Portal Making Of

O que indicam os números do Ibope

Foto: Reprodução/Freepik

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana passada. É provável que a próxima pesquisa, que vai contemplar os meses de janeiro-fevereiro-março seja mais definidora.

E o que mostram os números? Que a CBN não é mais a líder absoluta, perdendo em vários horários para a Jovem Pan News.

Dois segmentos chamam a atenção: das 9 às 11 h e das 16 às 17 h. Neles, a emissora da NSC usa nomes fortes da TV – Raphael Faraco e Ânderson Silva, mas perde para a Pan, corroborando uma tese da coluna de que não há garantia de transferência de audiência.

Cada um tem que se fazer valer pelo conteúdo no meio em que atua.

 

 

Razões da queda

Outros motivos pelos quais a CBN patina:

– excesso de futebol, nos horários citados anteriormente;

– falta de conteúdo e agilidade jornalística. Muitaconversa e opinião, em detrimento do rítmo;

– falta de sentimento de presença nas ruas. As “reportagens” são feitas do estúdio, por produtores e âncoras;

– excesso de textos tirados da internet, alguns lidos por profissionais não familiarizados com o meio rádio.

 

 

Mau cheiro

A greve patrocinado pelo Sintrasem, que voltou a impactar na coleta do lixo, foi tema constante na mídia durante toda a semana.

Da maneira geral, a imprensa interpretou a irritação da comunidade e buscou fechar as informações acerca do incêndio do caminhão de lixo em Jurerê.

Já se sabe que o carro que os bandidos usaram foi alugado por uma diretora do sindicato, cujo nome vai ser conhecido em breve. Falta identificar os dois incendiários, para os quais se espera puniçao exemplar.

 

 

Editorial ND

Quem mais avançou ao retratar a inconformidade com a geve foi o jornal Notícias do Dia, que publicou o editorial dia 15, com o título “Sintrasem: sindicalismo ou banditismo?”

Disse o jornal que “há muito que a ação do Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis) vem sendo questionado pela sociedade, por descumprir ordens judiciais, fazer greves ilegais em prejuízo dos moradores e dos cofres públicos.”

Leia aqui o editorial na íntegra.

 

 

Fake

A greve também uma grande barrigada do blog SC em Cena, ao noticiar equivocadamente o nome da diretora do Sitrasem responsável pelo aluguel do carro. Houve retratação, mas a “notícia” já tinha circulado.

Confira aqui a retratação.

 

 

Previsão equivocada

Fazer previsões em futebol é muito arriscado, por causa das variáveis que envolvem os jogos. Nesse aspecto, o comentarista da NSC, Rodrigo Faraco pisou na bola ao garantir a classificação do Figueirense.

A web não perdoou a falha na adivinhação, que é um dos mais importantes do estado.

Vejam o que ele disse antes do jogo de sábado passado:

 

 

Paixão laranja

Minha admiração pela tempestade laranja vem da copa de 1974, com este time, que nos bateu em Gelsenkirchen, por dois a zero, gols de Neeskens e Cuijff. Melhor do que laranja só vi em campo, ao vivo a seleção brasileira penta em 2002.

 

Marcão

Foto: Arquivo Pessoal

A morte de Marco Antônio Pereira ontem, 17, em Porto Alegre, encerrou a carreira de um grande narrador de futebol.

Uma voz poderosa que brilhou no rádio gaúcho, com quem eu tive prazer de trabalhar em várias oportunidades. Um dos melhores do Brasil.

#RIP Marcão

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A eliminação de Boninho

A demissão de Boninho na sexta-feira 13, dia da semana em que as grandes empresas demitem funcionários graduados para esvaziar a repercussão no fim-de-semana, inaugurou

Overdose eleitoral

Ainda faltam trinta dias para o primeiro turno das eleições de 2024 e nossos ouvidos já estão saturados de campanha eleitoral. Há um acúmulo de

O Twitter nosso de cada dia

O Twitter com certeza não é fundamental em nossas vidas, mas a falta dele deixa um vácuo para quem é assíduo nas redes sociais. E

Campanha eleitoral não empolga no início

Como sempre o interesse pela campanha eleitoral começa mínimo, os analistas atuam com a devida cautela porque faltam elementos de avaliação: sem uma pesquisa eleitoral

O telejornalismo faz de conta

Uma das profissões mais facilitadas neste momento do telejornalismo é a chefia de reportagem. Não em todas as redações, é verdade, pode ser que o

Comentaristas amadores

Até certa parte da cobertura da Olimpíadas, a presença de inúmeros comentaristas amadores, ex-atletas, foi um diferencial positivo para a Globo e os canais SporTV.

A não notícia está no ar

Que existe uma nova maneira de ler e apreciar o que é notícia, já estamos sabendo diante do gigantismo das redes sociais e dos vários

Nossa Olimpíada de poucas vitórias

O colega Paulo Brito calculou em um texto da semana passada que 100 milhões de reais são destinados ao investimento em esporte, extraídos de verba

Notas olímpicas

É irresistível – para quem tem tempo – ficar diante da TV e anotar os erros e equívocos do time de microfone. Até a coluna