Portal Making Of

a combinação que a sua empresa precisa em 2022

[ad_1]

Design Experience e dados: a combinação que a sua empresa precisa em 2022

Foto: Reprodução/Pixabay

Por Marina Almeida Carvalho*

Para entender seu consumidor, você precisa combinar o design experience e dados, para resolver os anseios e os desejos desse público.

Hoje em dia, quando o assunto é design, compreendemos que existem várias vertentes de como ele apoia qualquer negócio na resolução de problemas, seja através do design thinking, service design, user experience e design de informação. Poderia citar várias outras denominações, mas o que todos eles têm em comum, é o foco em resolver os problemas dos consumidores.

A Qualtrics, empresa americana de gestão de experiência, produziu o estudo “2022 Global Customer Trends”, no qual revela que os consumidores têm 3,5 mais chances de comprar de um negócio, após uma boa experiência e 5,1 vezes mais chances de recomendá-lo. Já é sabido que avaliações positivas e ranking são os mais novos: boca a boca, ou seja, o quem indica, continua muito em alta, só que na versão digital.

Quando paramos para refletir sobre a informação supracitada, compreendemos que projetar uma boa experiência do usuário estará só fazendo o que o consumidor espera, ou seja, o mínimo que uma marca faça. Por isso que para se diferenciar, é preciso pensar além e unir todas as vertentes do design, criando uma experiência memorável para o público, o que chamo de “design experience”.

Aprofundando um pouco mais sobre o assunto: quando a empresa precisa resolver algum problema, seja interno ou externo, trazer todos os stakeholders para co-criarem a solução, ser empática, prototipar e testar, o design é o que a fará economizar dinheiro para construir um produto, sistema ou prestar um serviço que realmente dará maiores chances do negócio escalar. Além de reduzir o custo, será possível descobrir o que realmente é essencial para o público.

Todo esse processo é importante para colocar o consumidor no centro do negócio. Além disso, os dados colhidos durante as sessões de design experience e após o lançamento do produto são o que irá direcionar a marca a continuar resolvendo os problemas do seu público. É importante lembrar que as pessoas mudam, logo, quanto mais dados, um big data e analytics eficiente, maior o entendimento do comportamento do consumidor no dia a dia. Com isso, o design dessas informações gera dashboards intuitivos para a tomada de decisão.

Design experience e dados é o que a uma companhia precisa para entender os hábitos e comportamentos do consumidor. Acompanhar essas mudanças conforme o tempo passa é o que manterá uma empresa no topo e o consumidor engajado com a marca.

 

 *Marina Almeida Carvalho é Gerente de Design e Marketing na ART IT, empresa especializada em soluções e serviços de TI.

 

[ad_2]

Source link

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

OLODUM SUL

Imagine o som dos tambores lá no Pelourinho, em Salvador, e aquele arrepio que só o Olodum pode causar. Imagine o som dos tambores anunciando a abertura da Escola Olodum Sul, a primeira fora da Bahia.

Tudo pela vida

Nos últimos tempos a questão do cuidado paliativo ganhou espaço no Brasil, e daqui para frente a tendência é que se torne ainda mais presente nas preocupações da sociedade.

EXUPÉRY NA ILHA

A Ilha de Santa Catarina tem mais um bom motivo para continuar guardando as lembranças de uma das histórias que atravessam gerações, a presença do escritor Saint-Exupéry por aqui há mais de cem anos, mais precisamente na Praia do Campeche.

Na defesa da boa estética

Uma jornada na estética avançada e incansável em chamar a atenção para os cuidados com os tratamentos.

Vai pra Piri

Sabe aquele lugar que te convidam para viajar e que você pouco ou quase nada ouviu falar? Mas basta uma pesquisa rápida e surge de imediato o interesse de conhecer?

LADO B DA PESCARIA

Procurar um lugar não visitado para uma pescaria esportiva, contando com a sorte e bom humor. Assim tem sido boa parte da vida do casal Carlos Henrique Iotti e Anna Tscherdantzew.

25 ANOS DO FAM

Está chegando mais um Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM).

BELEZA LIMPA

Uma mulher radiante por natureza, com delicadeza nas atitudes e forte nos propósitos.