Portal Making Of

A Volta dos Espetáculos

A Volta dos Espetáculos
Cia Trupe Toe noprimeiro evento oficial com público nos teatros estaduais de SC.

Os impactos de pandemia sobre o setor de cultura e eventos é imensurável, especialmente para quem sentiu na pele a perda da fonte de renda do dia para a noite. O fechamento de estabelecimentos comerciais, teatro, cinema, cancelamento de shows, turnês, eventos corporativos, casamentos, festas de aniversário, etc., por conta das regras sanitárias tiveram impactos diretos na classe artística, musical e de organização de eventos, porém é inquestionável que as medidas foram necessárias para conter o avanço do coronavírus pelo mundo. Muitas pessoas e empresas se reinventaram, porém outros não. Muito dos prejuízos terão que ser mitigados por alguns anos. Ninguém para de trabalhar de repente sem que isso não afete a vida financeira, emocional ou as relações.

 

O estudo “O que o Brasil ouve” do Ecad mostra o impacto da pandemia no segmento de shows e eventos, um dos primeiros que foi obrigado a parar e possivelmente um dos últimos que irá retornar à normalidade. O levantamento aponta que durante todo o ano de 2020, a quantidade de shows e eventos realizados no país apresentou uma queda de mais de 80% comparado a 2019, quando foram registrados mais de 83 mil espetáculos e eventos por todo o país. No ano passado, foram apenas 15 mil apresentações, com a grande maioria realizada ainda no primeiro trimestre, antes de decretada a pandemia. Nos seis primeiros meses de 2021, por exemplo, o segmento de Shows sofreu um forte impacto, apresentando uma queda significativa de mais de 75% no valor do repasse na distribuição de direitos autorais em comparação com o primeiro semestre de 2020. A situação atingiu quem estava na frente dos palcos, mas também uma legião de trabalhadores que atuam nos bastidores, logística e organização desses eventos.

 

A expectativa do setor é grande para o retorno a normalidade é grande, mas ainda está ligada ao avanço da vacinação contra Covid-19 e o controle da pandemia. Mesmo assim e com restrições, aconteceu o primeiro evento oficial com público nos teatros estaduais do Estado. Com a plateia presencial autorizada, seguindo as regras sanitárias, o espetáculo de sapateado “Se não agora, quando?”, com apresentação e inteira concepção da Cia Trupe Toe aconteceu no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

 

O espetáculo durou apenas 60 minutos, mas a sensação de ver os artistas no palco e ouvir novamente os aplausos, mesmo com a plateia reduzida por conta das restrições, traz esperança a quem viu o mundo das artes e eventos desabar durante a pandemia. Quem é contra a vacina, aposta contra o setor de cultura e eventos. Quem incentiva o esclarecimento da população e pede a vacinação em massa é aliado do setor, da saúde pública e da economia. Que os aplausos se intensifiquem na mesma proporção da imunização da população com a vacina contra a Covid-19.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Desenrola Brasil

Endividamento & inadimplência. O Governo Federal prepara programa para renegociação de dívidas. Conheça o perfil dos endividados e as armadilhas que levam ao endividamento na Coluna de Janine Alves

Folião não é bandido

Após dois longos anos sem a festa mais popular do planeta, o carnaval de Florianópolis proporcionou momentos de grande alegria, mas como nem tudo são

Boas práticas e os destaques da semana

Consolidação do ESG. Conforme a consultoria International Data Corporation (IDC) na esfera ambiental, haverá um incremento em atividades e práticas voltadas à eficiência energética, ao

Suas ideias continuam vivas

Em reunião com reitores das universidades federais em janeiro, Lula falou sobre Luiz Carlos Cancellier, ex-reitor da UFSC: “Esse homem se matou pela pressão de

Tudo em um só lugar

  Tudo em um só lugar. Seguindo uma tendência nacional, os shoppings hoje são muito mais do que um espaço de compras. O Floripa Shopping,

A revolução do microcrédito

Instituição microfinanças sediada em Lages transforma a vida de mais de 279 mil pessoas e ganha holofote internacional. Leia na Coluna de Janine Alves

Catarinenses em Lisboa

O grupo, organizado pelo Startup SC, projeto do Sebrae de Santa Catarina, utilizou o evento como uma alavanca para criação de parcerias e expansão global.

Detector de mentiras já!

Mentir para o mercado e aos olhos dos investidores é dar um tiro na credibilidade do país. Os investidores estão bem informados, tem assessores competentes e a verdade está a um clique de distância e mesmo assim ele insiste em fazer isso. Quer saber quem?

Charlatanismo insano

A eleição de 2018 dividiu o país e a pandemia aumentou o abismo entre os dois lados de forma insana, pois também fez crescer as notícias falsas para dar respaldo à pautas absurdas. Veja como você pode ter sido enganado por um charlatão no link:

Sem crise

Sem crise! Os resultados de Santa Catarina confirmam os bons ventos que sopram sobre o mercado imobiliário.

Compra por impulso ou planejada?

O planejamento das compras pode evitar a compra por impulso e o peso do arrependimento no bolso. Até porque não necessariamente a oferta anunciada é uma oferta de fato. Veja algumas dicas para planejar as compras e evitar arrependimentos no link a seguir:

Estado vegetativo

Vacinação em massa e a queda no número de mortes por Covid-19 são fortes evidências do controle da pandemia, mesmo assim os ataques a ciência e a vacina persistem.