Novembro 23, 2018

MOVIDO A VAPOR

MOVIDO A VAPOR
CloudBuzz/Divulgação

A coluna costuma apresentar lançamentos da indústria de bebidas, premiações, ações de marketing bem diferentonas e equipamentos curiosos desse segmento. Mas poucas ideias soam tão estranhas (e inovadoras) quanto esta: uma startup da Letônia está lançando hoje (23) uma campanha de financiamento coletivo para substituir de vez copos e garrafas de bebidas alcoólicas por balões. E o líquido por vapor.

O Cloud Buzz, como é chamado, é inspirado em experiências realizadas há três anos em Londres. Na época dois tecnólogos de alimentos convidaram os clientes a aspirar o vapor de bebida alcoólica que haviam concentrado em um ambiente. Estava criado o “primeiro bar de coquetel respirável do mundo”.

A versão letônica proporciona uma experiência parecida na hora de consumir as bebidas espirituosas (coquetéis e drinks) com a vantagem de permitir transportar o vapor alcoólico para ambientes externos através de uma espécie de mochila de gás (como deu pra conferir no vídeo acima). “Você simplesmente inala o vapor (...) que o torna uma experiência aromática e agradável para apreciar o sabor real da bebida” explica David Cima, um dos empreendedores por trás da ideia. Ele antecipa que uma das possibilidades do novo formato é vaporizar determinado drink coquetel em um ambiente inteiro, como uma festa ou danceteria (o que pode ser uma excelente ferramenta de marketing para grandes companhias como Diageo e Pernod Ricard). A campanha de financiamento coletivo começa hoje no site IndieGoGo.  

____________________

 

NUM PASSE DE MÁGICA



Smith Sinclair/Divulgação

Quarta-feira a coluna falou do equipamento que pode colocar em xeque a profissão de barman. Pois tem mais novidade para deixar esses profissionais de cabelo em pé. A empresa de alimentos Smith & Sinclair criou uma espécie de pastilha que pode ser dissolvida em espumante, refrigerantes ou água gaseificada. A promessa é um coquetel “digno de um bar” em apenas alguns segundos. A linha Fizz tem três sabores: Maracujá, Ruibarbo e Spritz. As pastilhas (que até na embalagem lembram aquelas pastilhas efervescentes de vitamina C) estão sendo vendidas pela internet ao custo aproximado de R$ 70 (3 unidades com 10 pastilhas cada).

____________________

 

PARA AQUECER OS FÃS



Diageo/Divulgação

Um novo lançamento para os fãs da saga Game Of Thrones. A HBO em parceria com a destilaria escocesa Dardhu (controlada pela Diageo) está disponibilizando oito novos whiskys – um para cada temporada da série e para cada casa nobre de Westeros (pra quem ainda não é fã, sugiro ler esse texto pra compreender a história das casas).

Os rótulos são caprichados e lembram as bandeiras de cada família – com exceção da Patrulha da Noite (que controla e protege a Muralha). Por motivos óbvios essa garrafa é totalmente negra (foto). A venda está sendo feita pela internet e cada garrafa custa entre R$ 120 e R$ 420 (isso no Reino Unido, e sem considerar impostos).

GoT é uma das mais séries mais bem sucedidas da televisão. E tem gerado bons negócios para a HBO fora da tela, com o licenciamento de produtos como bebidas e outros itens. No começo de outubro a coluna já havia mostrado um lote especial de Johnnie Walker também em “homenagem” à série

____________________

 

PESO EM VINHO

Atenção atletas enófilos (ou vice-versa). A cidade de São Roque (SP) realiza no começo de dezembro a 2ª. Corrida Roteiro do Vinho com percursos de 5 e 10 kms.  O diferente da prova é que os vencedores levam pra casa metade do seu peso em vinho. A corrida é em meio aos parrerais e a expectativa dos organizadores é reunir mais de quinhentos atletas. Em agosto a gente mostrou outras provas deste tipo que ocorrem em Bento Gonçalves e na região de Bordeaux, na França.

____________________

 

CERVEJA

Quem pensa em produzir ou gerir negócios relacionados com cerveja, um lembrete: a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) de Blumenau está encerrando as inscrições para os cursos concentrados de verão. Informações no site.

Tags:
Jefferson Douglas da Silva cervejas vinhos gastronomia portal makingof Jefferson
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson atuou por mais de 25 anos em jornais e emissoras de televisão de Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis. Foi repórter, editor, apresentador e gestor de equipes de TV, entre elas a chefia de redação da RBS TV. Atualmente reside em Balneário Camboriú e trabalha com consultoria na área de comunicação. Como jornalista – e descendente de italianos – pode conhecer em detalhes a rotina de cantinas e alambiques que produzem vinho colonial e cachaça no Oeste do estado. Fez cursos de coquetelaria (Senac) e produção artesanal de cerveja (Escola Superior de Cerveja e Malte). Apaixonado por vinhos, estuda o assunto desde 2001 e está em busca da certificação de sommelier pela Fisar (Itália).

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!