Junho 07, 2019

ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA...

ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA...
Kamp Term Pijut/Divulgação

Em julho do ano passado a coluna apresentou uma opção de hospedagem diferente para os fãs do vinho. Era uma vinícola portuguesa que montou quartos temáticos utilizando barricas de vinho na região do Douro. Os leitores gostaram e sugeriram outras dicas parecidas, mundo afora. Como as férias de julho estão chegando a coluna resolveu reunir algumas dessas dicas:

ESLOVÊNIA – Na região de Ptuj, uma rede de hotéis criou um condomínio de barris em um espaço de acampamento. São oito barricas instaladas em linha, cada uma com condições de acomodar – e bem – até duas pessoas. Na área externa é possível tomar sol ou até fazer churrasco (foto). Um nono barril foi adaptado para funcionar como sauna. O camping fica em uma região que tem inúmeras vinícolas familiares que oferecem degustações de vinho, passeios, refeições caseiras e vinhos a preço de custo.

HOLANDA - O Hotel De Vrouwe organizou 12 barricas lado a lado. Uma das acomodações tem até sauna e banheira de hidromassagem. O hotel fica na cidade de Stavoren e tem outra vantagem (para quem gosta de cerveja): fica a uma hora e meia da fábrica da Heineken em Amsterdam.

ALEMANHA – Os alemães não ficaram para trás. Em Rüdesheim am Rhein, a 60 kms ao oeste de Frankfurt, um hotel às margens do Rio Reno transformou antigos barris em uma estalagem rústica. Cada apartamento leva o nome de uma região vinícola alemã.


Lindenwirth/Divulgação

Três horas ao sul, em Sasbachwalden, o turista pode conhecer o Schlafen im Weinfass. Uma hospedagem instalada em meio a parrerais, que também transformou antigas barricas de vinho em dormitórios muito charmosos.

FRANÇA - Na região de Saint-Emilion há uma espécie de quitinete feita a partir de um barril no Château Bonhoste. Além da hospedagem há degustações e passeios pelas vinícolas. A diária custa em torno de 130 Euros e inclui café da manhã e uma garrafa de um clássico vinho Bordeaux.


Chateau Bonhoste/Divulgação

REPÚBLICA TCHECA – Na província da Morávia (240 km de Praga) há uma pousada-adega super charmosa, instalada dentro de um vinhedo. O hotel tem um nome impronunciável - Vinařství pod Hradem – e quartos que contam com todo conforto possível: cama, chuveiro, aquecedor... A região produz 96% dos vinhos daquele país, especialmente brancos e rosés.

CHILE - No Vale do Colchagua há uma opção parecida. Quartos temáticos, montados a partir de barris de vinho, ficam em frente a uma enorme piscina e um spa. É possível aproveitar o dia em ofurôs ao ar livre, ao lado de parrerais de uva. E, claro, tomando vinho da propriedade.


Cava Colchagua/ Divulgação

BRASIL – Em Canela, na Serra Gaúcha, 14 barricas que antes armazenavam 100 mil litros de vinho acabaram transformadas em apartamentos com 90 m² e três andares. No espaço há cozinha, sala, banheiro, quarto e um mirante. As suítes-pipa estão acomodadas como uma espécie de vila (foto) em meio a araucárias com vista para o Vale do Caracol.


Hoteis Pampa/Divulgação

_______________________

 

AMBIENTE FAMILIAR


Adriana Vaccari/Divulgação

Como deu para perceber, a ideia de ter uma enorme pipa de vinho como acomodação parece estar virando moda, e não apenas entre os empresários do ramo turístico. Algumas criativas famílias gaúchas trataram de desmontar antigas pipas, tratar a madeira e reconstruir as gigantescas estruturas com o objetivo de torná-las um ambiente familiar. Em Nova Araçá, na região Noroeste do Rio Grande do Sul a família Munaretto utilizou duas enormes barricas como base para o novo imóvel que estava sendo construído.

Em São Valentim, no Vale do Taquari, outra ousadia do gênero (foto). As pipas antes utilizadas por uma vinícola de Bento Gonçalves foram adaptadas e deram origem a uma imponente casa com três andares. O local, como era de se imaginar, virou um atrativo turístico local.

_______________________

 

POR AQUI


Airbnb/divulgação

A coluna não descobriu nenhuma casa semelhante em Santa Catarina. Mas há sim imóveis que remetem ao fantástico mundo do vinho. O mais bacana de todos talvez seja o apartamento temático instalado em Florianópolis. O imóvel ofertado por um aplicativo de hospedagens tem dois quartos, capacidade para seis pessoas e uma decoração temática (foto). No centro da sala uma adega comunitária. O hóspede pode consumir os vinhos em exposição e repor o estoque mais tarde.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Redação Making Of

Comentários