Portal Making Of

Riscos da desindexação do salário mínimo, aposentadorias e pensões

sem dinheiro, bolsos vazios
Foto / Crédito: Pixabay

O que pode  acontecer com o salário mínimo, aposentadorias e pensões se não houver a garantia de reajuste anual pela inflação:

O salário mínimo, aposentadorias e pensões não serão reajustados pela inflação a partir de 2023. A medida está nos planos do atual Governo e foi confirmada por Paulo Guedes, Ministro da Economia. O problema é que perto das eleições pode ser um tiro no pé do eleitor e eleitora cuja renda e o poder aquisitivo dependem destes aumentos. Mesmo tentando desmentir a notícia, Bolsonaro confirmou a desindexação em entrevista ao podcast Inteligência Ltda.

O que isso significa? Desindexar os reajustes do salário mínimo, aposentadorias e pensões da inflação implica em não oferecer garantia de aumento, muito a possibilidade de aumento real. Consequentemente, o salário mínimo, aposentadorias e pensões podem perder poder aquisitivo ao longo dos próximos anos, achatando ainda mais o poder de compra da população, além de servir de freio ao consumo e, consequentemente, ao crescimento da economia.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Construção em ritmo acelerado

Crescimento, fusão e projetos personalizados são as apostas para conquistar novas fatias de mercado na construção civil.

Tempo de “vacas magras”

O consumo de carne caiu 5% em 2020 passando para 36 kg por pessoa. Esse é o menor nível desde 2008. Trata-se também do 4º ano seguido de queda. Entenda porque o consumo está caindo:

Certificação inédita

Empreendimento em Florianópolis recebe o inédito selo internacional de qualidade ambiental

A política também é para empresários?

O empresário Luciano Hang, dono das redes de lojas Havan, entrou com força na política, mas até que ponto isso fez bem para os negócios dele ou para o país só o tempo vai dizer. Em compensação, os reflexos do depoimento na CPI da Covid-19 surpreendem até

Nuvem de poeira!

Estiagem, crise hídrica, aumento do preço da energia e agora uma nuvem de poeira que atingiu uma das áreas mais ricas e desmatadas do país, mesmo assim a relação entre o meio ambiente e a economia ainda passa longe das discussões sobre o futuro do sistema

SOS Santa Catarina

O setor produtivo catarinense está fazendo campanha para chamar atenção do Governo para as necessidades urgentes das rodovias. Será que isso significa que as reuniões regadas a um bom coffee break ou a um menu incrementado para apresentação de planos de g