22.6 C
fpolis
22.6 C
fpolis
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

EXPERIÊNCIAS VINÍCOLAS

Valduga/Divulgação
Últimas notícias

Vinícola Valduga, de Bento Gonçalves, investiu pesado em uma estrutura para encantar o consumidor. Batizado de Famiglia Valduga Experience o novo espaço é mais que uma loja que oferece produtos da Casa Valduga, Casa Madeira, Cervejaria Leopoldina, Domno Wines, Ponto Nero Espumantes e Vinotage Cosméticos. É um espaço para degustações, jantares harmonizados, palestras, e educação dos consumidores.

“Aqui eles (os consumidores) têm a oportunidade de mergulhar no nosso universo e conhecer de perto a essência da Famiglia Valduga”, afirma Eduardo Valduga, Diretor do Grupo.

Valduga/Divulgação

O diferencial do espaço é a estrutura para a orientação sensorial dos consumidores. Uma das mesas (Alquimia), explica como é o processo de elaboração do vinho, compreendendo conceitos como o brix da uva, tipos de barricas e o efeito que promovem no vinho, além dos cristais de bitartarato (aqueles cristais que aparecem eventualmente nas rolhas). A outra mesa (Roda de Aromas), apresenta as notas aromáticas primárias, secundárias e terciárias que aparecem no vinho, ensinando ou ajudando a exercitar a memória olfativa de cada consumidor.

O FV Experience fica na rua Herny Hugo Dreher, 349 em Bento Gonçalves e funciona todos os dias das 16h às 22h. O Whats para tirar dúvidas é o (054) 99245-9772.

 

MAIS EXPERIÊNCIAS

World Of Wine/Divulgação

Em Portugal um megaempreendimento vinícola também promove experiências sensoriais e aprendizado. O World of Wine Porto (foto), também chamado de Disneylandia do Vinho, tem 55 mil m² de área construída e conta com 7 museus, 12 restaurantes e bares, uma escola de vinho, lojas temáticas, espaço para exposições e outro para eventos e entretenimento. O local fica na zona histórica de Vila Nova de Gaia, na margem sul do rio Douro e de frente para a cidade do Porto.

Entre as atrações o The Wine Experience, que mostra como é o processo de fabricação de vinhos; o Planet Cork, sobre a indústria da cortiça; e o Porto Region Across The Ages, primeiro e único museu sobre a história da região do Porto. O complexo conta ainda com um museu dedicado a fabricação do chocolate, e outro com uma gigantesca coleção de copos. A entrada é gratuita, mas é preciso pagar pelas experiências, como museus, atividades na escola do vinho, eventos e exposições além, é claro, do consumo nos bares e restaurantes.

Reprodução Redes Sociais

Na Califórnia, outra experiência vinícola bem diferente. A Sadle Rock, criou o Malibu Wine Safari – um passeio que une degustação de vinhos com o contato com os animais da fazenda. Há mais de 30 anos os proprietários da vinícola acolhem animais que participaram de filmes de Hollywood e que podem mais trabalhar. O habitante mais famoso do santuário é a girafa Stanley, que participou do filme Se Beber, Não Case 3. Também há zebras, alpacas, camelos, búfalos e duzentos cavalos.

Depois de aprender sobre os vinhos e a história da propriedade, os visitantes partem para um passeio de jeep. Conhecem os 90 hectares de parreirais e, nas paradas, pode acariciar e alimentar os animais.

 

OS MELHORES

World Of Wine/Divulgação

O Brasil foi o grande vencedor do Brasil Wine Challenge 2022, que teve participantes de 15 países. Os vinhos nacionais somaram 6 medalhas Gran Ouro, 169 de Ouro e 10 de Prata. O segundo país a levar mais premiações foi o Chile, com 27 medalhas.

Os vinhos brasileiros melhor avaliados (Gran Oro) foram Colheita de Inverno Late Harvest 2021 (Casa Geraldo/MG), Castellamare Chardonnay Barricas 2019 (Vinícola São João/RS), Giuseppe Lovatel Rosé 2021 (Lovatel/RS), Gazzaro Espumante Brut Branco (Gazzaro/RS), Casa Pedrucci Espumante Millésime 2018 (Pedrucci/RS) e Settimana In Cantina Merlot 2020 (Vinícola Zanella/RS).

Starward Distillery/Divulgação

Um whisky australiano foi considerado o melhor do mundo pelos jurados do Global Spirits Masters (GSM). O Starward Tawny #2 (foto) é produzido na cidade de Melbourne. O diferencial é a maturação do whisky em barris que inicialmente acondicionaram vinho fortificado. As notas de degustação falam em notas de “carvalho tostado, uva passa, figo, laranja seca, açucar mascavo e noz-moscada”.

Eisenbahn/Divulgação

O catarinense Fabiano Ferreira da Cruz, de Xaxim, foi o vencedor do Mestre Cervejeiro Eisenbahn. Ele vai ter a receita da German Pils produzido em escala comercial pela cervejaria, além de ganhar uma viagem para a Alemanha. Na foto ele aparece ao lado do fundador da cervejaria, Juliano Mendes.

Lyannes/Divulgação

O Lyannes, de Londres, foi eleito o Melhor Bar do Mundo. O reconhecimento saiu na 16ª. edição anual do Spirited Award no Tales of the Cocktails, realizado em Nova Orleans, nos Estados Unidos. O ambiente, que fica no Sea Containers, um hotel 5 estrelas em South Bank, é sóbrio e elegante. Mas a premiação é mérito mesmo do trabalho criativo da equipe comandada pelo barman Ryan Chetiyawardana. O Lyaness também foi reconhecido na mesma premiação como o Melhor Bar de Hotel Internacional.

Avatar photo
Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
Mais notícias para você
Últimas notícias

MDB é o primeiro partido a oficializar o apoio à reeleição de Topázio Neto em Florianópolis

Em setembro de 2023 o MDB estadual organizou um grande encontro no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, para confirmar...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }