Portal Making Of

ANTI RESSACA

ANTI RESSACA
ONE MORE DRINK/Divulgação

A coluna costuma apresentar lançamentos no mercado de bebidas alcoólicas, mas novidades que ajudem a amenizar os indesejados efeitos de uma ressaca também merecem espaço e destaque.

Um desses lançamentos nem é tão novo assim. Foi criado em 2017, só que ainda não se popularizou em Santa Catarina. O One More (foto) foi a primeira bebida da categoria (balance drink) produzida no Brasil e combinou uma série de ingredientes que prometem hidratar, aumentar a concentração, diminuir a fadiga muscular e (claro) a ressaca do consumidor.

Desenvolvida por um grupo de jovens empresários paulistas, a bebida tem cara de energético, mas – ao contrário dos energéticos – não leva açúcar e estimulantes artificiais como a taurina. Na fórmula extratos naturais de chá branco e guaraná (com propriedades estimulantes e antioxidantes), minerais (que hidratam e equilibram o PH do sangue) e vitaminas do complexo B (que protegem o sistema nervoso, aparelho gastrointestinal e fígado). Quem ficou curioso pode pedir pela internet.

________________

 

PELADÕES


Norman’s Coach & Horses/Reprodução

Um dos mais tradicionais pubs da capital inglesa, o Coach & Horses, tem chamado a atenção de curiosos e da mídia há alguns meses não pela bebida ou o ambiente, mas por uma concessão curiosa: começou a permitir que seus clientes tirem a roupa antes de tomar uma cerveja.

O pub funciona desde 2006, mas a ideia de incentivar o nudismo surgiu por conta de uma disputa comercial. A cervejaria Fullers´s, dona do prédio, pediu a devolução do imóvel e, para ajudar o atual locatário, amigos decidiram montar um calendário com pessoas nuas para arrecadar fundos para o pub. A partir daí a história só ganhou corpo.

A prefeitura de Londres autorizou o funcionamento do pub, mas sob outro enquadramento legal: “espaço de diversão para adultos”. Alastair Choat, dono do polêmico pub, diz que a repercussão tem sido boa para os negócios mas que, após alguns minutos no local, “ninguém liga para a nudez”.

________________

 

NA EXPECTATIVA

Sommelier blumenauense Douglas Merlo pode ser o primeiro brasileiro a ser reconhecido em um dos mais concorridos – e famosos – festivais de cerveja caseira do planeta. A premiação do National Homebrewer Competition (NHC) ocorre neste sábado. A competição começou com mais de nove mil amostras de cerveja e restam mil e quinhentas ainda na disputa. Duas delas são de Merlo, que passou com honras pela fase eliminatória.

________________

 

BYE BYE ALCOHOL


Novatec/Divulgação

O leitor/internauta já se perguntou o que é feito com os milhões de litros de vinho, vodka, whisky e outras bebidas alcoólicas que entram no país de maneira clandestina – vindas especialmente do Paraguai? Alguns lotes raros e caros são leiloados pela Receita Federal. Mas a maioria destes produtos são realmente descartados. Ou melhor: transformados. Nove delegacias da Receita Federal do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso destinam bebidas apreendidas para a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) em Guarapuava.

Desde 2008 professores e estudantes dos cursos de farmácia, química e administração usam a matéria-prima para produção de álcool líquido ou gel. São mais de 90 toneladas de liquido/ano, que são novamente destiladas e transformadas em 11 toneladas de álcool de limpeza.  O material é usado pela própria instituição e doado para escolas e outros órgãos públicos.

O laboratório que coordena o trabalho diz que, sem essa transformação, as bebidas seriam descartadas em aterros sanitários, podendo contaminar fontes de água. E destina até as embalagens para associações que atuam com reciclagem. 

________________

 

EDUCAÇÃO

Excelente opção para quem mora na Grande Florianópolis e pretende iniciar no mundo dos vinhos. A Wine & Spirits Education Trust, uma das principais escolas do mundo, realiza um curso para aspirantes a sommelier. O WSET1 (primeiro de uma série de cursos de formação) ocorre neste sábado (29) na Enoteca Decanter.

As inscrições são somente pela internet (aqui).

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

É O FIM DO BARMAN?

Se depender da maquininha da foto, o trabalho de barman/mixologista, pode estar com os dias contados

TOP 10

Tem cerveja brasileira na lista das mais consumidas do mundo

SELF SERVICE

Olha que ideia bacana. Um hotel inglês adotou uma solução inusitada para evitar as longas filas no bar no início do inverno Europeu

MELHOR QUE CREME DE BELEZA

Sabe o termo “conservado em álcool”? Pois a brincadeira pode ter um fundo de verdade

MITO

Cerveja e eleição. A combinação anda rendendo bons resultados para um trio de empreendedores gaúchos

GORJETA MAIS CARA

Se você costuma jantar fora, ou simplesmente tomar um drink num lugar bacana, preste atenção na trilha sonora

O GIM NOSSO DE CADA DIA

O consumo da bebida vem crescendo significativamente desde 2016 e chegou a 1,8 milhão de litros no país só no ano passado

O MELHOR DO MUNDO

Um bourbon produzido no estado de Kentucky foi considerado o melhor do mundo pelo World Whisky of the Year

AD AETERNUM

Por Jefferson Douglas da Silva