Portal Making Of

Projetos de Lei em votação no Congresso para conter o aumento de preços dos combustíveis

Foto: Pixabay

Fundo de Estabilização. Enquanto o governo anuncia mais um aumento na gasolina, no diesel e no gás, no Congresso tramita o Projeto de Lei-PL que desvincula o preço do petróleo do dólar e alivia a inflação. Segundo a Agência Brasil o PL 1.472/2021 cria o Fundo de Estabilização e visa usar os recursos deste para evitar que os efeitos das constantes mudanças no preço do petróleo e demais variáveis que afetam o valor dos combustíveis sejam sentidos diretamente nos postos de gasolina. O PL estabelece diretrizes da política de preços na venda de combustíveis e derivados do petróleo, como proteção dos interesses do consumidor; redução da vulnerabilidade externa; estímulo à utilização da capacidade instalada das refinarias; modicidade de preços internos e redução da volatilidade de preços internos. O projeto estipula também que os preços dos combustíveis derivados de petróleo praticados no país tenham como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação. O projeto de lei é de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE).

ICMS e auxílio gás. Outro projeto que tramita no Congresso também segundo a Agência Brasil é o Projeto de Lei Complementar – PLP 11/2020 que propõe a simplificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em todo o país, instituindo a chamada “monofasia”, ou seja, a cobrança do imposto em apenas uma fase da cadeia produtiva. Atualmente, o ICMS sobre combustíveis varia de estado para estado e é calculado em toda a cadeia de distribuição e sobre um preço médio na bomba. O PLP propõe que o tributo tenha valor fixo em reais, por litro de combustível, em vez de ser cobrado como uma porcentagem sobre o preço final do produto. O projeto inclui ainda aumento no valor do auxílio gás, revendo a legislação que o criou e ampliando seu público para 11 milhões de famílias em 2022. Seria o dobro de sua meta de atendimento em relação aos valores originalmente aprovados na lei orçamentária anual. Para custear a ampliação, Prates estima que será preciso dobrar o orçamento do programa, incluindo mais R$1,9 bilhão.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Impactos da interdição na BR-470

Impactos da interdição na BR-470. Em nota oficial, a Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) expressa

Prêmios e prisões agitam Santa Catarina

A Importância da escolha consciente nas eleições municipais Santa Catarina ganhou destaque nacional na última semana, porém, com notícias contrastantes. Enquanto os municípios de Treviso,

Segurem os preços!

Segurem os preços! Com a inflação acumulada de 11,73% nos dos 12 últimos de acordo com o IPCA, o Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro

Consumidor à deriva

Muitas empresas precisam de um choque de gestão e reestruturação de processos para dar conta dos problemas antes que eles aconteçam, no entanto, preferem terceirizar os ouvidos e dificultar a vida dos clientes.

Novidades e oportunidades no mercado

Destaques na coluna de hoje: bom atendimento, inovação para imobiliária, evento importante, descarte correto de lâmpadas e dia do meio ambiente.

Metaverso imobiliário

Conheça a primeira construtora de Santa Catarina a criar o próprio metaverso, tecnologia que mistura internet e realidade virtual.

Notas da semana

Empresa & negócios: destaques da economia catarinense na semana.

Fábrica de São José cresce 200%

Há 4 anos no mercado, o Açaí Mineirinho, fábrica de São José que produz e distribui cremes e polpas da fruta, iniciou as atividades em 2018 produzindo 100 litros por dia, chega a abril de 2022 com capacidade para produzir até 15 toneladas diárias.