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quarta-feira, 29 junho, 2022

LOTE ESGOTADO

Leopoldina/Divulgação
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Cervejaria gaúcha Leopoldina mal colocou à venda sua premiada English Barley Wine e o estoque inicial se esgotou no e-commerce da empresa – apesar dos salgados R$ 500 do pré-lançamento.

A grande procura se justifica. Foram produzidas apenas 2 mil garrafas da bebida que mereceu Medalha de Ouro no Concurso Brasileiro da Cerveja, Brasil Beer Cup e Brussels Bier Challenge. Envelhecida por 36 meses em barris de carvalho da vinícola da família, a Valduga, a cerveja é licorosa, com características que remetem a um vinho do Porto ou Marsala. São 14% ABV, quase o triplo do teor alcoólico de uma tradicional e leve Pilsen. A receita foi elaborada em parceria com o sommelier catarinense Douglas Merlo, juiz de eventos cervejeiros internacionais.

Outro motivo do sucesso é a garrafa de 700 ml, que é primorosa (foto). Além do design surpreendente, tem detalhes em metal o que tornam a embalagem objeto de desejo de colecionadores. A empresa não informou sobre a produção de novos lotes da bebida.

 

AQUISIÇÃO

Holzbier/Reprodução Instagram

Cervejaria Holzbier, de Fraiburgo, fez um importante movimento para ampliar a produção e firmar pé no Vale do Itajaí, um dos maiores mercados produtores/consumidores do Estado. Adquiriu a Hersig, de Timbó. O valor do negócio não foi informado, mas a aquisição deve aumentar a produção da Holzbier em 20%. O próximo passo, informa a empresa, vai ser participar da Oktoberfest 2022.

A Holzbier foi fundada em 2018 pelos irmãos João e Rafael Kirchhoff e produz em Fraiburgo, 8 estilos de cervejas que são comercializadas principalmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.

 

DESCONECTANDO EM 3, 2, 1…

Heineken iniciou esta semana uma campanha mundial, que destaca a importância de equilibrar trabalho e vida pessoal. “The Closer” é um abridor de garrafas que, ao abrir a cerveja, fecha todos os aplicativos de trabalho.

“Como marca, sempre defendemos a criação de momentos de compartilhamento com outras pessoas. Como os limites entre trabalho e tempo pessoal, antes rígidos, agora estão se desfazendo rapidamente após a pandemia da Covid-19, queremos estimular uma conversa sobre a importância de resistir às pressões sociais para estar em um estado constante de trabalho e incentivar os profissionais do mundo todo a voltar a priorizar a socialização e o lazer com as pessoas que mais importam”, comenta Bram Westenbrink, diretor global da marca Heineken.

Nos Estados Unidos a campanha prevê algumas ações. O consumidor interessado em ganhar o abridor pode acessar o site da campanha. Assim que receber o mimo, vai ser incentivado a bloquear a agenda ao final do trabalho, impedindo o agendamento de compromissos após o expediente. Os primeiros a utilizar o calendário vão receber um valor em dinheiro para tomar cerveja com os amigos. A ideia é que a experiência seja repetida em outros mercados, como o Brasil, nos próximos meses.

 

CARNE COM CHURRASCO

Cerveja combina com churrasco, confere? Confere!

Sabendo disso, a Brahma firmou parceria com a Wessel, empresa paulista especializado em cortes nobres. A ideia partiu da agência África, que atende a Brahma, e que intermediou a parceria.

“Queremos valorizar tudo o que envolve um churrasco, que vai desde o que colocamos na grelha até os momentos inesquecíveis que passamos em volta dela. Por isso, temos criado iniciativas que façam parte dessa ocasião de consumo e sejam ainda mais marcantes para os brasileiros”, afirma Camila Rodrigues, gerente de marketing de Brahma.

Na prática, o frigorífico criou um corte específico para a grelha, que leva o nome de Brahminha. A campanha mostra que o short rib é uma carne macia, que combina com a cremosidade da cerveja.

Eu sempre destaco a parte que fica próxima ao osso e que era desperdiçada. Então, conseguimos ter o aproveitamento total dessa carne ao trazer um corte muito especial para o mercado, exclusivo, feito para Brahma“, declara István Wessel, presidente da Wessel.

A Brahminha está sendo comercializada em supermercados de São Paulo e Rio de Janeiro. As empresas não informaram se há possibilidade do produto chegar a outros estados.

 

MADE IN BRAZIL

Jack Daniel´s/Reprodução

Destilaria Jack Daniel´s está lançando no Brasil a versão RDT (pronta para beber) de dois drinks já famosos em outros mercados como Europa e América do Norte: o Jack and Coke e o Jack Honey Lemonade. As latinhas de 330 ml (que a coluna avaliou ainda em 2018) são uma aposta para facilitar o consumo. É só colocar no copo, acrescentar gelo e, pronto!

Algumas latas de Jack Daniel´s já chegavam ao Brasil graças à importação de terceiros, mas os preços eram proibitivos. Agora, com o novo formato, o valor de venda deve ficar em R$ 12,99. A comercialização começa pelo estado de São Paulo e vai avançar nos próximos meses para as demais regiões do país. Para quem quiser se antecipar, o produto pode ser encontrado no e-commerce de algumas redes varejistas.

 

NA PRÁTICA

Reprodução Instagram

A Casa Moon, primeira destilaria de Balneário Camboriú, vai abrir as portas mais uma vez para explicar ao público o processo de produção de gin. O segundo workshop de gin ocorre nos dias 06 e 07, com demonstração do processo de destilação, infusão de botânicos, análise sensorial e degustação do produto. A destilaria fica na rua 2.650, nr 415. Inscrições podem ser feitas pelo fone (47) 98426-2899.

Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
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