Portal Making Of

Quem controla a informação

Foto: Reprodução/Freepik

A retirada momentânea do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL das Fake News, suspendeu o debate quase insano que dominou a mídia nas últimas semanas. De um lado, boa parte da imprensa em apoio  – mirando sem dúvidas a possível remuneração pela circulação na internet do material que produz, e de outro, a direita, acusando o texto de censura, pois iria limitar a postagem de informações com vicio de origem e sua multiplicação através de robôs – pratica que usualmente rende votos em eleições.

Um dos pontos cruciais do Projeto é a constituição de uma autarquia privada, que iria examinar o que é fake News, gerando a base para multas para os que desrespeitarem a lei.

Obvio que aí está um ponto chave e altamente discutível, pois esse grupo de pessoas estará acima de tudo o que publica hoje. Quem serão esses juízes supremos da informação? Será possível escolher pessoas com zero interesse político?

 

Mídia x internet

O debate vai continuar, porque é justo que se coloque um basta ao noticiário mais degradante que a internet carrega.

Enquanto isso não acontece, tem que haver uma seleção natural da web News, uma “terra de ninguém” que não deixa de ser  o reflexo da sociedade.

As pessoas é que devem se dar conta do que é fake News para não caírem nas garras dos espertos. Infelizmente, o que cada mais se vê são gente lendo e compartilhando  todo o tipo de bobagens.

 

Cabo

Foto: Divulgação/CNN Brasil

Na semana que passou, a TV a cabo esteve ligadíssima nos fatos relevantes, em especial os dados pescados do celular do coronel Cid, o ex-faz de tudo de Bolsonaro.

Coube a Daniela Lima, da CNN, comandar o noticiário, obtendo dados em primazia, deixando a GloboNews em segundo plano.

 

Os lados

Está cada vez mais claro: a GloboNews sempre que possível veicula notícias e opiniões favoráveis ao atual governo; a Jovem Pan contra e a CNN a mais isenta possível.

 

Escritores

Como esta coluna já registrou, um combate futuro entre a TV Globo – líder de audiência no País – e as plataformas de streaming pelo segmento das novelas.

Atores e escritores que foram formados pela Globo e depois dispensados por eles, estão sendo contratados para a  guerra de folhetins.

Segundo o colunista de UOL Sandro Nascimento escreveu ontem, a emissora está revendo a decisão de contratar escritores apenas por projeto e deve mandar o modelo de contrato fixo de dezenas de profissionais para evitar a debandada para o streaming.

 

Corte

Por falar em Globo, as demissões recentes que atingiram cerca de 500 profissionais continuarão sendo feitas apenas pontualmente em maio. O objetivo de cortar 20 por cento da folha salarial foi atingido.

 

Esporte

Making of recebe a partir de hoje a coluna de Carlos Alberto Ferreira, para tratar de assuntos do futebol dentro e fora de campo. É um prazer ter a companhia dele, um colega com o qual dividir grandes momentos da CBN Diário.

Carlos Alberto se soma ao time que já tem na área esportiva Paulo Brito, que produz a coluna mais criativa da cidade.

 

Tempo

Foto: Reprodução/Freepik

A previsão do tempo continua sendo bastante imprecisa. Anunciam chuva, dá sol.

É imprevisão do tempo.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Floripa, um réveillon para esquecer

A capital catarinense jogou por terra na noite passada a imagem que construiu durante anos como uma das festas de réveillons mais bonitas do Brasil.

Em 2024, mais e menos

Em geral são muito estranhas as previsões para um ano que começa, porque dificilmente alguém vai verificar o que deu certo lá no final. Mas,

Para onde vai o Jornalismo

Se o Jornalismo fosse um ente, dotado de inteligência e capaz de se autoavaliar, chegaria a este final de ano tentado a fazer perguntas: o

Salve, Milei!

A posse de Javier Milei na Argentina salvou da mesmice as tvs a cabo que produzem notícias no Brasil: todas dedicaram generosos espaços aos eventos

Um narrador competente, por favor

O campeonato brasileiro de futebol vai chegando ao fim com muitos mais acertos do que erros, comprovando que a fórmula de pontos corridos pode ser

A profissão mais perigosa do mundo

Protegido com colete a prova de balas e capacete, o repórter Nic Robertson, da CNN, terminava a visita ao interior do hospital Al-Shifa, em Gaza,

A magia do natal já chegou

Não é só pela decoração de Natal, que os shoppings já têm 45 dias antes de 25 de dezembro, nem pelas notícias vindas da América

Leilão do 5G começa hoje

No dia 27 de outubro, foram recebidas 15 propostas elaboradas por operadoras de telecomunicações e provedores regionais.