Portal Making Of

Não aguenta? Bebe leite.

Foto: Divulgação/Black Cow

Um inglês está utilizando uma matéria prima inusitada para fabricação de vodka: leite. A Black Cow é criação do fazendeiro Jason Barber, que mora em West Dorset.

Foto: Divulgação/Black Cow

Ele estudou sobre técnicas que mongóis e chineses usavam há dois mil anos para fazer álcool de origem animal. E não teve dúvidas. Separou parte da produção para testes… Transformou o leite em coalhada e soro. Utilizou a coalhada na fabricação de queijos e o soro como matéria prima para fermentação e destilação.

A brincadeira começou há 13 anos, mas evoluiu de maneira consistente, tem chamado atenção e conquistando um público fiel. Foi necessário construir até uma espécie de bar na propriedade para receber visitantes, realizar degustações, workshops e eventos.

A garrafa da Black Cow é vendida por aproximadamente 33 libras, algo perto de R$ 220.

 

DA TERRA DO SOL NASCENTE

Foto: Ykiyo/Divulgação

Por falar em ingredientes inusitados, a colega Brígida Poli me informa que o gin Ukiyo Japanese Yuzu venceu o prêmio de “Gin do Ano”. E na casa do adversário.

O concurso foi organizado pela London Spirits Competition, umas das competições de destilados mais famosas do mundo. O yuzu, usado na receita premiada, é um citrino altamente valorizado no Japão. Se assemelha ao limão, mas com um aroma forte, notas herbais únicas, ligeiro amargor e menos acidez.

O gin pode ser encontrado em sites estrangeiros por aproximadamente 40 euros. Dei uma pesquisada na história da destilaria e me surpreendi positivamente com o projeto – das receitas ao design das garrafas e site. Tudo muito delicado.

Foto: Ykiyo/Divulgação

 

Algumas descobertas:

– A destilaria fica em Chiba, leste de Tóquio.

– O termo “ukiyo” refere-se a um estado de espírito que enfatiza viver o momento, desapegado das dificuldades da vida.

– A destilaria cunhou o termo Tokyo Dry Gin (confrontando o tradicional London Dry), que tem 11 botânicos – entre eles Yuzu, Mikan e Sansho. Já o Blossom tem como matéria-prima a Sakura (flor de cerejeira) como ingrediente principal.

– Além de empregar botânicos tradicionais do Japão em suas receitas, outro insumo muito utilizado pela destilaria é o arroz, matéria-prima de uma vodka muito prestigiada por lá.

 

NA TELINHA E NO COPO

Foto: Divulgação/Prius

Três nisseis paulistas, proprietários da  cervejaria Prius, decidiram homenagear um dos heróis mais famosos da TV na década de 1980: Jaspion.

O produto aí da foto foi apresentado no fim de abril em um festival asiático em São Paulo, com direito a concurso de cosplay e uma réplica do Daileon, o gigante guerreiro, referências a Anri, Edin e Satan Goss (se você tem menos de 35 anos, a recomendação é dar uma pesquisada na internet, nobre leitor 😊)

Foto: Divulgação/Prius

Voltando à cerveja, Jaspion é uma lager com lúpulo japonês, notas de limão e ervas. São 14 IBU e 5,3% de teor alcoólico.

“Nosso plano, inicialmente, é oferecê-la com exclusividade para empórios, restaurantes e bares japoneses, coreanos, chineses e asiáticos em geral”, diz Márcio Yuji Asanuma, um dos sócios da Prius. A intenção, segundo ele, é ocupar o vácuo da Kirin Ichiban, já que o país tem 22 mil estabelecimentos que comercializam comida oriental.

 

JÁ NA TELONA…

A Heineken vai aproveitar o lançamento de Deadpool & Wolverine, que chega aos cinemas em julho, para apresentar o novo lançamento mundial da cervejaria: a Silver.

A nova cerveja, diz o comunicado da Heineken, é uma light, com 2,9 carboidratos e 95 calorias. E o principal, gosto mais leve, sem o característico amargor da latinha verde.

A campanha tem como base o vídeo acima, onde Deadpool (Ryan Reinolds) usa uma cervejinha gelada para resolver a “amargura” de Wolverine (Hugh Jackman).

 

OS MELHORES

Foto: Reprodução/Descorchados

O mais importante guia de vinhos da América do Sul, lançou a edição 2024. O Descorchados tem três volumes: um para Argentina, outro para o Chile e o terceiro para vinhos do Brasil, Uruguai, Bolívia e Peru.

Na edição nacional, 26 tintos de destaque. Entre eles o Baron Assemblage 2020, da vinícola gaúcha Adolfo Lona (foto), e o mineiro Sacramentos Sabina 2023, da vinícola Sacramentos Vinifer, ambos com 93 pontos.

 

Foto: Reprodução/Descorchados

Entre os espumantes charmat, os 12 primeiros da lista são gaúchos. E o melhor dessa relação é o Ponto Nero Cult Nature.

A Vivalti, de São Joaquim, aparece quatro vezes entre os melhores brancos e tintos. A relação completa dos brasileiros premiados, está disponível aqui.

Já Alejandro Vigil foi eleito o Enólogo do Ano. Ele produziu o Catena Zapata Mundus Bacillus Terrae 2021, primeiro vinho 100 pontos do guia em 26 anos. Outro nota 100 do guia é o Finca Piedra Infinita Supercal 2021, da Zuccardi.

O Guia Descorchados pode ser comprado online e custa quase R$ 300.

 

RECONHECIMENTO

Foto: Schluck/Divulgação

Premiação também para a Schluck, tradicional destilaria de Blumenau, que conquistou 21 medalhas do World Drink Award. Destaque para o licor de avelã e o vermute seco (foto), considerados os melhores do mundo em suas categorias.

O concurso, realizado na Inglaterra, é um dos mais conceituados do mundo. E premiou bebidas de oito estilos, como rum, mezcal e grappa. A relação completa está no link.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Cerveja quente

O motivo é a falta de garrafas para atender uma demanda acima da média

VINHO NAS ALTURAS

Uma vinícola catarinense deve ser a primeira do Sul do país a fazer passeios de balão sobre os parrerais.

RARO E MUITO CARO

Uma degustação que é o sonho de consumo dos apreciadores de whisky.

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.

VINHO, NEGÓCIOS Y OTRAS COSITAS MÁS

Bento Gonçalves recebeu no mês passado o maior evento vinícola da América Latina. A Wine South America é uma feira de vinhos realizada anualmente e

300 ANOS NO COPO

O italiano Salvatore Calabrese, considerado um mago da coquetelaria, teve o privilégio de preparar o drink com os ingredientes mais antigos do mundo. Pelo menos

OS PUTOS CHEGARAM

Calma leitor… O título da nota não tem a pretensão de ser ofensivo, mas meramente informativo. Afinal, de que outra maneira falar da chegada ao

EM BUSCA DA PERFEIÇÃO

Qual a fórmula de um Gin Tônica perfeito? A Quintessential Brands, fabricante de destilados da Inglaterra, contratou uma cientista de alimentos para responder esta questão.

ROCK & VINHO, VINHO & ROCK

Se o marketing é a alma do negócio, o prêmio de sacada marketeira da década vai para o grupo aí da foto. Os caras conectaram

EXPERIÊNCIAS VINÍCOLAS

Vinícola Valduga, de Bento Gonçalves, investiu pesado em uma estrutura para encantar o consumidor. Batizado de Famiglia Valduga Experience o novo espaço é mais que

TRANSPARENTE – E PANCADÃO

Bourbon é uma bebida com cor de caramelo, confere? Sim. Mas nem sempre. A maior prova disso é o moonshine, esse Tenesse Whiskey transparente aí

BAIXINHO INVOCADO

Depois de uma ação de co-branding com a Coca-Cola para reposicionar o já tradicional Jack & Coke (que até então era produzido, aparentemente, com uma

LOTE ESGOTADO

Cervejaria gaúcha Leopoldina mal colocou à venda sua premiada English Barley Wine e o estoque inicial se esgotou no e-commerce da empresa – apesar dos