aumentam quando eles descobrem que a primeira mulher dele se suicidou. Apesar de cada filho ter seus próprios problemas pessoais, eles interferem nas escolhas da mãe. Será o médico um golpista? Um dos trunfos do elenco é Imelda Stauton, atriz veterana inglesa que será a nova Rainha Elizabeth em “The Crown”. Na série, ela interpreta a solícita vizinha da família.
_________________________________________________________

 

E VEM AÍ …

• Os fãs já podem comemorar a chegada da segunda parte da 4ª temporada de “Osark”. A Netflix promete o lançamento para 29 de abril.

• O canal anunciou também a 6ª temporada de “Better call Saul”, o spin off da aclamada “Breaking Bad”, para o dia 19 de abril.

• Chega aos cinemas no dia 28 de abril, o segundo filme inspirado na série britânica mais amada dos últimos anos: “Downton Abbey, uma nova era”.

• Previsto para 24 de junho um dos lançamentos mais esperados do semestre: “Elvis”. Desta vez o astro ganha cinebiografia dirigida pelo australiano Baz Luhrmann, conhecido pelos ótimos musicais “Moulin Rouge” e “Vem dançar comigo”. Tom Hanks está no elenco no papel do exigente empresário do cantor.
_________________________________________________________

THE END

[media-credit name=”Reprodução” align=”alignnone” width=”212″][/media-credit]

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Um céu de divas

Dizem que saudosismo é sinal de velhice e não devemos cultivá-lo. Mas, ter saudades de uma época, que às vezes nem conhecemos, é permitido? Espero

Para a criançada ler nas férias

Os pequenos estão de férias e nem todo dia é dia de praia ? Incentivar a leitura é a melhor estratégia para tirá-las da frente

“O homem do Norte” e outras decepções

A experiência demonstra que expectativa exagerada quase sempre acaba em  frustração. Esperei meses para ver “O homem do Norte”,  novo filme de Robert Eggers, diretor

O que tem para ver em janeiro

Depois de um fim de ano com lançamentos arrasa-quarteirões, como “Pinóquio”, de Guillermo Del Toro, e “ Avatar 2”, de James Cameron, janeiro começa meio

Inútil futurologia

Inútil futurologia                                           Infeliz é o espírito ansioso pelo futuro [Sêneca] Nós, humanos, remoemos ou sentimos saudades do passado; negligenciamos o presente e ansiamos pelo

‘Avatar 2’, ame-o ou odeie-o

‘Avatar2’, ame-o ou odeie-o Queridos leitores, temos uma nova polarização em andamento. E não é na política! O primeiro “Avatar”, de James Cameron, foi considerado

Aos queridos leitores

Com meu poema de Ano Novo favorito, desejo que, em 2023, se realize tudo aquilo no qual depositamos nossa esperança.                                           Brígida De Poli ESPERANÇA

A melhor série de todos os tempos

A melhor série de todos os tempos Como bem sabem os leitores da coluna, além de cinéfila sou uma voraz consumidora de séries. Sou capaz