Portal Making Of

Plano Diretor para inglês ver?

Foto: Discussão do Plano Diretor no Centro de Eventos / Crédito: Divulgação.
Foto: Discussão do Plano Diretor no Centro de Eventos / Crédito: Divulgação.

A expressão “para inglês ver” define bem a participação popular na discussão do novo Plano Diretor de Florianópolis. A proposta de que a discussão fosse participativa, levou a Prefeitura a promover audiências públicas em vários cantos dessa belíssima Capital, mas o tom democrático era um, mas a vontade de ouvir e incorporar as sugestões era outra, ou pelo menos parecia ser. No início da semana, a última e derradeira sessão para fechar a proposta do Plano Diretor começou às 16h, mas entrou madrugada adentro. Mais de 100 inscritos, dos quais, quase a totalidade, teceram críticas à proposta.

A lição aprendida é que a velha política ainda administra para poucos interesses e ouvir a população está longe da democracia que dizem defender. Um plano participativo e com a colaboração de gente competente, instituições representativas, órgãos, fundações, centros de pesquisa com  competência técnica, e que conhecem a fundo as leis, o planejamento urbano, o meio ambiente, soluções de mobilidade urbana e as peculiaridades de uma ilha seria de bom tom e de grande valia para o que se espera da Florianópolis do futuro.

Que a última audiência tenha a cara de primeira e que caia a ficha da atual gestão e do Prefeito Topázio da Silveira: se quiser entrar para a história tem que honrar a qualidade de vida de todos os manezinhos de norte a sul, leste a oeste da ilha, não adiante verticalizar a cidade se vai afogar a população em congestionamentos. Não há que ter pressa, mas sim ter vontade política para fazer um Plano Diretor bem feito.

No dia 20/08, a partir das 13h com transmissão ao vivo pela TV Câmara, vai acontecer a abertura do ciclo de debates no âmbito do Conselho da Cidade. O evento contará com a abertura de um chat para colher dúvidas e sugestões da população e até lá o que fica é o gosto amargo de quem tem muito a dizer.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A força do setor de eventos

Dados da Associação Brasileira de Promotores de Eventos – Abrape apontam o setor de eventos como uma das molas propulsoras para a retomada da economia

Saída pela porta da frente

Gean Loureiro deixa a Prefeitura de Florianópolis depois de 5 anos e 4 meses de trabalho, com o propósito de concorrer ao Governo do Estado.

Saia da sua bolha

O primeiro grande evento presencial em Santa Catarina após as restrições impostas pela pandemia é direcionado ao fomento do empreendedorismo.

Empreendedorismo a todo vapor

No pódio. São Paulo (1ª) e Florianópolis (2ª) continuam sendo as duas melhores cidades para empreender do Brasil segundo o índice de cidades empreendedoras da

Bloqueio de telemarketing!

Você se sente incomodado com as constantes ligações que recebe, especialmente aquelas que só chamam e quando você atende não há ninguém do outro lado?

Crédito: Asaas_Retratos_by_GusBenke

Emprego em alta

Santa Catarina está entre os três Estados que mais geraram empregos na área de tecnologia no país, ficando atrás apenas de São Paulo (54,4 mil) e Minas Gerais (12,3 mil)

Vilões da Inflação

Política de preços da Petrobras, dólar, aumento do Preço do Internacional do Barril do Petróleo ou a Guerra Russia X Ucrânia?

A Volta dos Espetáculos

Dos impactos da pandemia no segmento de shows e eventos ao primeiro evento oficial com público nos teatros estaduais do Estado.

Arte e Empreendedorismo no Morro da Mariquinha

No Morro da Mariquinha está a maior Galeria de Arte Urbana de Santa Catarina e a 4ª maior do Brasil e agora mais uma ação do Projeto Cidade Invisíveis promove ação para desenvolver o empreendedorismo na comunidade.

De olho no futuro

De olho no futuro! Destaque em energia limpa, incentivo a projetos ambientais, cooperação em TI e jovens inovadores.

Universidade em dose tripla

165 Pesquisadores da UFSC entre os melhores da América Latina, destaque entre os Brics e tecnologia inédita.

Certificação inédita

Empreendimento em Florianópolis recebe o inédito selo internacional de qualidade ambiental

Nuvem de poeira!

Estiagem, crise hídrica, aumento do preço da energia e agora uma nuvem de poeira que atingiu uma das áreas mais ricas e desmatadas do país, mesmo assim a relação entre o meio ambiente e a economia ainda passa longe das discussões sobre o futuro do sistema