Portal Making Of

Projetos de Lei em votação no Congresso para conter o aumento de preços dos combustíveis

Foto: Pixabay

Fundo de Estabilização. Enquanto o governo anuncia mais um aumento na gasolina, no diesel e no gás, no Congresso tramita o Projeto de Lei-PL que desvincula o preço do petróleo do dólar e alivia a inflação. Segundo a Agência Brasil o PL 1.472/2021 cria o Fundo de Estabilização e visa usar os recursos deste para evitar que os efeitos das constantes mudanças no preço do petróleo e demais variáveis que afetam o valor dos combustíveis sejam sentidos diretamente nos postos de gasolina. O PL estabelece diretrizes da política de preços na venda de combustíveis e derivados do petróleo, como proteção dos interesses do consumidor; redução da vulnerabilidade externa; estímulo à utilização da capacidade instalada das refinarias; modicidade de preços internos e redução da volatilidade de preços internos. O projeto estipula também que os preços dos combustíveis derivados de petróleo praticados no país tenham como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação. O projeto de lei é de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE).

ICMS e auxílio gás. Outro projeto que tramita no Congresso também segundo a Agência Brasil é o Projeto de Lei Complementar – PLP 11/2020 que propõe a simplificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em todo o país, instituindo a chamada “monofasia”, ou seja, a cobrança do imposto em apenas uma fase da cadeia produtiva. Atualmente, o ICMS sobre combustíveis varia de estado para estado e é calculado em toda a cadeia de distribuição e sobre um preço médio na bomba. O PLP propõe que o tributo tenha valor fixo em reais, por litro de combustível, em vez de ser cobrado como uma porcentagem sobre o preço final do produto. O projeto inclui ainda aumento no valor do auxílio gás, revendo a legislação que o criou e ampliando seu público para 11 milhões de famílias em 2022. Seria o dobro de sua meta de atendimento em relação aos valores originalmente aprovados na lei orçamentária anual. Para custear a ampliação, Prates estima que será preciso dobrar o orçamento do programa, incluindo mais R$1,9 bilhão.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Foto/crédito: Pixabay

Destaques da semana: notas econômicas

Cuidados primários. Cuidados primários. Empresa investe em clínica de atenção primária e reduz custos em saúde. Mudança relativamente simples na maneira de oferecer atendimento em

Foto: Imposto de Renda / Crédito: Pixabay

Amigos do leão e os fatos que marcaram a semana

Imposto de renda solidário, Copa do Mundo à vista, mensalidade escolar nas alturas, financiamento antidemocrático, nova equipe econômica, entre outras notícias que esquentaram a semana. Leia na coluna de Janine Alves

Foto: Manifestantes em frente ao 63º Batalhão do Exército em Florianópolis / Crédito: imagem internet.

A voz que vem das ruas!

Os “manifestantes” acreditam que as eleições foram fraudadas e estão lutando pela liberdade e a democracia. Mas o que eles querem e o que de fato estão pedindo?

Foto: Manifestantes bolsonaristas em São Miguel do Oeste - SC / Crédito: internet

Qual país queremos ter?

O que as manifestações nas ruas dizem sobre o país que queremos ter? O que é dito e o que de fato está sendo reivindicado

Catarinenses em Lisboa

O grupo, organizado pelo Startup SC, projeto do Sebrae de Santa Catarina, utilizou o evento como uma alavanca para criação de parcerias e expansão global.

Detector de mentiras já!

Mentir para o mercado e aos olhos dos investidores é dar um tiro na credibilidade do país. Os investidores estão bem informados, tem assessores competentes e a verdade está a um clique de distância e mesmo assim ele insiste em fazer isso. Quer saber quem?

Charlatanismo insano

A eleição de 2018 dividiu o país e a pandemia aumentou o abismo entre os dois lados de forma insana, pois também fez crescer as notícias falsas para dar respaldo à pautas absurdas. Veja como você pode ter sido enganado por um charlatão no link:

Sem crise

Sem crise! Os resultados de Santa Catarina confirmam os bons ventos que sopram sobre o mercado imobiliário.

Compra por impulso ou planejada?

O planejamento das compras pode evitar a compra por impulso e o peso do arrependimento no bolso. Até porque não necessariamente a oferta anunciada é uma oferta de fato. Veja algumas dicas para planejar as compras e evitar arrependimentos no link a seguir:

Bomba armada

Furar o teto de gastos públicos, dar calote a credores e pedalada fiscal num só movimento.

Estado vegetativo

Vacinação em massa e a queda no número de mortes por Covid-19 são fortes evidências do controle da pandemia, mesmo assim os ataques a ciência e a vacina persistem.