Portal Making Of

PRO ALTO E AVANTE

PRO ALTO E AVANTE
Steve Gadomski/Reprodução

A coluna mostrou em 2018 a iniciativa de uma vinícola de São Joaquim que decidiu oferecer aos turistas um passeio de balão sobre vinhedos e adegas da região (uma prática comum na Califórnia, Austrália e Europa). Agora são os visitantes da Serra Gaúcha que terão a oportunidade de sobrevoar parreirais, vinícolas e propriedades rurais da Bento Gonçalves e arredores.

A quem interessar possa, são apenas quatro datas disponíveis: 19 e 20 de outubro, 30 de novembro e 1º de dezembro. A decolagem é no heliponto da vinícola Miolo e o passeio tem duração de 40 minutos. O valor por pessoa é de R$ 590 e dá direito a um brinde com espumante e registro fotográfico da aventura. A organização é da mesma empresa de turismo que opera a Maria Fumaça no trecho Carlos Barbosa-Garibaldi-Bento Gonçalves.  

________________

 

BORBULHAS

Ainda na Serra Gaúcha, vinícolas brasileiras vão saber na semana que vem quais os melhores espumantes do país, segundo a Associação Brasileira de Enologia (ABE). A décima primeira edição do Concurso de Espumantes Brasileiros ocorre em Garibaldi (RS) entre 16 e 18 de outubro. Assim que tiver os resultados, a coluna atualiza a informação.

________________

 

O MELHOR DO MELHOR


Mosaic/Divulgação

Se o leitor ganhasse amanhã na megasena e decidisse rodar o mundo para tomar alguns dos melhores vinhos já produzidos, saberia onde encontra-los? O World List Best Award fez um trabalho de pesquisa apontou que a melhor carta de vinhos do mundo em 2019, é a de um restaurante de Pretória, África do Sul. O Mosaic, que fica em um luxuoso hotel, tem na adega 75 mil garrafas das mais diferentes origens. O responsável pela seleção e manutenção do acervo é o sommelier Moses Magwaza (foto).

O estudo é feito pela WLBA há seis anos e considera critérios como valor, clareza, precisão, qualidade e amplitude da relação de vinhos à disposição.

Outras cartas reconhecidas pela pesquisa deste ano:

Carta de champanhe e vinhos espumantes do mundo 2019 – Pix Pâtisserie, Portland

Carta de vinhos mais originais do mundo 2019 – Terroir, Nova Iorque

Carta de vinhos de companhias aéreas do mundo 2019 – Air France

Carta de vinhos para navios de cruzeiro do mundo 2019 – The World Residences at Sea

Carta de bebidas espirituosas do mundo 2019 – Hide, Londres

________________

 

LO MEJOR


Bodega El Enemigo/Divulgação

O argentino Ale Vigil (foto), enólogo chefe da Catena Zapata e head da bodega El Enemigo, foi nominado como Enólogo do ano por um dos mais influentes guias de vinho daquele país. O Vinomanos reuniu sommeliers, jornalistas e enólogos para testes às cegas. O desafio era eleger os melhores exemplares de Malbec da Argentina. Entre os 50 melhores vinhos, seis são criação de Vegil. No começo do ano Ale já tinha sido reconhecido pelo famoso crítico de vinhos Tim Atkin, também como Enólogo do Ano.

________________

 

NA ALEMANHA


Doemens/Divulgação

Uma alemã é a primeira mulher a vencer o prêmio de melhor sommelier de cervejas do mundo. Elisa Raus (foto), superou outros 79 competidores de 19 países no concurso organizado pela Doemens Akademie. Além de participar de degustações às cegas e analisar características sensoriais de cervejas sorteadas pela organização, os competidores precisaram demonstrar simpatia de desenvoltura para falar a respeito dos atributos da bebida, como se estivessem fazendo a promoção do produto. Um suíço e outro alemão, completaram o pódio.

________________

 

MENOS CHOPP, MAIS MULTAS


M.Balk/Reprodução

Ainda na Alemanha, a Oktoberfest de Munique terminou no domingo passado (06/10) com registro de queda no consumo de chopp. Reportagem da Deutsche Welle mostra que em 16 dias de festa foram consumidas 7,3 milhões de canecas de cerveja de um litro – 200 mil a menos do que em relação a 2018. Apesar da queda o número continua impressionante: é o suficiente para encher mais de três piscinas olímpicas. A reportagem também mostra que o trabalho dos policiais aumentou um pouco. Foram 1915 ocorrências, 129 a mais que o ano passado. Boa parte delas relacionada com bebida e direção – veja só – de patinetes.

________________

 

EDUCAÇÃO CERVEJEIRA

Enquanto isso, na Oktoberfest de Blumenau, visitantes podem participar de workshops sobre produção ou degustação de cervejas. O curso é oferecido até o dia 26 de outubro pela Escola Superior de Cerveja e Malte, e explica de forma rápida estilos, características das diferentes cervejas, e ainda propõe a degustação de quatro rótulos. As aulas são de segunda à sexta, sempre às 15h. E aos sábados, 10h30min.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

É O FIM DO BARMAN?

Se depender da maquininha da foto, o trabalho de barman/mixologista, pode estar com os dias contados

TOP 10

Tem cerveja brasileira na lista das mais consumidas do mundo

SELF SERVICE

Olha que ideia bacana. Um hotel inglês adotou uma solução inusitada para evitar as longas filas no bar no início do inverno Europeu

MELHOR QUE CREME DE BELEZA

Sabe o termo “conservado em álcool”? Pois a brincadeira pode ter um fundo de verdade

MITO

Cerveja e eleição. A combinação anda rendendo bons resultados para um trio de empreendedores gaúchos

GORJETA MAIS CARA

Se você costuma jantar fora, ou simplesmente tomar um drink num lugar bacana, preste atenção na trilha sonora

O GIM NOSSO DE CADA DIA

O consumo da bebida vem crescendo significativamente desde 2016 e chegou a 1,8 milhão de litros no país só no ano passado

O MELHOR DO MUNDO

Um bourbon produzido no estado de Kentucky foi considerado o melhor do mundo pelo World Whisky of the Year

Cerveja quente

O motivo é a falta de garrafas para atender uma demanda acima da média

VINHO NAS ALTURAS

Uma vinícola catarinense deve ser a primeira do Sul do país a fazer passeios de balão sobre os parrerais.

RARO E MUITO CARO

Uma degustação que é o sonho de consumo dos apreciadores de whisky.