Portal Making Of

SOS Rio Grande

Uma imensa onda de solidariedade se juntou aos gaúchos nos últimos dias com as chuvas e as cheias de vários rios – e com certeza vai continuar, pois a tragédia está longe de acabar.

A imprensa regional cumpre papel fundamental na rede de apoio aos desabrigados, mesmo também atingida pelo drama. Jornais como Zero Hora e Correio do Povo tiveram problemas de circulação.

Na foto, pode ser a avenida Caldas Jr, sede do grupo que edita o Correio do Povo e da Rádio Guaíba, atingido pelas águas. Ao fundo, está o cais da Mauá, cujos diques não impediram o avanço do Guaíba. A emissora teve que mudar seu estúdio para o morro Santa Tereza para poder operar

As emissoras de tv ficaram o tempo possível no ar, mas em algumas cidades ilhadas e sem luz, a programação foi interrompida. Nessas horas, o velho radinho de pilha foi o único recurso de informação.

Apoio

Campanhas de arrecadação de bens e recursos estão em curso. O governo do Estado gaúcho abriu uma conta pix oficial na rede de bancos sob o cnpj 92.958.800.0001-38, ou via QR Code.

Igualmente o sindicato dos jornalistas do Rio Grande do Sul está arrecadando recursos para os jornalistas que, além de trabalharem na crise, sofreram perdas pessoais.

Alguns assuntos habituais da coluna ficam em segundo plano hoje, mas têm alguns registros, como esta publicidade da empresa aérea Air Baltic. Ela mostra que uma bela peça nem sempre precisa de palavras.

Por fim, chama atenção que, com o objetivo de aumentar ganhos, os departamentos comerciais das rádios estão pautando o produto. A nova onda agora é tirar os debates esportivos dos estúdios e levar para revendedoras de carros. E ainda entrevistar longamente o gerente da loja.

É meio triste isso.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Quem controla a informação

A retirada momentânea do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, suspendeu o debate quase insano que dominou a mídia nas últimas

A NSC gosta de noticiar a NSC

A NSC foi uma das mais importantes notícias divulgadas pela própria NSC nos últimos dias. Eventos institucionais e de mercado mereceram generosos espaços nos noticiosos

Reportagens e repórteres

A reportagem é o primeiro fundamento do jornalismo. A partir do entendimento da sua importância e características, se desenvolvem todas as outras. Um comentarista, por

Segue a crise na Globo

Esta semana deve marcar mais uma leva de demissões na Rede Globo – a quarta, desta vez atingindo a área de dramaturgia, não só os

A Globo desce do pedestal

Nenhum ambiente de trabalho permanece igual depois de um corte indiscriminado de funcionários, não importando a competência deles e muito menos o tempo de casa.

Quem segura os robôs?

O desenvolvimento de robôs que simulam diálogos, respondem perguntas complexas e realizam tarefas para as quais os humanos podem não estar preparados assustou o mundo.

Jornalismo preguiçoso

Cada vez mais surge a tendência de fazer as coisas mais fáceis no Jornalismo e por isso está decaindo o nível de certas redações. Há

Cacau deve ir para a NSC

Pode estar sendo desenhada nos bastidores a substituição do repórter Marcelo Siqueira, que deixou a NSC na semana passada (leia aqui). A candidata para o

Roberto Alves está se despedindo da TV

Roberto Alves tem dito aos colegas e amigos mais próximos que deixará de atuar em televisão ao final do Campeonato Catarinense em abril. Se confirmar,

CBN e o fator Roberto Alves

Roberto Alves, aos 83 anos, se prepara para uma justa merecida aposentadoria depois de uma longa e vitoriosa carreira no rádio e na tv. É

Making of se renova aos 16 anos

Entregamos hoje aos leitores o novo design do Portal Making Of, quando chegamos aos 16 anos de atividades no formato “informação e opinião”. A ideia

O sucesso da Raquel incomoda

Raquel Krähenbül, 41 anos, é correspondente da Globo em Washington desde 2006 e ocupa posição de destaque entre os jornalistas que cobrem a Casa Branca.

Jornalistas ou influenciadores?

A desastrada experiência da Globo colocando influenciadores em vez de repórteres na transmissão do carnaval da Sapucaí não deve evitar mais experiências semelhantes. Ela, e

Boninho, o boçal

A tonelada de críticas sobre a cobertura dos desfiles na Sapucaí fariam qualquer responsável da Globo revisar a fórmula de usar influencers em vez de

O carnaval Globeleza caiu do pedestal

A Globo trocou jornalistas por influencers durante as transmissão das duas noite na Marquês de Sapucaí e se deu mal. Recebeu uma enxurrada de críticas

Carnavalescas

Já dizia o filósofo popular Nelson Ned, “na vida tudo passa, tudo passará.” E o carnaval não foge ao dito, ele vai passando diante de

Um nova crise na CNN

A CNN Brasil não consegue passar um bom tempo sem enfrentar uma crise de bastidores. A mais recente ocorreu no mês passado, o que resultou

MB TV é destaque no campeonato

Sem grande alarde de marketing, o grande destaque em mídia do catarinense 2024 é o canal MB TV – do site de jogos MagicBet777. É