Portal Making Of

Temática da inclusão no Baiacu de Alguém

Neste ano, o peixe símbolo que já vestiu vários temas, veste um dos mais importantes: a inclusão na cultura. O “Baiacu acolhedor” receberá todos os foliões em sua sede na segunda-feira de Carnaval, no dia 12. A festa começa às 19h e vai até 2h da madrugada de terça-feira.

“Neste ano estamos abordando uma temática muito sensível que é a questão da acessibilidade na cultura, que é para democratizar a inclusão de pessoas com deficiência em todos os espaços. É um tema muito forte e estamos esperando a presença de todos para festejarmos com muito amor e consciência”, comenta Daniela Ribeiro Schneider, coordenadora do bloco.

O enredo que inspirou a composição do samba 2024 sobre a acessibilidade é a inclusão dos PCDs (pessoas com deficiência), é um tema imprescindível. A melodia e a letra foram lindamente compostas de forma coletiva pelos músicos parceiros do Baiacu de Alguém: Álvaro Carioca, Denise de Castro, João Carlos Corrêa, Jackson Cardoso e Wagner Segura.

O evento de Carnaval do Baiacu de Alguém não é referência à toa. Com um espaço fechado e seguro para o público curtir uma noite tranquila e sem preocupações, a festa conta com muita música boa com as tradicionais marchinhas e sambas de raiz, com excelentes músicos parceiros e a Banda Batutas do Baiacu, regida pelo mestre Wagner Segura. Dentro do espaço, haverá comidas e bebidas à venda.

Você sabe como surgiu o Baiacu de Alguém?

O Bloco “Baiacu de Alguém” surgiu no carnaval de 1992, quando um grupo de amigos resolveu buscar uma solução coletiva e divertida para participar no carnaval de rua de Florianópolis e que não fosse aquela tradicional brincadeira dos blocos de sujos – homens vestidos de mulher, algumas poucas mulheres vestidas de homem e o resto da multidão só assistindo.

A solução foi rápida: “Vamos fazer um bloco de carnaval para se misturar na multidão do desfile dos blocos de sábado. Mas qual nome dar ao bloco? Algo que seja da ilha, mas que não seja muito formal. Carnaval exige um pouco de criatividade e de gozação. Depois de muitas ideias no ar, alguém sugeriu o baiacu, peixe muito comum nas nossas águas e totalmente desprezado, já que não é bom para comer, sendo que todos que o pescam jogam-no fora. Mas ‘baiacu de quem?’. Já que tem o ‘Bacalhau do Batata’ lá em Recife, o ‘Berbigão do Boca’ aqui em Floripa. Será de qualquer um, de ninguém, enfim, será o ‘Baiacu de Alguém'”. E assim, criaram uma camiseta verde limão, o que tornou o Bloco chamativo e visível à distância.

*****

*****

Aula com o ele!

Magno Dutra, conhecido professor de dança da Capital, que ganhou projeção nacional ao formar a dupla Magnitta com a cantora Anitta na “Dança dos Famosos” do Faustão, em 2014, dará duas aulas gratuitas de FitDance no festival Prêmio Desterro, neste mês: uma, às 13h do dia 17; outra, às 19h do dia 24. Inscrições serão aceitas somente nos dias das aulas, no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura, onde todos os cursos do evento ocorrerão.

*****

Celebrando

Mauricio Tschumi Leão e a esposa, Fernanda Ponciano, comemoram um aninho da pequena e fofa Sofia com festa em Jurerê. (Foto RMC)

*****

De Palhoça para Miami

Os holofotes se voltam para o mundo náutico e social enquanto os irmãos José A. Galizio Neto e Luiz Henrique Galizio, gerentes de pós-vendas e qualidade da Sessa Marine, preparam-se para uma viagem especial. Na próxima segunda-feira (12), eles estarão em Miami para um encontro exclusivo com Vanderlei Palhano, à frente da recém-inaugurada operação Sessa Marine US. O motivo desta celebração? As prestigiadas embarcações F42 e F48 (foto), produzidas no estaleiro em Palhoça, Santa Catarina, farão sua estreia no Miami Boat Show.

Este momento único não apenas celebra a excelência brasileira na indústria náutica, mas também marca um capítulo memorável na história da Sessa Marine, enquanto ela conquista os corações e olhares dos apaixonados por luxo e elegância.

*****

Para curtir o carnaval de Santo Antônio

Conhecida como uma celebração que vai além das fronteiras temporais, conectando-nos profundamente com as ricas raízes culturais açorianas, Santo Antônio de Lisboa também promove uma grande festa de carnaval há mais de 20 anos. A localidade famosa por ser um dos lugares mais belos, históricos e que preservam a cultura açoriana em Florianópolis, tem a data de suas festas confirmada entre os dias 9 a 13 de fevereiro, com entrada gratuita.

Entre os destaques da programação desta edição estão Dazaranha e Samba Aí, Zawajus, Amandah Amâncio. Serão cinco dias de festa com opções para toda família. O bloco Gambá Xeiroso, as marchinhas e os trios elétricos também são presenças confirmadas. Para quem gosta de um maior conforto e comodidade, há opções de camarotes privados, o Balança Mas Não Cai e Santo Camarote.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Oscar dos Eventos

Eugênio Neto está sorrindo à toa! Sua empresa, que há quase 30 anos fornece iluminação, sonorização, projeção, projetos e, mais recentemente, locação de painéis de led para

Um encontro icônico e histórico

Degustação histórica na Villa Francioni marcou o último domingo (17) com a visita dos primeiros enólogos da vinícola – Gustavo Gonzales, da vinícola Robert Mondavi