Portal Making Of

Emprego em alta

Crédito: Asaas_Retratos_by_GusBenke

Santa Catarina está entre os três Estados que mais geraram empregos na área de tecnologia no país, ficando atrás apenas de São Paulo (54,4 mil) e Minas Gerais (12,3 mil)

Os dados do Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostraram que o setor tecnológico de Santa Catarina criou 10,3 mil vagas em 2021; terceiro melhor desempenho do país.Os resultados representam um salto em relação ao ano anterior e a expectativa é que a demanda por profissionais qualificados nessa área continue crescendo nos próximos anos.  O desempenho representa um salto em relação ao saldo de 2020, quando foram contabilizados 2,5 mil novos postos com carteira assinada na área de tecnologia catarinense.

De acordo com Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE, o setor deve continuar aquecido. “A pandemia acelerou ainda mais a transformação digital em todos os setores da economia, além de proporcionar a adoção massiva do home office e a explosão de serviços online, demandando cada vez mais soluções de tecnologia da informação. E são os profissionais dessa área que constroem, melhoram e dão suporte ao uso dos softwares. Portanto, a expectativa é que a demanda por esses talentos siga em crescimento exponencial nos próximos anos”, explica.

      • Entre as atividades econômicas com maior número de contratações no ano passado no estado, destacam-se as atividades dos serviços de TI, prestação de serviços de TI, reparação e manutenção, telecomunicações e pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, foram criadas 122 mil novas vagas na área de tecnologia em 2021.

Um exemplo da geração de empregos no setor de tecnologia é o Asaas, fintech de Joinville, que oferece serviços de conta digital para empresas por meio de uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações, que praticamente triplicou o seu número de colaboradores, saltando de 184 para 488 em 2021. Considerada umas das candidatas à unicórnio em 2022 pela plataforma de inovação Distrito, a startup  teve um crescimento de 94% no faturamento e 79% nos usuários em 2021. Para este ano, a expectativa é abrir novas vagas principalmente na área de Tecnologia, nas equipes de Engenharia e de Produto.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A política também é para empresários?

O empresário Luciano Hang, dono das redes de lojas Havan, entrou com força na política, mas até que ponto isso fez bem para os negócios dele ou para o país só o tempo vai dizer. Em compensação, os reflexos do depoimento na CPI da Covid-19 surpreendem até

Nuvem de poeira!

Estiagem, crise hídrica, aumento do preço da energia e agora uma nuvem de poeira que atingiu uma das áreas mais ricas e desmatadas do país, mesmo assim a relação entre o meio ambiente e a economia ainda passa longe das discussões sobre o futuro do sistema

SOS Santa Catarina

O setor produtivo catarinense está fazendo campanha para chamar atenção do Governo para as necessidades urgentes das rodovias. Será que isso significa que as reuniões regadas a um bom coffee break ou a um menu incrementado para apresentação de planos de g