Portal Making Of

Um novo ano letivo de experiências e transformações

[ad_1]

Um novo ano letivo de experiências e transformações

Foto: Reprodução/Pixabay

Por Mariana Datria Schulze*

As lembranças que uma escola proporciona são uma constante nas mais diversas histórias de vida. Sejam elas boas, não tão saudosas ou ainda formadas a partir do fato da ausência do acesso à educação, falar deste espaço, a qualquer tempo, é resguardar um patrimônio inestimável.

Talvez esse seja o motivo de a preparação para o início do ano letivo ser, pelos olhares dos pais e pelas mães que observam suas crianças, seus adolescentes e jovens adultos, um momento nostálgico — quem sabe até com uma pitada fantasiosa.

É um retorno a cenas, cores, cheiros, rotinas, personagens que habitaram esse período de suas vidas e que ainda fazem parte, de uma forma ou de outra.

Podemos pensar que décadas e gerações se encontram em alguns breves segundos. De um lado, se percebe aquilo que foi ou poderia ter sido vivenciado, desejam e festejam as conquistas da mesma forma que sentem o peso dos desafios e dos esforços que são impostos.

Por outro, se vê a frente de tantas possibilidades, se entusiasmam com as impressões que receberam e se preocupam com as que deixarão aos pares, se imaginam e constroem seus horizontes mais amplos e mais distantes.

E esse encontro, tão mágico e potente, é assustador e inquietante para ambos os lados, afinal, são expectativas e medos com dimensões nem sempre nítidas.

Contudo, se for possível uma sugestão, lembrem-se que essas marcas, todas elas, as que abrem sorrisos e as que apertam o coração, fizeram e fazem parte do que você é.

Permitir que isso seja sentido e compreendido por quem está na trajetória é tomar uma posição de cumplicidade e de esperança para a responsabilidade que envolvem a construção de memórias daqueles e daquelas que, daqui alguns anos, contarão as suas versões das cenas, das cores e dos cheiros.

 

*Mariana Datria Schulze é psicóloga e colaboradora do Conselho Regional de Psicologia de SC

 

[ad_2]

Source link

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Só faltou Onyx definir o partido

[ad_1] DIVULGAÇÃO/FECAM Ministro Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), que é deputado federal pelo DEM do vizinho Rio Grande do Sul e pré-candidato a governador, deu

O vai e vem das redes

[ad_1] Foto: Pixabay Num passado longínquo, mas não muito remoto, foi o Orkut que se fragmentou e se desfez. A “ferramenta de conexões” se tornou

Farofa Presidencial

[ad_1] Foto: Internet (print de vídeo) Muita gente sonhou em acabar com a corrupção no Brasil e com essa intenção declarada mais de 57 milhões

Saiba onde assistir à cerimônia de abertura

[ad_1] WANDER ROBERTO/ANOC-DIVULGAÇÃO A cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno 2022 acontece nesta sexta-feira, 4, às 9h (horário de Brasília), na cidade de Pequim.

Boletim atualizado do coronavírus em SC

[ad_1] O Governo do Estado informou que há 1.477.548 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 1.388.721 estão recuperados e 68.137 continuam em

LADO B DA PESCARIA

Procurar um lugar não visitado para uma pescaria esportiva, contando com a sorte e bom humor. Assim tem sido boa parte da vida do casal Carlos Henrique Iotti e Anna Tscherdantzew.

25 ANOS DO FAM

Está chegando mais um Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).

BELEZA LIMPA

Uma mulher radiante por natureza, com delicadeza nas atitudes e forte nos propósitos.

FABULA NA PANDEMIA

Estar no lugar certo no momento certo, quem já não leu ou ouviu essa frase.

O VOO DA ÁGUIA

Primeiro ele fez uma provocação sobre o amor, propondo que todo mundo manifeste sua forma de amar, do jeito que sente e por quem sente.