Portal Making Of

Todo mundo ama Meryl Streep

Meryl Streep e seus três Oscars (Foto: Reprodução)

Meryl  Streep fez 74 anos ontem ( 22/06), dos quais quarenta e sete dedicados à carreira como atriz. Além de peças de teatro, ela fez mais de sessenta filmes e séries. Meryl é hoje uma das maiores intérpretes vivas do Cinema.

Não sou uma fã totalmente incondicional de Meryl. Algumas caracterizações de personagens reais que ela já fez, por exemplo, não me agradam tanto. Mas, quando ela acerta [ quase sempre], uau, que atriz, senhoras e senhores! Meryl é super versátil e transita do mais profundo drama, como “ A escolha de Sofia”, até a comédia rasgada “A festa de formatura”, inspirada num musical da Broadway. Ah, sim, além de tudo, ela sabe cantar e dançar. O fato de não ser uma atriz “exageradamente” bonita colabora para essa versatilidade. Ela pode interpretar uma femme fatale ou uma mulher comum com a mesma naturalidade. Aliás, ela parece não ter medo de encarar qualquer desafio.

O talento e sua sábia escolha de papéis transformaram a aniversariante de ontem (22/junho), na atriz com maior número de indicações ao Oscar da história: vinte e uma nomeações. Ganhou três estatuetas: Melhor Atriz Coadjuvante por “Kramer vs. Kramer” (1979) e como Melhor Atriz por “A Escolha de Sofia (1982)” e “A Dama de Ferro” (2011). Só perde em premiações para Katherine Hepburn, o que é um parâmetro digno. Ela recebeu também nove Globos de Ouro e dois Emmy Awards.

Meus filmes favoritos com MS : Júlia ( 1977), A escolha de Sofia (1982 ), A mulher do tenente francês ( 1981 ), Silkwood (1983), Amor à primeira vista (1984), Entre dois amores ( 1975), A difícil arte de amor (1986), Ironweed (1987) , As pontes de Madison (1985), As horas (2002),  A dúvida (2008). Meryl também tem feito séries, como Big Little Lies (HBO Max).Agora, ela estará na terceira temporada de Only Murders in the Building, série estrelada por Selena Gomez, Martin Short e Steve Martin, disponível na Star+

Pra encerrar, um filme recente e pouco conhecido com Meryl, traz outras duas atrizes veteranas fantásticas num tour de force de talento: Candice Bergen e Diane Wiest. Trata-se de “Let them all talk”, com Meryl interpretando uma escritora famosa em crise. Ela embarca em um cruzeiro com amigos para tentar se restabelecer. Está disponível na HBO/HBO Max. (Veja o trailer)

 

 

Curiosidades sobre Meryl

 

  • Seu nome verdadeiro é Mary Louise Streep, uma homenagem tripla à avó, mãe e melhor amiga da mãe. Meryl, apelido pelo qual ela sempre foi chamada, foi criação de seu pai.

 

  • Sua desenvoltura como cantora vem das aulas de ópera que fez quando era pré-adolescente, mesmo não gostando de música lírica. Ela conta que preferia Bob Dylan, Barbra Streisand e os Beatles.

 

  • Meryl tem um caso raro de longo casamento em Hollywood.  Ela é casada com o escultor Don Gummer há 45 anos, com quem teve quatro filhos: o músico Henry Wolfe e as atrizes Memie Gummer (Cake: Uma Razão Para Viver), Grace Gummer (Mr. Robot) e Louisa Jacobson (The Giled Age). A família, na foto.

 

 

  • Gummer conseguiu fazer Meryl se recuperar de ter perdido seu primeiro grande amor aos 30 anos. Ela e o ator John Cazale viviam uma grande paixão, mas quando os dois filmavam “O Franco Atirador”, em 1977, ele foi diagnosticado com um câncer fulminante. Meryl cuidou dele até o fim e ficou devastada com sua morte. Quatorze anos mais velho que  a namorada, Cazale havia feito “O poderoso chefão” e tinha uma promissora carreira pela frente.

 

  • Logo após os primeiros sucessos, Meryl recebeu uma carta da diva Bette Davis, dizendo sentir que ela seria sua sucessora no cinema. Nem dá para imaginar a emoção da jovem atriz ao ser elogiada por uma das maiores artistas de todos os tempos.

 

  • Meryl deixou a conhecida discrição de lado para “brigar” com Madonna pelo papel de Evita Perón no musical de Alan Parker. Ela teria brincado que “ cantava melhor” que a rival. A pop star levou a melhor e, em minha opinião, acabou tendo a melhor interpretação de sua carreira.

 

  • Pouco tempo depois, Meryl substituiu Madonna no premiado “Música do Coração” (1999). Ela agarrou o papel com dedicação e como precisava tocar violino no filme, decidiu ensaiar seis horas por dia durante oito semanas. Meryl foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel.

 

  • Alguns atores conseguem ser ídolos de seus próprios pares, tornando-se referência para os colegas. Sean Connery foi um deles. Meryl Streep é outra. O ator Brian Cox, da aclamada série “Succession”, disse que  encontrou com Meryl  uma vez e disse, ‘eu nunca gostei de você’”.  “Aí ela respondeu, ‘como assim?’. Eu falei, ‘eu nunca gostei de você porque tenho inveja’. Como uma pessoa pode ser tão boa assim?”, contou ele. O ator disse ainda que seu sonho é um dia trabalhar com Meryl Streep, para ele, a maior atriz de sua geração.

 

************************************************************

 

Procurando algo diferente para ver ? Aqui tem

 

Festival Volta ao Mundo Geórgia – Belas Artes a la Carte

 

 

Sim, a Geórgia,  o pequeno país localizado no sul do Cáucaso, antiga república da União Soviética, faz cinema! A plataforma do Cine Belas Artes disponibiliza oito filmes da Geórgia até o dia 29 de junho. Entre eles, está “Moira”, de Levan Tutberidze,  o longa selecionado para o Festival Internacional de San Sebastián e escolhido oficial da Geórgia para representar o país no Oscar 2016 de Melhor Filme Estrangeiro.

Trata-se de um filme com lindas paisagens sobre Mamuka, um cara honesto que acaba de sair da prisão e tenta impedir que sua família desmorone.

Uma ótima chance de conhecer produções que fogem da mesmice do streaming.

 

 

 

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: