Portal Making Of

Quem criar fato novo, ganha a eleição em Santa Catarina

Reprodução

Algumas conclusões imediatas da pesquisa Ipec – ex-Ibope – divulgada ontem à noite, pela NSC: os comitês eleitorais entraram em polvorosa com o empate técnico para governador: Jorginho Melo e Moisés, com 20%, Esperidião Amin, com 15%, Gean Loureiro, com 14% e Décio Lima, 10%. Haverá segundo turno, mas quem serão os dois candidatos?

A segunda conclusão da noite mal dormida nas equipes dos candidatos: eram fakes ou não algumas pesquisas divulgadas até agora que mostravam disparadas de candidatos. Uma da Jovem Pan News, do Instituto Mapa, bem conhecido na praça, dava Jorginho Melo com 32%, mais do que o dobro de Moisés, com 15%.

Outra, divulgada pelo jornalista do Oeste do Estado, Marcelo Lula, de um certo instituto Tulipa, já mostrava Gean Loureiro em primeiro lugar, com 21,6% de intenções de voto, Jorginho Melo em segundo, com 18,93%, e Moisés com 18,93%. É um empate técnico, mas há sutileza na disposição dos candidatos.

 

Foco

Só que não há mais espaço para dúvidas: as campanhas têm que esquecer as pesquisas encomendadas para valorizar certos candidatos e focar na de maior credibilidade, a do Ipec, e montar as estratégias finais baseadas nela. Deverá sair mais uma, próxima ao debate da NSC, se seguir os modelos anteriores, mas daí, já na véspera do pleito será o prognóstico – a previsão dos prováveis vencedores.

E sobre o último debate, na última data possível, antes da eleição, na NSC, se seguir os modelos anteriores terá pouca influência no eleitor. Quem vê esse tipo de programa já está com voto definido. O indeciso e de menor escolaridade só vai se definir no último momento mesmo, em cima do pleito. Assim, as campanhas têm de hoje até o debate para criarem um fato novo e saírem do empate técnico.

 

Muro

Uma observação final sobre a pesquisa do IPEC: o nome dela é em cima do muro. O Ipec não se comprometeu ao não cravar um candidato mais bem colocado do que outro .

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Vamos ver na reportagem?

O “novo jornalismo” é feito nas redes sociais. Os fatos primeiramente são reportados no Twitter, e só depois reproduzidos na mídia tradicional. Agora há pouco,

Cadê o clima de Copa?

Aproveitando o gancho da coluna de hoje, 16, do colega Anselmo Prada, sobre a falta de clima de Copa em geral, levantei algumas possibilidades do

As mulheres brilham

Foram muitos meses desgastantes, de trabalho intenso e pressão diária sobre jornalistas e em especial sobre elas, as mulheres que ocuparam espaços na mídia. Mas,

Tempos estranhos

Um jornalista que conheço há muitos anos, cuja característica principal é a moderação, disse que sai muito pouco de casa desde o final da eleição.

O dia seguinte

Ao final de uma campanha eleitoral extremamente cansativa, raivosa, com programas no rádio e TV agressivos e posts mentirosos nas redes sociais o mínimo que

Welcome to the jungle

Não foi proposital ficar 15 dias fora do país, mas poderia ter sido e seria uma boa meta. Voltar foi mais impactante do que ter

Na NSC, um debate para esquecer

A NSC TV encerrou melancolicamente o último evento da campanha no segundo turno no debate de ontem à noite, 27. O programa foi engessado em

Porque Moisés perdeu

Carlos Moisés, Republicamos, foi um dos poucos governadores que não foi reeleito ontem, 2, depois de uma gestão austera do Estado, enfrentamento dos passivos e

SOS Rio Grande

Uma imensa onda de solidariedade se juntou aos gaúchos nos últimos dias com as chuvas e as cheias de vários rios – e com certeza

Meu celular, por favor

Acorda com o alarme do celular. Abre o X, ou Tik Tok, Instagram. Verifica o WhatsApp a procura das últimas mensagens. Se sobrar tempo, consulta

A chinelada de Gabeira na apresentadora

Os apresentadores da manhã na Globo News voltaram a agitar as redes sociais, depois que Daniela Lima foi retrucada por Fernando Gabeira na semana passada.

SBT cai na real de audiência

As mudanças na programação do SBT, promovidas em março pela filha de Sílvio Santos, Daniela Beyruti, derrubaram a audiência do canal em São Paulo, maior

CBN recupera liderança de audiência

Pesquisa Kantar Ibope divulgada hoje, 10, mostra que a CBN recuperou a audiência em jornalismo/esportes que havia perdido para a Jovem Pan. Nos números obtidos

A mídia de joelhos

Os tabloides britânicos, entre eles The Sun e Daily Mail, e dezenas de artistas e influenciadores mundo afora ficaram de joelhos, envergonhados depois do anúncio

A estreia do Tá na Hora do SBT

O SBT enfim estreou ontem, 18, os programas de final de tarde chamados “Tá na hora”, o nacional, com Marcão do Povo e Cristina Rocha,

O que indicam os números do Ibope

As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana