Portal Making Of

ROCK & VINHO, VINHO & ROCK

Reprodução/Jordi Cotrina

Se o marketing é a alma do negócio, o prêmio de sacada marketeira da década vai para o grupo aí da foto. Os caras conectaram o mundo dos vinhos com rock, conceberam rótulos que brincam com nomes de bandas e músicas de sucesso e, como se não bastasse, criaram embalagem que conectam os dois mundos.

A Wines N´Roses (trocadilho com a banda Guns N´ Roses) fica em Valencia/Espanha, em uma área cercada por oliveiras e amendoeiras, e onde não se empregam agrotóxicos. É lá que o grupo de empreendedores toca um projeto chamado Dark Sides of Grapes (outro trocadilho, inspirado no clássico disco do Pink Floyd).

“Adoramos música. Como o mundo do vinho é muito monótono procuramos valorizar a parte divertida dele através do nosso hobby”, comenta o enólogo Toni Arráez, líder da “banda”.

Reprodução WNR/Divulgação

O resultado: cinco vinhos com nomes que agradam qualquer roqueiro (seja da velha ou nova guarda). A garrafa que homenageia os australianos do AC/DC traz em seu interior um vinho Monastrel (ou Mourdèdre) que tem alto teor alcóolico. O nome, claro, não poderia ser outro: Highway to Hell. Já o vinho elaborado com a uva Garnacha Tintorera, uma casta famosa por sua intensidade, foi batizado Light My Fire – o clássico do The Doors. Para os enófilos/roqueiros ou roqueiros/enófilos há ainda opções como Sympathy For The Devil, inspirado nos The Rolling Stones; Born To Be Wild, by Steppenwolf e o vinho The Final Countdown, nome do sucesso da banda Europe.

Reprodução/Instagram

Ah, e sem contar a embalagem que reúne as cinco garrafas… Quando aberta, a caixa revela a imagem de um saudoso toca disco (foto). A embalagem tem ainda um QR Code com uma ‘track list’ com músicas propostas por Arráez e a sua “troupe”. No perfil da vinícola no Instagram, dá pra entender um pouco mais da proposta da vinícola.

Os empreendedores não explicam como viabilizaram as licenças de uso de marca/imagem. Mas já adiantam que o projeto deve ser ampliado em breve com vinhos inspirados em clássicos de Queen (We Will Rock You), Guns N’ Roses (Sweet Child O’ Mine), entre outros.

A coluna não tem noção da qualidade dos vinhos. Mas em se tratando de marketing é inevitável que essa ação crie uma memória afetiva… Ao ouvir qualquer dessas músicas o consumidor lembra do vinho. E vice-versa. O kit com os 5 clássicos pode ser encontrado pela internet ou na Big Mercearia, em São José (para deixar claro, isso é um serviço não é uma #publi, ok?).

 

A PROPÓSITO…

Reprodução Internet

Várias bandas de rock e até DJs fizeram parcerias para produzir cerveja, cachaça, whisky, rum, gin e vodka, como a coluna já informou. Com vinho não foi diferente… Iron Maiden, Motorhead, Slayer e The Police tem rótulos próprios. Mas há outros bons exemplos.

O AC/DC lançou toda uma linha em parceria com a vinícola australiana Walbunr Estate. São rótulos como o Back in Black Shiraz e o Hells Bell´s Sauvignon Blanc.

O Queen fechou parceria com a argentina Fabre para produção do Millionaire Waltz Malbec. O nome remete a um clássico do álbum A Day at The Races, de 1976.

Já Kiss, The Rolling Stones e Pink Floyd (sim, até eles…) escolheram parceiros na Califórnia.  O The Dark Side of the Moon da foto acima foi produzido em 2007, se esgotou, e ainda não foi relançado. Mick Jagger & Cia lançaram um Merlot chamado Forty Licks, nome da coletânea de 2002. E o Kiss lançou uma linha inteira: Monster Cabernet Sauvignon, Shout Out Chardonnay e o Zin Fire Zinfandel são alguns dos rótulos.

 

INCLUSÃO 

Reprodução Youtube

Quem também aposta em diferenciação no marketing é a Inclusive Wine, de Porto Alegre. O e-commerce se posicionou como uma empresa com propósito. Instalada no bairro Menino Deus, a MEI utiliza as redes sociais para falar de responsabilidade social, diversidade e, claro, vinhos.

O primeiro produto ofertado pela loja virtual, foi um rosè produzido na Serra Gaúcha. Em junho a IW lançou um Pinot Noir elaborado pela Dom Affonso, de Caxias do Sul, e considerado o mais inclusivo do Brasil. O rótulo tem vários elementos de acessibilidade. A fonte é maior, e um QR code que remete a um vídeo com audiodescrição, tradução em libras e legenda, que apresenta os detalhes técnicos do vinho. O trabalho de design é da Snel, de Novo Hamburgo.

 

EDIÇÃO LIMITADA

Reprodução/Instagram

Vinícola argentina Catena Zapata, criou um vinho comemorativo aos 200 anos da independência do Brasil. O Tinto Histórico é um blend de Balbec, Bonarda e Petit Verdot. A edição limitada e traz no rótulo que se trata de “homenaje a mi país Hermano”. O produto mereceu até uma referência de Laura Catena nas redes sociais.

 

ERREJOTA

VBE/Berg Silva/Divulgação

Onze vinícolas catarinenses participaram de um dos principais eventos vinícolas do país. O ViniBraExpo, que ocorre no Rio de Janeiro está na 6ª. edição e reuniu 53 produtores. Na programação, eventos como a final do Prêmio Brasil Sommelier (conquistado por Wesley José Moreira), exposição de produtos e degustações guiadas de vinhos como os brancos de altitude e Sangioveses da Serra Catarinense com Indicação de Procedência.

Quem quiser conhecer melhor o evento pode acessar este link. Como é tradição, nos próximos meses a ViniBra Expo vai apresentar pelas redes sociais a vinícola do ano, as melhores cartas de vinho do país, vinícola revelação, personalidade do ano, os melhores vinhos do evento, e as melhores relações de custo/benefício de castas diversas. Convém ficar atento.

_______

 

CURTAS

  • Vinícola Thera, que teve a loja e wine bar destruídos por um incêndio na primeira semana de agosto, voltou a vender seus produtos. A empresa de Bom Retiro montou uma loja provisória no estacionamento, enquanto estrutura a reconstrução do prédio. A pousada não foi atingida e continua funcionando normalmente.
  • Estão abertas as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal – Cachaça de Alambique. O concurso promovido pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, em parceria com o Sebrae, vai avaliar rótulos de produtores com produção anual superior a 20 mil litros. Inscrições até 31 de agosto pela internet.
  • Cervejaria Brahma lançou uma versão black da Duplo Malte. A Dark Lager é uma edição limitada, produzida exclusivamente para o inverno. Tem notas de tosta, frutas secas, biscoito e caramelo. Em princípio a venda vai se restringir a alguns pontos físicos e pelos canais digitais da empresa, no caso o Empório da Cerveja e o aplicativo Zé Delivery.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

CATARINENSES EXTREMOS (E PREMIADOS)

Duas vinícolas catarinenses se destacaram – e muito – no Mondial des Vins Extrêmes realizado no finzinho de setembro no norte da Itália. Quinta da

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de

FUNCIONÁRIO PADRÃO

Cervejarias e destilarias mundo afora contam com excelentes destiladores, fenomenais master blenders, mestres cervejeiros incríveis e outros técnicos gabaritados que elaboram bebidas da mais alta

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA…

A destilaria catarinense Kalvelage conquistou mais um prêmio internacional: double gold no San Francisco World Spirits Competition. A competição de destilados criada em 1980 é

TROPICÁLIA

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração

BEBIDA TECH

Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e

Destaque da semana: TRIO DE RESPEITO

As festas de fim de ano costumam combinar – e muito – com espumantes. Pois a Coluna traz hoje três excelentes dicas para o consumidor

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.

CATARINENSES EXTREMOS (E PREMIADOS)

Duas vinícolas catarinenses se destacaram – e muito – no Mondial des Vins Extrêmes realizado no finzinho de setembro no norte da Itália. Quinta da

HATER – PERO NO MUCHO

Ryan Reynolds costuma dar um toque bem-humorado nas campanhas de divulgação do Aviation Gin. Na última ação, não foi diferente: com uma ironia ao melhor

TOP 100

O Rabo de Galo, um dos maiores clássicos dos botequins paulistanos, entrou para a seleta lista da Associação Internacional dos Bartenders (IBA). Menos de 100

LA BELLE DE JOUR

O cantor e compositor Alceu Valença acaba de ganhar uma homenagem muito especial. Um dos seus maiores sucessos serviu de inspiração para uma linha de

FUNCIONÁRIO PADRÃO

Cervejarias e destilarias mundo afora contam com excelentes destiladores, fenomenais master blenders, mestres cervejeiros incríveis e outros técnicos gabaritados que elaboram bebidas da mais alta

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA…

A destilaria catarinense Kalvelage conquistou mais um prêmio internacional: double gold no San Francisco World Spirits Competition. A competição de destilados criada em 1980 é

TROPICÁLIA

Quatro bartenders (da África do Sul, República Tcheca, Dubai e Brasil) foram os vencedores do Black Label Bartender Challenge, que testou a criatividade na elaboração

BEBIDA TECH

Você experimentaria uma cerveja concebida e produzida por uma inteligência artificial? Pois pesquisadores do Instituto Australiano de Machine Learning (em parceria com Deep Liquid e

Destaque da semana: TRIO DE RESPEITO

As festas de fim de ano costumam combinar – e muito – com espumantes. Pois a Coluna traz hoje três excelentes dicas para o consumidor

MASTER CHEF DO COPO

Imagine um programa ao estilo Master Chef, Iron Chef, ou Bake Of. Mas substitua as carnes, frutos do mar, massas ou legumes por… bebidas alcoólicas.