Portal Making Of

Facebook e Instagram removem 1 milhão de publicações falsas sobre covid

Facebook e Instagram removem 1 milhão de publicações falsas sobre covid
Pixabay

O Facebook e o Instagram informaram nesta quinta-feira, 11, que removeram mais de 1 milhão de posts, comentários e stories das plataformas no Brasil devido a desinformação sobre a Covid-19 desde o início da pandemia. Em todo o mundo foram 20 milhões de conteúdos removidos das plataformas.

Segundo a empresa, os conteúdos são excluídos quando podem colocar em risco a vida das pessoas, como declarações negando a existência da pandemia e anúncios de que a vacina causa morte.

O Facebook informou também que no Brasil, mais de 76 milhões de pessoas já acessaram a COVID-19: Central de Informações, um espaço dentro da plataforma para desmistificar boatos e fornecer dicas de prevenção da doença, além de materiais de apoio à saúde emocional.

“Nosso trabalho de combate à desinformação envolve ainda parcerias com agências independentes de verificação de fatos, para conteúdos falsos que não violam nossas políticas de danos no mundo offline. Quando um post é marcado como falso por uma agência de verificação de fatos parceira, seu alcance é reduzido de forma significativa, ou seja, menos pessoas encontrarão aquele conteúdo. Além disso, é adicionado um rótulo sobre a postagem para alertar aqueles que ainda assim virem o conteúdo marcado falso”, destaca a Meta, dona das redes sociais.

No Brasil, as parceiras são Agência Lupa, Aos Fatos, AFP e Estadão Verifica.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A tragédia de cada dia

Para quem costuma se atualizar com os fatos do momento, os últimos dias foram terríveis, com tragédias de grandes dimensões. Ao mesmo tempo, perdia-se o

Um passo adiante, dois passos atrás

É um momento bastante estranho para quem gosta de acompanhar as notícias pela TV a cabo. Esquecendo a gentileza, a mediocridade está no ar. A

De olho no debate

Quando um conteúdo de rádio ou tv está há muito tempo no ar e depende do desempenho de um grupo de pessoas, com certeza precisará

Advogados x jornalistas

Nem sempre advogados e jornalistas estão do mesmo lado quando se trata de informações relevantes, porque os objetivos são diferentes: os advogados buscam defender o

NSC monitora marketing pessoal

Há exatamente um mês, a repórter Lívia Torres foi demitida da Globo porque realizou um trabalho por fora, apresentando um evento da CBF, que acabou

Miguel

As notícias da morte de Miguel Livramento destacam o “maior ícone da imprensa esportiva catarinense”. No entanto, com todo esse crédito, estava fora da mídia