Portal Making Of

Nuvem de poeira!

Nuvem de poeira!
By Pixabay

Estiagem, crise hídrica, aumento do preço da energia e agora uma nuvem de poeira que atingiu uma das áreas mais ricas e desmatadas do país, mesmo assim a relação entre o meio ambiente e a economia ainda passa longe das discussões sobre o futuro do sistema produtivo.

“Nada é tão ruim que não possa piorar” essa foi a frase dita pelo Presidente Jair Bolsonaro sobre o dólar e a inflação, mas tem validade ampliada para outros setores da economia. Em outro momento deste mesmo Governo outra frase, mas do então Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salle defendia: o deixar passar ‘a boiada’ e ‘mudar’ regras enquanto atenção da mídia estava voltada para a Covid-19:  “A oportunidade que nós temos, que a imprensa está nos dando um pouco de alívio nos outros temas, é passar as reformas infralegais de desregulamentação, simplificação, todas as reformas…”.

As duas frases, embora ditas em momentos distintos, são o prenuncio de algo que já está acontecendo. A relação do meio ambiente com a economia ainda não está na agenda positiva dos Governos e do setor empresarial, mas deveria. A crise hídrica, que leva a escassez de chuvas e coloca em cheque a produção de energia, levando o país a bandeira vermelha e o aumento de custos, consequentemente a inflação, é uma consequência direta da “boiada do Salles” e das “reformas infralegais” defendida por ele, entendida aqui como o aumento do desmatamento e das queimadas na Amazônia e os mecanismos usados para facilitar tais eventos, ou pelo menos dificultar a fiscalização para impedir que acontecessem.

Esse tipo de ação tem consequências diretas para o setor produtivo e para os consumidores, embora o nexo causal nem sempre seja exposto com clareza. O desmatamento e as queimadas na Amazônia são os responsáveis pela redução do volume de chuvas na região que produz cerca de 75% por Produto Interno Bruto – PIB e se, essa situação persistir a longo prazo, essa mesma região corre o risco de desertificação, de acordo com parecer de especialista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe. Mas os efeitos climáticos não terminam por aí: essa semana uma nuvem de poeira atingiu municípios do interior de São Paulo, uma das regiões mais ricas e desmatadas no Brasil e representa a materialização de algo que acontece com frequência no país: a negligência com as questões ambientais e os impactos diretos sobre o setor produtivo e as relações de consumo. A economia está cada vez mais entrelaçada com meio ambiente e se isso não permear as discussões e ações emregnciais o futuro do país e do PIB estará seriamente comprometido

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Detector de mentiras já!

Mentir para o mercado e aos olhos dos investidores é dar um tiro na credibilidade do país. Os investidores estão bem informados, tem assessores competentes e a verdade está a um clique de distância e mesmo assim ele insiste em fazer isso. Quer saber quem?

Charlatanismo insano

A eleição de 2018 dividiu o país e a pandemia aumentou o abismo entre os dois lados de forma insana, pois também fez crescer as notícias falsas para dar respaldo à pautas absurdas. Veja como você pode ter sido enganado por um charlatão no link:

Sem crise

Sem crise! Os resultados de Santa Catarina confirmam os bons ventos que sopram sobre o mercado imobiliário.

Compra por impulso ou planejada?

O planejamento das compras pode evitar a compra por impulso e o peso do arrependimento no bolso. Até porque não necessariamente a oferta anunciada é uma oferta de fato. Veja algumas dicas para planejar as compras e evitar arrependimentos no link a seguir:

Bomba armada

Furar o teto de gastos públicos, dar calote a credores e pedalada fiscal num só movimento.

Linha de frente

Conheça as Instituições catarinenses e programas de inovação que estão entre os melhores do Brasil no link a seguir.

Estado vegetativo

Vacinação em massa e a queda no número de mortes por Covid-19 são fortes evidências do controle da pandemia, mesmo assim os ataques a ciência e a vacina persistem.

De olho no futuro

De olho no futuro! Destaque em energia limpa, incentivo a projetos ambientais, cooperação em TI e jovens inovadores.

Universidade em dose tripla

165 Pesquisadores da UFSC entre os melhores da América Latina, destaque entre os Brics e tecnologia inédita.

Certificação inédita

Empreendimento em Florianópolis recebe o inédito selo internacional de qualidade ambiental

A política também é para empresários?

O empresário Luciano Hang, dono das redes de lojas Havan, entrou com força na política, mas até que ponto isso fez bem para os negócios dele ou para o país só o tempo vai dizer. Em compensação, os reflexos do depoimento na CPI da Covid-19 surpreendem até

Nuvem de poeira!

Estiagem, crise hídrica, aumento do preço da energia e agora uma nuvem de poeira que atingiu uma das áreas mais ricas e desmatadas do país, mesmo assim a relação entre o meio ambiente e a economia ainda passa longe das discussões sobre o futuro do sistema

SOS Santa Catarina

O setor produtivo catarinense está fazendo campanha para chamar atenção do Governo para as necessidades urgentes das rodovias. Será que isso significa que as reuniões regadas a um bom coffee break ou a um menu incrementado para apresentação de planos de g