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sexta-feira, 20 maio, 2022

A MELHOR – MAIS UMA VEZ

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A MELHOR – MAIS UMA VEZ
Bodega Zuccardi/Divulgação

O que faz de uma vinícola um local inesquecível? A paisagem? A arquitetura do local? O vinho? O World´s 50 Best, concurso que colhe a opinião de jornalistas, enólogos, sommeliers e profissionais de turismo, mostra que é tudo isso – e um pouco mais. A última edição reconheceu a argentina Zuccardi como a melhor vinícola do planeta. É a terceira vez consecutiva que a bodega recebe o reconhecimento.

A arquitetura é um dos grandes diferenciais do prédio. Inaugurada em 2016 a estrutura é apresentada como uma “homenagem à montanha que define o clima e o solo da região”. O prédio foi construído com pedras calcárias da propriedade.




Bodega Zuccardi/Divulgação

O projeto dos arquitetos Tom Hughes, Fernando Raganato e Eugenia Mora procurou atender dois requisitos básicos: ser um edifício funcional para atender às necessidades do processo de vinificação e, agregar ainda mais valor turístico ao local que já possui uma paisagem imponente. O restaurante e espaço de degustação, por exemplo, tem como cenário a Cordilheira dos Andes (acima). O prédio tem três andares que foram pensados de maneira a otimizar a produção e, de sobra, encantar o visitante. O vídeo produzido pela própria Zuccardi, ilustra melhor a beleza do prédio e do entorno da vinícola.

Além da Zuccardi, outras 13 vinícolas da Argentina, Chile e Uruguai, figuram na lista das 50 melhores do mundo: a uruguaia Bodega Garzón está na 4ª. colocação; a também argentina Catena Zapata em 7º, e a chilena Viña Vik, na 8ª. A relação completa você pode acompanhar neste link.

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DESCAMINHO

 
PRF/Divulgação

Por falar em vinho argentino o portal de notícias G1 fez um levantamento das apreensões de vinho realizadas de janeiro a setembro deste ano em Santa Catarina. Pelos cálculos do site, com base em informações da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal, foram recolhidas mais de 200 mil garrafas que entraram ilegalmente no país. O produto, que teria como destino mercados como Balneário Camboriú, Florianópolis, Curitiba e São Paulo, acaba transformado em álcool gel.   

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CENOGRÁFICO

 
Muma/Divulgação

Um móvel perfeito para quem é apaixonado por um bom whisky. A proposta é da Muma, uma fabricante de móveis de Pernambuco, para marcar os 200 anos da Johnnie Walker. Além da cadeira com um toque industrial, há bancos e capas de almofada que valorizam a logomarca do cavaleiro andante. As peças podem ser encontradas nas lojas de Recife, São Paulo e também pelo e-commerce da empresa.

A comemoração dos 200 anos da marca de whisky mais vendida no mundo, iniciou no ano passado com o lançamento de séries especiais de whisky. Um deles, o famoso Blue Label, ganhou uma embalagem especial com ilustrações que mostrar a história da família Walker.

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ACHOCOLATADO E SUSTENTÁVEL

  
Macallan/Divulgação

Já a The Macallan se uniu ao chef confeiteiro espanhol Jordi Roca, para produzir um whisky especial. A embalagem do Harmony Collection Rich Cacao (foto) é totalmente biodegradável e foi elaborada com subprodutos do cacau e outros ingredientes usados na fabricação de chocolate. Neste fim de semana a Whisky Advocate fez uma análise do single malt e ressaltou as marcantes notas de chocolate que tornam possível harmonizar o whisky até com doces. A garrafa está sendo vendido por aproximadamente US$ 160.

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CINCO ANOS

 
Hemmer/Divulgação

Tradicional fabricante de molhos, temperos e conservas, a blumenauense Hemmer comemorou na última semana – de maneira discreta – os cinco anos da linha de cervejas. A linha foi concebida em 2016 para complementar a linha de produtos da empresa, que já possuía um portfólio amplo de produtos e uma estrutura de vendas e distribuição muito bem articulada. A produção ficou à cargo da cervejaria Blumenau, com supervisão do sommelier Eli Junior.

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RUMO À EQUIDADE

Já a Heineken usou as redes sociais nos últimos dias para discutir a “masculidade saudável”. O vídeo publicado no dia 14 exibe colaboradores da empresa que discutem o assunto com um psicólogo.

Segundo a cervejaria, o conteúdo é um convite à reflexão, e mais um passo rumo à equidade dentro e fora da empresa. “Por meio de nosso poder de transformar e contribuir para uma sociedade com comportamentos mais saudáveis, incentivamos conversas abertas sobre temas sensíveis”, diz o material enviado à imprensa.

Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
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