A destilaria catarinense Kalvelage conquistou mais um prêmio internacional: double gold no San Francisco World Spirits Competition. A competição de destilados criada em 1980 é a segunda mais antiga do mundo e, na edição deste ano, reuniu 5.500 amostras em 31 categorias, como vodka, gin, cachaça e uísque.
O ouro duplo é o prêmio mais cobiçado de concursos como o SFWS. Na prática, depois de receber as medalhas de ouro na competição, os ganhadores passam por uma nova avaliação onde é escolhida a melhor bebida do concurso.

A coluna visitou a loja de fábrica da Kalvelage em Blumenau há alguns dias e um dos sócios, Maurício, disse que o whisky catarinense foi idealizado para competir em condição de igualdade (ou superioridade) com marcas já consagradas do segmento como Red Label, Ballantine´s Finest e White Horse.
Desde a fundação, em 2012, a destilaria criada por ele e o irmão Marcos já recebeu mais de 28 prêmios internacionais com o whisky, gin e vodka produzidos em Santa Catarina.
COLECIONÁVEL

A multinacional Diageo está promovendo mais uma ação de Johnnie Walker Black Label. Influenciadores estão recebendo uma caixa de whisky…. vazia.
Na prática é um convite para uma ação exclusiva – dia 13/07 – para o lançamento de uma edição limitada, para colecionadores, com rótulo produzido pelo artista Nunca, em homenagem à cidade de São Paulo.
A coluna apurou que a coleção Keep Walking City é uma parceria com a Air-Ink, marca que captura carbono do ar poluído para produzir uma tinta especial.E que se trata de uma ação já realizada em cidades como Nova Delhi, Varsóvia, Bangkok, Istambul e Madri e Cidade do México (foto), todas muito poluídas, à exemplo de São Paulo.
AND THE WINNER IS…

A curitibana Vitória Kurihara, do Duz Gastronomia, foi a vencedora da etapa brasileira do World Class 2023 – maior competição de coquetelaria do mundo, também promovida pela Diageo.
A final mundial do concurso será em São Paulo, de 25 a 28 de setembro. Além de aproveitar a oportunidade para divulgar seus produtos, a multinacional já antecipou que durante o World Class vai realizar palestras e cursos para clientes, bartenders e toda a indústria de bebidas.
ON THE BOAT

Por falar em coquetelaria, o Butter Farhart volta a zarpar de Hamburgo, descendo um trecho do rio Elba. A experiência de cinco horas tem como destaques DJs e bartenders alemães e portugueses. A ideia: um sunset à bordo, com drinks, música e diversão. E em uma embarcação icônica: o MS Tonne, construído em 1960. Esse tipo de ferry boat é comum na região de Hamburgo e também em Lisboa, para onde foi exportado na década de 1970.
Uma das organizadoras do evento é a Gin Sul (destilaria Alemanha, mas com alma lusitana), e da qual a coluna e fã.
CONDO ZÉ

A AmBev está lançando uma rede de geladeiras inteligentes do Zé Delivery. A iniciativa, chamada Zé Express, é focada em condomínios residenciais.
Para abrir a geladeira e se servir, o consumidor precisa escanear um QR Code e fazer um cadastro. Os produtos retirados são reconhecidos automaticamente e cobrados no cartão de crédito cadastrado no sistema.
A empresa começaa operação por São Paulo, com 50 unidades da geladeira, e prevê a expansão por meio de franquias. O investimento deve ficar entre R$ 10 mil e R$ 15 mil por unidade.
RAINEKENZINHA

Junho marcou o início de uma campanha mundial da Heineken que brinca com a forma como os consumidores consomem, nomeiam ou soletram o nome da cerveja.
O filme bem-humorado mostra consumidores colocando gelo no copo ou tomando a cerveja com canudinho, apresenta pronúncias e grafias inusitadas como Aineken, e conta até com a participação do ex-piloto de Fórmula 1, Mika Hakkinen, por motivos óbvios.
A campanha vai usar redes sociais e até os veículos da empresa para mostrar as diferentes formas com que a marca é nominada, mundo afora.