Portal Making Of

Jovem Pan News domina a CBN Floripa

Mesmo trocando de localização no FM e abandonando o AM, a CBN Floripa 90,3 Mhz está totalmente dominada em audiência pela Jovem Pan News, conforme o levantamento do Ibope de novembro a janeiro de 2023.

Na programação matinal, por exemplo, a Pan tem o dobro ou mais de audiência. Porém, os números reveladores da liderança estão entre meio-dia e duas horas da tarde. Ao meio-dia, a Pan tem 2,4  vezes mais pontos e, às 13 horas, na competição entre debates esportivos, o domínico ainda é maior: 8.809 ouvintes por minuto diante de 2.773.

 

O que há com o Debate Diário?

No ano em que completa 25 anos de existência, o Debate Diário definha. O programa que era referência no rádio esportivo deixou de satisfazer tanto quanto antes. Mais do que a concorrência da Pan, o programa da CBN perde consistência por falta de conteúdo relevante. Há um problema visível de pauta e falta de debate, pois diante da proposta da coordenação os integrantes passam horas conversando sobre as prováveis escalações dos times. Ou respondendo perguntas banais.

Sobre isso, concorda o ex-coordenador da CBN, Carlos Alberto Ferreira, que escreveu no Twitter na semana passada: “Mais uma semana desgastante de análise das escalações de Alex Souza e Cristóvão nos espaços esportivos das rádios da capital. A ausência de pautas nos programas é algo a estudar”.

Será que terão humildade para isso?

 

Ainda o carnaval

Os bastidores do carnaval de Florianópolis renderam assunto durante toda a semana que se passou nas redes sociais, desde a falta de estrutura suficiente para atender os foliões à pancadaria da Polícia Militar. O assunto foi tratado neste Portal nas colunas de Anselmo Prada (aqui) e Janine Alves (aqui).

Uma coisa ficou clara: aquilo que se viu na tela das TVs não foi exatamente o que ocorreu nos bastidores. Houve uma visível intenção de esconder os problemas e enaltecer as festividades sobre o ponto de vista das autoridades.

Querer que o carnaval de Floripa continue tendo ainda mais destaque também deveria ser analisar o que deu errado para não acontecer de novo. Colocar a sujeira debaixo do tapete nunca foi a melhor solução.

 

Vazamento

Reprodução

Leaks é o termo inglês que significa vazamento de informações. Há grandes casos de repercussão internacional, como o WikiLeaks de Julian Assenge, que vazou documentos militares norte-americanos sobre a guerra do Afeganistão e o proporcionado por Edward Snowden, que vazou dados sobre espionagem sobre pessoas praticados por americanos e ingleses.

Aqui, guardadas as devidas proporções, tivemos um caso significativo de vazamento de um inquérito que corre em segredo de justiça chamado “Operação Mensageiro”. Coube à NSC e em especial ao comentarista Ânderson Silva o privilégio de abordar em primeiro lugar o maior esquema de corrupção da história catarinense, segundo diz o Ministério Público, envolvendo por enquanto sete prefeituras e a Serrana Engenharia de Joinville.

Depois da divulgação de parte do inquérito, uma juíza determinou que não sejam citados os dois principais envolvidos no pagamento da propina. Os nomes já foram divulgados e caberia agora adaptar um pouco a rigidez que impede a divulgação de informações durante o inquérito à necessidade de informação do público. Afinal, são sete prefeitos presos, por enquanto, e não dá mais para tapar o sol com a peneira.

 

Internet

Continua em debate no congresso norte-americano um caso que envolve o Google, visando a responsabilizar o provedor de internet sobre o conteúdo que publica. Se a lei for aprovada, tornando jurisprudência, há cálculos que certos provedores e sites, entre eles o wikipedia, dificilmente irão sobreviver.

A dificuldade maior é como será possível que eles avaliem o que seus usuários publicam. Existirá um algoritmo que resolva essa situação, o mesmo que hoje já nos monitora, nos indica textos e produtos, mediante qualquer inocente consulta?

 

“Né… Aí”

Repórteres, supostamente profissionais, continuam derrapando nos textos ao vivo, exagerando nos insuportáveis “né….aí…”

Seria bom dar uma olhada nesta sugestão que a coluna encontrou no instagram de Sonia Campos, que já foi repórter de TV e que gosta de dar sugestões aos seus leitores sobre como falar em público.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Campanha eleitoral não empolga no início

Como sempre o interesse pela campanha eleitoral começa mínimo, os analistas atuam com a devida cautela porque faltam elementos de avaliação: sem uma pesquisa eleitoral

O telejornalismo faz de conta

Uma das profissões mais facilitadas neste momento do telejornalismo é a chefia de reportagem. Não em todas as redações, é verdade, pode ser que o

Comentaristas amadores

Até certa parte da cobertura da Olimpíadas, a presença de inúmeros comentaristas amadores, ex-atletas, foi um diferencial positivo para a Globo e os canais SporTV.

A não notícia está no ar

Que existe uma nova maneira de ler e apreciar o que é notícia, já estamos sabendo diante do gigantismo das redes sociais e dos vários

Nossa Olimpíada de poucas vitórias

O colega Paulo Brito calculou em um texto da semana passada que 100 milhões de reais são destinados ao investimento em esporte, extraídos de verba

Notas olímpicas

É irresistível – para quem tem tempo – ficar diante da TV e anotar os erros e equívocos do time de microfone. Até a coluna

Os vacilos na TV e Celine Dion

Se houvesse alguma crítica a longa cerimônia de abertura, como se diversas partes não se completassem, ou como se algumas alegorias e danças demorassem demais,

Influencers, longe de mim

Deus me livre e guarde dos influencers é o que peço todo dia, mas está cada vez mais difícil ficar longe deles. Para começar, são