19.1 C
fpolis
19.1 C
fpolis
quarta-feira, 29 novembro, 2023

TROPICÁLIA

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Últimas notícias

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração de drinks tendo Johnnie Walker Black Label como ingrediente principal.

O paranaense Ariel Todeschini foi o melhor entre os concorrentes das Américas do Sul e Central. O drink elaborado por ele se chama Um Pé no Brasil (foto) e tem uma pegada bem tropical: leva 40 ml de Black, 30 ml de vinho oloroso, cordial de jabuticaba e tangerina. Lembrando que o cordial é um xarope de açúcar, muito usado por bartenders (o vídeo mostra como prepará-lo, lembrando que, no caso, é preciso o limão do vídeo por jabuticaba e tangerina).

Caso tenha interesse em testar o drink, saiba que o preparo é muito simples: junte todos os ingredientes em um copo com bastante gelo e agite. Coe e transfira para um copo baixo, com gelo. Decore com raspas de tangerina.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ariel (de pé, à esquerda) recebeu como prêmio uma viagem para a Escócia junto com os outros três vencedores. E com direito a experiências promovidas pela Johnnie Walker. Ao todo a disputa envolveu mais de 200 concorrentes, de 47 países.

 

OUTRO PRÊMIO 

Foto: Divulgação/Amitié

Quem também está comemorando é a vinícola gaúcha Amitié, cujo Viognier recebeu medalha de ouro no Decanter World Wine Awards, um dos mais influentes concursos de vinhos do mundo. Esta é a primeira vez que um vinho brasileiro elaborado com esta variedade de uva conquista o reconhecimento. O outro ouro brasileiro na DWWA foi o Syrah da Vinícola Ferreira, produzido na Serra da Mantiqueira (divisa de SP, MG e RJ).

A catarinense Thera, de Bom Retiro, levou três medalhas de bronze: com o Chardonnay, Pinot Noir e o espumante Auguri Brut, elaborado com 80% de Cahrdonnay e 20% de Pinot Noir. A relação com os demais brasileiros premiados está disponível nesse link.

 

 

MADE IN MEXICO 

Foto: Divulgação/Pernod Ricard

O cantor Lenny Kravitz é o garoto propaganda do Nocheluna Sotol, lançamento da Pernod Ricard em parceria com a mexicana Casa Lumbre. O produto, que inaugura uma nova categoria de bebidas, recebeu recentemente um registro de patente do Instituto Mexicano de Propriedade Industrial.

Foto: Divulgação/Pernod Ricard

No material de divulgação a Pernod Ricard descreve o sotol como uma bebida “autêntica e profundamente enraizada com um perfil de sabor distinto”. Também reforça características como “equilíbrio suave e sofisticado de ervas silvestres, frutas secas de caroço, caramelo, mel, mineralidade profunda e lenha de carvalho”. O lançamento global começou pelos mercados norte-americano e europeu.

O sotol tem certa semelhança com a tequila ou mezcal, mas é produzido com a ágave da espécie Dasylirion wheeleri que é cozida, fermentada e depois destilada. A planta é encontrada apenas em regiões desérticas dos estados Chihuahua, Coahuila e Durango.

 

AMPLIANDO MERCADO

Foto: Divulgação/Yvy

Outra parceria importante foi anunciada pela Yvy e AmBev. O fundo de investimentos da multinacional garantiu a estreia da AmBev no segmento de gins, e vai permitir acelerar a destilaria mineira. Um dos benefícios da parceria é que os gins, vodka e bebidas prontas para o consumo da Yvy vão chegar a todas regiões do país por meio da estrutura de distribuição da AmBev e também dos aplicativos Bees e Zé Delivery.

A coluna é fã da Yvy e já falou da destilaria em outras oportunidades, destacando aspectos como a inovação no uso de ingredientes e em embalagens, além do reconhecimento em concursos internacionais.

 

Avatar photo
Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Conselho de Ética da Câmara de Florianópolis se reúne para apurar o caso Maikon Costa

Durante toda a manhã de terça-feira, 28, aconteceu mais uma reunião da Comissão de Ética da Câmara de Vereadores...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }