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FAZENDO O PRÓPRIO VINHO

FAZENDO O PRÓPRIO VINHO
Foto: Sebrae/Divulgação

Pequenas vinícolas do Rio Grande do Sul encontraram uma nova maneira de se diferenciar das grandes indústrias, atrair consumidores, e ainda faturar algum dinheiro com isso. Apoiadas pelo Sebrae algumas delas criaram programas em que recebem consumidores interessado em colocar a “mão na massa” e produzir o próprio vinho. A Faccin, que fica no Vale dos Vinhedos, oferece a possibilidade do participante acompanhar todas as etapas da vinificação, desde a colheita das uvas até o engarrafamento e rotulagem do produto. O grande diferencial deste projeto é aproposta de vinificação natural, em que a fermentação é feita de forma espontânea, apenas com as leveduras selvagens contidas nas cascas da própria uva. Justamente por isso o projeto foi batizado Meu Vinho Natureba.

Foto:Sebrae/Divulgação

A próxima turma de vinificação começa no dia 8 de fevereiro, com a colheita da uva para a elaboração de um vinho laranja. E segue ao longo do ano com mais dois encontros na vinícola. O investimento é de R$ 3,4 mil e dá direito a um acompanhante por encontro e três almoços com vinhos. Ao final, cada cotista leva para casa 50 garrafas do vinho que ajudou a produzir. As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do site da empresa.

A coluna já havia comentado em outubro passado sobre a popularização de projetos deste tipo. Na prática, vinificadores estão buscando o apoio de “cotistas” que ajudam a financiar lotes exclusivos, se envolvem em todo o processo de produção e, além de levar parte da produção pra casa, garantem uma experiência única – e boas histórias para contar.

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QUADRADO

Foto: GarçonWines/Divulgação

Se depender de uma empresa inglesa, a garrafa de vinho – como conhecemos – pode estar com os dias contados. A GarçonWines (que começou como uma empresa de entregas) decidiu redesenhar a garrafa (foto) de forma a facilitar a armazenagem e distribuição do produto.

Na prática a nova embalagem é plana e feita de plástico reciclável. Segundo a empresa, há inúmeras vantagens: é 87% mais leve que uma garrafa de vidro; ocupa só 40% do espaço de uma garrafa tradicional; e necessita menos papéis ou plásticos para protegê-la durante o transporte.

O produto já foi patenteado em 35 países e ganhou um prêmio de sustentabilidade em 2019. A aposta é que, se emplacar, o modelo pode ajudar a reduzir a emissão global de gás carbônico gerado na produção de 33 bilhões de garrafas fabricadas por ano, mundo afora.

 

Foto: GarçonWines/Divulgação

Segundo a empresa, a ideia surgiu para para facilitar a entrega de vinho, já que – com um formato mais compacto – a garrafa pode ser deixada na caixa de correio (foto). O cálculo é de que hoje as empresas de logística do Reino Unido tem um custo de R$ 8,7 bilhões por ano com entregas de vinho não realizadas.

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COCA-COLA NO PÁREO

Foto: Coca-Coca/Divulgação

Principal fabricante de refrigerantes do mundo, a Coca-Cola lançou há pouco mais de uma semana as primeiras bebidas alcoólicas da marca no Brasil. São três versões da Schweppes: Gin Tônica, Spritz e Vodka&Citrus, todas com 5% de teor alcoólico. As bebidas foram desenvolvidas no Centro de Inovação da Coca-Cola Brasil, inaugurado no Rio de Janeiro no ano passado, aproveitando o fato da Schweppes já ser muito conhecida no mundo da coquetelaria. As bebidas estão disponíveis por enquanto apenas na loja virtual da Coca-Cola e em algumas lojas de conveniência da rede AMPM na Grande São Paulo.

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STARTUP DA CACHAÇA

Arte: Internet/Reprodução

Imagine a dificuldade de uma pequena destilaria de cachaça para cortar e processar cana, e ainda cuidar dos processos de fermentação, destilação e armazenagem da bebida. Agora junte a essa equação a enorme burocracia brasileira com questões de legislação, tributação, emissão de notas fiscais… Isso sem contar com o desafio do marketing e vendas. Pois o que é dificuldade para muitos, virou oportunidade para uma startup mineira.

Criada por três estudantes universitários de Ouro Preto, a startup já atende 231 alambiques e monitora – no total –  4,7 milhões de litros da bebida em destilarias espalhadas por 13 estados. O Cachaça Gestor, como é chamado, captura e analisa dados dos processos dos alambiques, aponta falhas e ajuda planejar a produção e comercialização da bebida.O próximo passo do negócio vai ser articular a exportação de cachaças produzidas pelas destilarias.

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FESTIVAL DE CERVEJAS ÁCIDAS

Foto: Shutterstock/Reprodução

Curitiba vai sediar de 4 a 8 de fevereiro o primeiro Festival de Cervejas Sour da cidade. O estilo cervejeiro é conhecido pela acidez e refrescância. As opções estarão disponíveis com valores a partir de R$16 e entre os rótulos, o público poderá conhecer a Duchesse Chocolate Cherry, uma FlandersRed Ale, que foi considerada uma das melhores cervejas do festival SlowBrew de 2019; e a Tropical Blood, uma berlinerweisse da cervejaria Infected, de Santos, que conta com adição de frutas vermelhas e foi envelhecida em barris de carvalho.O evento é promovido pela We Are Bastards Pub.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

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DRINK NA CASQUINHA

Não se engane. Parece sorvete mas se trata de cerveja na casquinha.

DIVÓRCIO + VINHO = CONFUSÃO

Além da batalha na justiça pela custódia dos filhos, Angelina Jolie e Brad Pitt estão em pé de guerra pela da marca de vinho criada pelo casal.

CERVEJARIA HOMENAGEIA ‘DEUS’ DO FUTEBOL

Embora tenha decidido não patrocinar a Copa América no Brasil, a Ambev está assinando uma campanha publicitária que engaja o público argentino e, de quebra, faz uma homenagem a Don Diego Maradona

SANTA PAULINA

Famosa pelos vinhos coloniais que produz, a cidade de Nova Trento demonstra que pode passar a receber plantações comerciais de uvas finas como Chardonnay, Pinot Noir e Marselan.

CERVEJA LGBTI+

A The Brooklyn Brewery está trazendo para o Brasil a The Stonewall Inn IPA, que celebra a luta pelos direitos LGBTI+.

GOD SAVE THE QUEEN

Não satisfeita em produzir vinhos, espumantes e até gins com o selo da família real, a rainha Elizabeth está lançando uma marca de cervejas especiais.

ÁGUA NO CHOPE

A Oktoberfest de Munique, maior festa da cerveja do mundo foi novamente cancelada por conta da pandemia.

O VINHO DO PRESIDENTE

O presidente Jair Bolsonaro ganhou no último domingo (21), um vinho em sua homenagem.

DRINKS COM SABOR DO VERÃO

O Portal Making Of pediu ajuda dos profissionais do TAJ, famoso bar de Balneário Camboriú, para apresentar algumas opções diferentes.

NOVIDADES NO MERCADO

O ano começou com inúmeras novidades no mercado de bebidas. E mais: Fim de semana chegando e é hora de se programar para o que vem por aí.

O MELHOR DO ANO

Fim de ano já é tradição. Redes de TV, jornais e revistas costumam relacionar os principais fatos que marcaram o ano que se encerra

CORRENDO E BEBENDO

Imagine um Papai Noel vestido à caráter, correndo e – entre uma paradinha e outra – se hidratando com um belo copo de cerveja

CERVEJA EM CÁPSULA

Fabricante de eletrodomésticos LG também entrou no fantástico mundo da fabricação de cerveja

RECEITA SECRETA

Uma bebida secreta, feita à base de ervas, frutas e especiarias brasileiras é uma das novidades da temporada de verão do TAJ

LULA LÁ

Coluna mostrou no comecinho de novembro a iniciativa de empreendedores do Rio Grande do Sul que estão lucrando com uma cerveja em homenagem ao presidente eleito Jair Bolsonaro

CAPELA DO VINHO

Grossas portas de madeira, vitrais com imagens sacras, um altar e uma grande cruz na parede