Portal Making Of

Planos de saúde! Sem cobertura…

Foto/crédito: Pixabay

Um aumento de 15% nos planos de saúde cai como uma bomba no bolso do consumidor e,  paralelamente a isso, o Superior Tribunal de Justiça – STJ decide a favor do rol taxativo mitigado (lista máxima de procedimentos) desobrigando as operadoras de saúde a cobrir os tratamentos que estão fora da lista da Agência  Nacional de Saúde Suplementar – ANS. No rol da ANS constam mais de 3,7 mil procedimentos, mas ficam de fora tratamentos importantes e os planos poderão negar-se a realizar tratamentos, realizar cirurgias, cobrir exames ou a fornecer medicamentos.

A decisão entrou em vigor no dia 08 de junho (quarta-feira) e afeta a vida de 49 milhões de usuários de planos de saúde, que poderão ter o acesso a tratamentos negados pelas operadoras mesmo com respaldo jurídico. Para o Instituto de defesa do consumidor a decisão quanto a mudança no caráter do rol é um imensurável retrocesso aos direitos conquistados há mais de 20 anos.

Contragolpe. Para especialistas, a mudança na decisão da justiça é fruto de um “lobby” das operadoras de saúde visando maior previsibilidade dos gastos. No entanto, o Senador Randolfo Rodrigues (Rede Sustentabilidade/Amapá) informou, por meio das redes sociais, sobre o projeto de lei de sua autoria – PL 396/22 que tramita no Senado Federal. O PL foi apresentado em fevereiro de 2022 com o objetivo de garantir aos usuários de planos de saúde todos os procedimentos e tratamentos necessários e se opõem à decisão do STJ. Lembrando que o Código de Defesa do Consumidor – CDC afirma que o consumidor é a parte vulnerável da relação de consumo, mas na prática quando se trata de um problema de saúde essa vulnerabilidade torna-se perversa.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Sem crise

Sem crise! Os resultados de Santa Catarina confirmam os bons ventos que sopram sobre o mercado imobiliário.

Compra por impulso ou planejada?

O planejamento das compras pode evitar a compra por impulso e o peso do arrependimento no bolso. Até porque não necessariamente a oferta anunciada é uma oferta de fato. Veja algumas dicas para planejar as compras e evitar arrependimentos no link a seguir:

Bomba armada

Furar o teto de gastos públicos, dar calote a credores e pedalada fiscal num só movimento.

Linha de frente

Conheça as Instituições catarinenses e programas de inovação que estão entre os melhores do Brasil no link a seguir.

Estado vegetativo

Vacinação em massa e a queda no número de mortes por Covid-19 são fortes evidências do controle da pandemia, mesmo assim os ataques a ciência e a vacina persistem.

Saída estratégica

Saída estratégica. Com a mudança na oferta de capital no mercado brasileiro de M&A, a saída antecipada tem se tornado uma tendência cada vez mais

Você sabe quais os impactos do novo Plano Diretor de Florianópolis?

Nesta segunda (24) as 16H o novo Plano Diretor vai ser votado na Câmara Municipal, mas qual o respaldo técnico e legal do documento? A construção civil vai acelerar, mas como estará o trânsito, o saneamento básico, coleta de lixo, fornecimento de água e energia, etc.?

O outro lado da moeda

Durante sua viagem oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a predominância do dólar nas transações comerciais e propôs a criação de uma moeda única para as transações entre os países que compõem o bloco do Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mas quais as vantagens dessa proposta?

Um Plano Diretor inconstitucional para Florianópolis?

O plano diretor proposto pela Prefeitura de Florianópolis contém trechos inconstitucionais, representando um retrocesso na construção da cidade inteligente. Se aprovado pelos vereadores, qual será a validade deste documento?

Um Plano Diretor “goela abaixo”

Documento aponta pelo menos 25 inconstitucionalidades aparentes na proposta para o novo Plano Diretor de Florianópolis. Veja a lista completa na Coluna de Janine Alves

Presente de Grego para Florianópolis

Os vereadores capricharam no presente de grego para os 350 anos de Florianópolis e aprovaram o Plano Diretor por 19 votos a favor, 4 contra… Na Coluna de Janine Alves