Portal Making Of

Bons lançamentos em streaming e Scorsese rumo ao Oscar

DiCaprio, De Niro e Lily Gladstone em "Assassinos da Lua das Flores" (Foto: Divulgação)

Os últimos dias foram de boas estréias nas principais plataformas. Chegou “Tár”, o filme que devia ter dado o Oscar à Cate Blanchet, se no caminho dela não estivesse Michelle Yeoh pronta  para fazer história como a primeira atriz oriental a levar a estatueta como protagonista. Tem também os primeiros episódios da segunda temporada de “A idade dourada”, a prima-irmã americana, digamos assim, da britânica“ Downtow Abbey”.

Na Netflix, destacam-se a minissérie “ Toda luz que não podemos ver”, um drama passado durante a II Guerra, e o filme com história de superação, “ Nyad”, trazendo Jodie Foster e Annette Bening no elenco, além do possível concorrente brasileiro ao Oscar, “Retratos Fantasmas” , de Kleber Machado.

Nos cinemas, o destaque é “ Assassinos da Lua das Flores”, o trabalho mais recente do grande Martin Scorsese, considerado presença certa entre os concorrentes do Oscar 2024. Chegou também “Mussum, o filmis”, ganhador de seis Kikitos no Festival de Cinema de Gramado (Veja o trailer)

________________________________________________________________________

 

Nas salas de cinema

Assassinos da Lua das Flores – direção: Martin Scorsese – 2023

Considerado um de seus melhores trabalhos dos últimos anos, Scorsese certamente estará na lista dos candidatos aos principais prêmios com esse filme baseado em história real. A trama se passa em 1920, na região norte-americana de Oklahoma onde misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FB, agência que tinha acabado de ser criada na época.

O diretor escalou seu alter ego, Leonardo DiCaprio, e também um de seus atores símbolos, Robert De Niro, para os principais papéis. Essa é a sexta vez que Scorsese dirige DiCaprio. O elenco conta também com Brendan Fraser, vencedor do último Oscar de Melhor Ator por “A baleia”, mas que teve sua atuação criticada em “ Assassinos da lua das flores”.

 

Mussum, o filmis – direção: Silvio Guindani – 2023

Nessa onda de cinebiografias brasileiras, a história do músico e comediante Antonio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum de “Os Trapalhões”, tem sido avaliada como uma das melhores. Ailton Graça, o intérprete de Mussum, vem colhendo vários prêmios como o Kikito no último Festival de Cinema de Gramado.

________________________________________________________________________

Filmes nas plataformas

 

Tár – direção: Todd Field – 2023 – Telecine

Sinopse oficial: Tendo alcançado uma carreira invejável com a qual poucos poderiam sonhar, a renomada maestrina/compositora Lydia Tár, a primeira diretora musical feminina da Filarmônica de Berlim, está no topo do mundo. Como regente, Lydia não apenas orquestra, mas também manipula. Como uma pioneira, a virtuosa apaixonada lidera o caminho na indústria da música clássica dominada por homens. Além disso, Lydia se prepara para o lançamento de suas memórias enquanto concilia trabalho e família. Ela também está disposta a enfrentar um de seus desafios mais significativos: uma gravação ao vivo da Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler. No entanto, forças que nem mesmo ela pode controlar lentamente destroem a elaborada fachada de Lydia, revelando segredos sujos e a natureza corrosiva do poder. E se a vida derrubar Lydia de seu pedestal?

O filme é incômodo, pois ao mesmo tempo em que admiramos Lydia, ela nos dá o lado humano execrável do ego, vaidade e egoísmo. A única pessoa a quem  Lydia dedica certa ternura é a filhinha, mas é como se fosse um cuidado dedicado à ela própria quando menina. Cate Blanchet é boa sempre, mas em Tár ela entrega uma interpretação magistral.

 

Relatos Fantasmas – direção:Kleber Mendonça F° – 2023 – Netflix

Nem todo mundo curte a narrativa documental, mas todo cinéfilo vai se reconhecer nos relatos do diretor Kleber Mendonça. Ele conta sobre sua ligação desde cedo com a sétima arte, costurando com a história das salas tradicionais de rua  de Recife que foram dando lugar aos cinemas de shopping.  Revisitei meu próprio passado, as grandes salas, os matinés com sessões duplas, tudo uma delícia. Agora, é torcer para “Relatos Fantasmas” entre os concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

 

Nyad – direção : Jimmy Chin, Elizabeth Chai Vasarhelyi – 2023 – Netflix

Para quem gosta de histórias de superação,  o caso da nadadora americana Diana Nyad é um prato cheio. O filme narra um momento importante da carreira da atleta que aos 60 anos, desafiou as probabilidades de se tornar a primeira pessoa a completar uma viagem de 161 km em 53 horas, de Cuba à Flórida em pleno alto mar. Auxiliada por Bonnie Stoll sua melhor amiga e uma equipe de 35 apoiadores dedicados, Nyad  pretende nadar através de águas-vivas venenosas e águas infestadas de tubarões para completar sua missão, ultrapassando todos os limites e mostrando sua capacidade para os que duvidaram dela. Nyad é vivida por Annete Benning, papel  que pode colocá-la no Oscar, tendo ao lado a oscarizada Jodie Foster como sua técnica.

________________________________________________________________________

Séries

A idade dourada – 2ª temporada – 2023 – HBO/ HBO Max

A nova temporada já começa como seu público fiel gosta: muita pompa, festa e figurino majestoso na Nova York do final do século 19. Os conflitos permanecem os mesmos: aristocratas empobrecidos desprezando os novos ricos, romances proibidos, luta pela ascensão social. O bom é que, assim como sua inspiradora  britânica,“Downton Abbey”, tudo se resolve rapidamente na série. O elenco é ótimo.

 

Toda luz que não podemos ver – 4 episódios – 2023 – Netflix

Essa adaptação do romance homônimo de Anthony Doerr, agraciado com o prêmio Pulitzer, mistura o contexto histórico de guerra com sequências dramáticas emocionantes. A minissérie conta história de Marie-Laure , uma menina cega que é forçada a escapar de sua casa, na França, por causa da invasão alemã ao país na Segunda Guerra Mundial. Ela e seu pai, Daniel , fogem para a casa de um tio levam consigo um diamante inigualável, o qual faz com que um oficial nazista os persiga. Como forma de resistência, pai e filha fazem transmissões de rádio clandestinas. Dessa forma, Marie-Laure acaba conhecendo Werner um adolescente que precisou se alistar no exército alemão, sua missão é, justamente, ir atrás de fugitivos do regime de Hitler. No entanto, os dois jovens que se veem em lados opostos da guerra acabam estabelecendo um laço que se cruza ao longo dos anos. Mark Ruffalo é o nome principal do elenco.

 

Corpos – 8 episódios – 2023 – Netflix

Essa minissérie é uma adaptação da graphic novel homônima de Si Spencer, transformada em história policial de ficção científica no estilo “Dark”. É bem interessante, mas exige muita atenção para acompanhar a trama que se passa em épocas diferentes. O eixo de tudo é o surgimento de um corpo nu no meio da rua, com um tiro no olho, em épocas passadas, presente e futura. A história é complicada, mas prende a

 ________________________________________________________________

Drops

  • Alô, amantes da Ferrari

O veterano Michael Mann ( Fogo contra fogo, Colateral) voltou à direção depois de oito anos. O fracasso de “Hacker”( 2015) fez Mann dar um tempo, mas seu novo projeto tem tudo para fazer sucesso. “Ferrari” foca na história do criador de um dos carros mais famosos do mundo. O intérprete de Enzo Ferrari é Adam Driver, que aos poucos vem se tornando um dos principais nomes de Hollywood. Data de previsão de estreia no Brasil: fevereiro de 2024.

Obs.: Nesse ínterim, Michael Mann dirigiu a ótima série “ Tokyo Vice” (Star+) da qual espero a segunda temporada ansiosamente.

 

  • Agora vai!

Parece que finalmente vai sair a aguardada série baseada na trilogia sueca “ Millenium: Os homens que não amavam as mulheres”. Desde o romance, passando pela filmagem original, em 2005,  e depois o remake com Daniel Craig, em 2011, “Millenium” foi virando cult. Agora, a pretendida adaptação seriada ganhou uma showrunner ( pessoa responsável pelo andamento de uma série), Veena Sud, conhecida por “The Killing”.

________________________________________________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: