Se o marketing é a alma do negócio, o prêmio de sacada marketeira da década vai para o grupo aí da foto. Os caras conectaram o mundo dos vinhos com rock, conceberam rótulos que brincam com nomes de bandas e músicas de sucesso e, como se não bastasse, criaram embalagem que conectam os dois mundos.
A Wines N´Roses (trocadilho com a banda Guns N´ Roses) fica em Valencia/Espanha, em uma área cercada por oliveiras e amendoeiras, e onde não se empregam agrotóxicos. É lá que o grupo de empreendedores toca um projeto chamado Dark Sides of Grapes (outro trocadilho, inspirado no clássico disco do Pink Floyd).
“Adoramos música. Como o mundo do vinho é muito monótono procuramos valorizar a parte divertida dele através do nosso hobby”, comenta o enólogo Toni Arráez, líder da “banda”.
O resultado: cinco vinhos com nomes que agradam qualquer roqueiro (seja da velha ou nova guarda). A garrafa que homenageia os australianos do AC/DC traz em seu interior um vinho Monastrel (ou Mourdèdre) que tem alto teor alcóolico. O nome, claro, não poderia ser outro: Highway to Hell. Já o vinho elaborado com a uva Garnacha Tintorera, uma casta famosa por sua intensidade, foi batizado Light My Fire – o clássico do The Doors. Para os enófilos/roqueiros ou roqueiros/enófilos há ainda opções como Sympathy For The Devil, inspirado nos The Rolling Stones; Born To Be Wild, by Steppenwolf e o vinho The Final Countdown, nome do sucesso da banda Europe.
Ah, e sem contar a embalagem que reúne as cinco garrafas… Quando aberta, a caixa revela a imagem de um saudoso toca disco (foto). A embalagem tem ainda um QR Code com uma ‘track list’ com músicas propostas por Arráez e a sua “troupe”. No perfil da vinícola no Instagram, dá pra entender um pouco mais da proposta da vinícola.
Os empreendedores não explicam como viabilizaram as licenças de uso de marca/imagem. Mas já adiantam que o projeto deve ser ampliado em breve com vinhos inspirados em clássicos de Queen (We Will Rock You), Guns N’ Roses (Sweet Child O’ Mine), entre outros.
A coluna não tem noção da qualidade dos vinhos. Mas em se tratando de marketing é inevitável que essa ação crie uma memória afetiva… Ao ouvir qualquer dessas músicas o consumidor lembra do vinho. E vice-versa. O kit com os 5 clássicos pode ser encontrado pela internet ou na Big Mercearia, em São José (para deixar claro, isso é um serviço não é uma #publi, ok?).
A PROPÓSITO…
Várias bandas de rock e até DJs fizeram parcerias para produzir cerveja, cachaça, whisky, rum, gin e vodka, como a coluna já informou. Com vinho não foi diferente… Iron Maiden, Motorhead, Slayer e The Police tem rótulos próprios. Mas há outros bons exemplos.
O AC/DC lançou toda uma linha em parceria com a vinícola australiana Walbunr Estate. São rótulos como o Back in Black Shiraz e o Hells Bell´s Sauvignon Blanc.
O Queen fechou parceria com a argentina Fabre para produção do Millionaire Waltz Malbec. O nome remete a um clássico do álbum A Day at The Races, de 1976.
Já Kiss, The Rolling Stones e Pink Floyd (sim, até eles…) escolheram parceiros na Califórnia. O The Dark Side of the Moon da foto acima foi produzido em 2007, se esgotou, e ainda não foi relançado. Mick Jagger & Cia lançaram um Merlot chamado Forty Licks, nome da coletânea de 2002. E o Kiss lançou uma linha inteira: Monster Cabernet Sauvignon, Shout Out Chardonnay e o Zin Fire Zinfandel são alguns dos rótulos.
INCLUSÃO
Quem também aposta em diferenciação no marketing é a Inclusive Wine, de Porto Alegre. O e-commerce se posicionou como uma empresa com propósito. Instalada no bairro Menino Deus, a MEI utiliza as redes sociais para falar de responsabilidade social, diversidade e, claro, vinhos.
O primeiro produto ofertado pela loja virtual, foi um rosè produzido na Serra Gaúcha. Em junho a IW lançou um Pinot Noir elaborado pela Dom Affonso, de Caxias do Sul, e considerado o mais inclusivo do Brasil. O rótulo tem vários elementos de acessibilidade. A fonte é maior, e um QR code que remete a um vídeo com audiodescrição, tradução em libras e legenda, que apresenta os detalhes técnicos do vinho. O trabalho de design é da Snel, de Novo Hamburgo.
EDIÇÃO LIMITADA
Vinícola argentina Catena Zapata, criou um vinho comemorativo aos 200 anos da independência do Brasil. O Tinto Histórico é um blend de Balbec, Bonarda e Petit Verdot. A edição limitada e traz no rótulo que se trata de “homenaje a mi país Hermano”. O produto mereceu até uma referência de Laura Catena nas redes sociais.
ERREJOTA
Onze vinícolas catarinenses participaram de um dos principais eventos vinícolas do país. O ViniBraExpo, que ocorre no Rio de Janeiro está na 6ª. edição e reuniu 53 produtores. Na programação, eventos como a final do Prêmio Brasil Sommelier (conquistado por Wesley José Moreira), exposição de produtos e degustações guiadas de vinhos como os brancos de altitude e Sangioveses da Serra Catarinense com Indicação de Procedência.
Quem quiser conhecer melhor o evento pode acessar este link. Como é tradição, nos próximos meses a ViniBra Expo vai apresentar pelas redes sociais a vinícola do ano, as melhores cartas de vinho do país, vinícola revelação, personalidade do ano, os melhores vinhos do evento, e as melhores relações de custo/benefício de castas diversas. Convém ficar atento.
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CURTAS
- Vinícola Thera, que teve a loja e wine bar destruídos por um incêndio na primeira semana de agosto, voltou a vender seus produtos. A empresa de Bom Retiro montou uma loja provisória no estacionamento, enquanto estrutura a reconstrução do prédio. A pousada não foi atingida e continua funcionando normalmente.
- Estão abertas as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal – Cachaça de Alambique. O concurso promovido pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, em parceria com o Sebrae, vai avaliar rótulos de produtores com produção anual superior a 20 mil litros. Inscrições até 31 de agosto pela internet.
- Cervejaria Brahma lançou uma versão black da Duplo Malte. A Dark Lager é uma edição limitada, produzida exclusivamente para o inverno. Tem notas de tosta, frutas secas, biscoito e caramelo. Em princípio a venda vai se restringir a alguns pontos físicos e pelos canais digitais da empresa, no caso o Empório da Cerveja e o aplicativo Zé Delivery.