Portal Making Of

Ministério Público de SC investiga aprovação de lei de internação involuntária em Florianópolis

O Ministério Público de Santa Catarina – MPSC anunciou a instauração de um inquérito civil para investigar a aprovação da polêmica lei de internação involuntária pela Câmara Municipal de Florianópolis. O MPSC determinou um prazo de 10 dias para que o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis informe sobre a fase de tramitação do Projeto de Internação Involuntária, bem como, se tal projeto é aplicável para crianças e adolescentes (menores de 18 anos).

Sob o título de “internação humanizada”, o Projeto de Lei 19044/2024 foi aprovado em primeira votação pelo legislativo municipal, com a proposta de implementar medidas mais empáticas para lidar com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Contudo, a medida trouxe à tona sérias inconsistências com a legislação nacional, principalmente no que tange às internações compulsórias e aos direitos individuais garantidos pela Constituição Federal.

O projeto carece de embasamento legal adequado. Ignora procedimentos legais fundamentais, tais como avaliação médica e decisão judicial prévias à internação compulsória. Além disso, não assegura o devido processo legal e a proteção dos direitos individuais dos pacientes, deixando lacunas significativas quanto às responsabilidades e penalidades para casos de internação sem consentimento ou desrespeito aos procedimentos legais.

É importante ressaltar que a competência do município para legislar sobre questões locais não pode, em hipótese alguma, infringir preceitos constitucionais e a legislação federal. Portanto, o projeto de lei se torna passível de impugnação judicial caso seja considerado incompatível com a legislação em vigor.

A medida do MPSC reflete a necessidade de garantir que quaisquer legislações aprovadas estejam conforme os princípios constitucionais e os direitos individuais dos cidadãos, evitando assim possíveis abusos e violações de direitos.

O desenrolar deste inquérito civil será acompanhado de perto pela população e por diversos setores da sociedade, que aguardam por respostas claras e medidas que garantam a proteção dos direitos dos cidadãos, sem abdicar da preocupação com o bem-estar daqueles que mais necessitam de amparo e cuidado.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A volta da Carestia!

A carestia nada mais é que a elevação de preço acima do valor habitual, que leva à escassez de determinado produto e ao encarecimento do custo de vida. Para quem pensa que a comparação pode ser exagerada uma referência importante: a inflação teve alta rec

Iludidos na rede

Os algoritmos das redes sociais não diferencia o que é verdadeiro ou falso, por isso segue fazendo vítimas entre os mais fanáticos defensores das resenhas negacionistas.

Projetos Vencedores

Projetos Vencedores! Serão beneficiados pela SCGÁS os projetos Socioambientais “Promovendo a Biodiversidade e a Educação Ambiental do Loteamento Margem Esquerda” e o “Comunidade Brincar”

Mulheres do Nosso Bairro

A crise levou empregos, negócios, oportunidades — e, como se não bastasse, trouxe para perto o fantasma da violência doméstica. Sim, o cenário é difícil. Mas a força feminina é muito maior! Mulheres Mulheres do Nosso Bairro é um projeto que acelera talen