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quarta-feira, 29 novembro, 2023

BEBIDA TECH

Beck´s/Divulgação
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Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e a cervejaria Barossa Valley Brewing) criaram a cerveja “AI²PA” usando inteligência artificial do início do fim do projeto.

A experiência foi em 2021. A IA analisou 260 mil receitas e elaborou 200 mil receitas inéditas. A formulação final foi escolhida a partir de 60 características e das considerações de avaliadores de concursos e consumidores.

Barossa Valley/Divulgação

 

A lata (que lembra um pouco a estética do filme Matrix ) possui um QR Code que permite ao consumidor indicar suas percepções (foto). Os dados alimentam a IA que leva em conta as novas opiniões para calibrar a produção em busca da bebida perfeita.

Na mesma linha, a Beck´s, tradicional cerveja alemã, criou uma edição comemorativa de 150 anos usando essa ferramenta digital em todas as etapas de desenvolvimento: da receita, passando pelo conceito e até da campanha de marketing.

Reprodução/Internet

Após avaliar milhões de combinações possíveis, a inteligência artificial chegou a uma “receita perfeita” de fermento, malte, água e lúpulo. Em paralelo, definiu o nome (Autonomus), um manifesto e o slogan da bebida (“A cerveja que se faz sozinha”). Outra ferramenta de inteligência artificial (MIdjourney) foi usada para elaboração do logotipo e o design da lata (foto).

Para finalizar, um prompt permitiu construir automaticamente o site e ainda desenvolveu toda campanha publicitária, com posteres, outdoors, anúncios de mídia social e até roteiro para vídeo e spot de rádio, além da estratégia a ser utilizada por influenciadores.

 

AMARGOR E AGEÍSMO 

Beck´s/Divulgação

Ainda sobre novidades no meio cervejeiro, a Beck’s (novamente ela) lançou uma campanha voltada para o público 70+. A ação de marketing pretende provocar uma reflexão sobre o etarismo e aproveita como gancho o fato de que pessoas mais idosas perdem um pouco da sensibilidade ao amargor.

“Quando entendemos que a idade pode estar alterando a percepção do amargor do nosso produto, decidimos criar uma versão para garantir que a experiência de sabor de Beck’s entre as idades seja a mesma” conta a head de marketing, Lara Azevedo.

 O material de divulgação não informa qual o nível de amargor da bebida, mas ao que tudo indica a receita passa dos 20 para 25 IBU´s (International Bitter Unit, que pode ser traduzido como Unidade Internacional de Amargor)

A cerveja não será comercializada. Vai estar disponível apenas em alguns eventos para o público de 70 anos ou mais.

 

PRA FECHAR

O London Spirits Competition (LSC), concurso britânico que premia os melhores destilados do mundo, anunciou no fim de abril os resultados da sua edição de 2023. Cerca de 2 mil marcas, de 80 países, participaram das disputas. O gin representou quase um terço das amostras inscritas.

Maso que mais chamou atenção foram as bebidas com pouco ou nenhum teor alcoólico. A categoria segue em alta, impulsionada por uma geração jovem, que adota um estilo de vida mais saudável.

“A maneira como eles imitam os destilados alcoólicos é impressionante”, analisa Matteo Torresin, chefe de bar no Dorchester Hotel.

Também em Londres, está sendo realizado neste momento o Decanter World Wine Awards. O concurso é um dos mais prestigiados do mundo. E, nesta edição, teve a inscrição de 143 vinhos brasileiros – mais que o dobro da edição passada. A relação dos premiados sai oficialmente em junho.

 

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Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
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